Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Pré-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

eu usava uma de socket 990fx da gigabyte.. e nela foram os 3 processadores q eu citei.. athlon II x4, phenom II x4 e por fim o fx8320.. so atualizava a bios

 

e os sockets fm1/2 eram de outro segmento... 

 

pelo menos as apu's agora serao unificadas no mesmo socket, am4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira você e mais uma meia dúzia, fora o pessoal do chipset 760G que tem problemas ainda hoje. E o FM1 que durou uma geração? Ah, esse não conta, não é?

 

Cara, é tudo a mesma coisa. Obviamente que os fanboys ficam inventando alguma coisa para criticar / porque tem que criticar. São duas companhias de padrões diferentes. A AMD costuma fazer produtos custo benefício e provavelmente vai sacrificar em algumas coisas para manter o soquete. A Intel prefere trocar de soquete e mudar o que ela quer mudar. Mas se você for analisar, elas fazem a mesma coisa.

 

E eu não reclamo de nenhuma das duas, porque se a AMD matou o chipset FM1 no partidor é porque teve algum motivo, concorda? Da mesma forma que a Intel troca os chipsets dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Eu tinha me esquecido dos soquetes FM1 e FM2...

Mas eu ainda acho a plataforma Coffee-Lake meio decepcionante por precisar de novo soquete e ainda estar limitada a 6 núcleos, a não ser que o aumento de IPC e clocks seja excelente para compensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 04/08/2017 às 14:07, Atretador disse:

@Pietro Luigi Todos os Skylake-Xs são Xeons cortados, arquitetura bem diferente dos Skylakes de desktop, e todos os Kabylake's são Skylakes refinados(silicone melhor para clocks mais altos)

 

A arquitetura não é a mesma não (Skylake)?

 

O que muda são outras coisas..

 

Entre Kaby e Sky deve mudar alguma coisa fina interna, alguma instrução e mudanças bem pequenas, mas tem uma meia dúzia de mudanças que vão além de uma mera revisão. ;)

 

Sobre essa mudança de soquete, vou perguntar a mesma coisa que perguntei em outro lugar..

Tirando nós, que somos "ratos de computador", o que isso influencia na vida das pessoas, das empresas, dos grandes compradores de sistemas?

O mercado desktop dá tanta grana assim pra justificar tanta preocupação e gasto com projeto e validação dos sistemas pra eles serem compatíveis entre si?

 

Empresa de capital aberto gente, lucro de acionista e deixar o deus mercado feliz é o que conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Evandro disse:

Entre Kaby e Sky deve mudar alguma coisa fina interna, alguma instrução e mudanças bem pequenas, mas tem uma meia dúzia de mudanças que vão além de uma mera revisão.

 

Se não me engano: AVX512, Turbo Boost 3.0, e outra instrução de mídia, além do sistema de cache otimizado e clocks maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Análise dos últimos slides:

 

https://www.theinquirer.net/inquirer/news/3015231/intel-will-begin-production-of-8th-gen-coffee-lake-cpus-this-month

 

Parece que vai vir com mais pistas PCI (16+24), tecnologia de cache, etc., provavelmente a razão de mudar de soquete. Mas também já li que o tuíte da ASRock foi retirado e que isso pode indicar o inverso. Pelos slides, deve sair em setembro (provavelmente com o anúncio na Gamescom, uma semana antes).

 

Citação

 

The new motherboards based on Intel's Z370 Express chipset will support up to 24 PCIe 3.0 lanes in addition to 16 PCIe lanes dedicated to PCIe graphics cards. This will enable more bandwidth-heavy devices and features to be supported. Intel has, in the past, limited the number of PCIe lanes supported by mainstream motherboard chipsets in order to encourage trading up.

The extra capacity, though, means that motherboards will be able to support multiple M.2 and U.2 storage devices, as well as more USB 3.1 connections. The Coffee Lake-S platform will also support higher-quality on-board audio, Thunderbolt 3 and, not surprisingly, Intel's own Optane SSD cache technology.

The new features, particularly the extra support for higher bandwidth storage and data transfer, hints at a key reason why Coffee Lake CPUs won't be backwards compatible with existing Intel Z270 chipsets and motherboards.

 

 

Mas a linha X está com os mesmos preços de sempre. Quero ver o preço que eles vão cobrar do i7-8700K. porque ainda que o i7-7800X tenha um clock mais baixo, ele é quad channel e a plataforma tem muito mais recursos e possibilidades de upgrade. Eles podiam manter o preço do i7-7700K.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que aqueles specs estavam corretos:

 

http://wccftech.com/intel-coffee-lake-8th-gen-official-announcement-21-august-launch/

 

i7-8700K com memória de 2666Mhz (até 4400Mhz em OC) e preço de U$ 349,00. Ou seja, igual ao i7-7700K.

 

i3-8350K com 4/8 desbloqueado para over com clock base de 4Ghz e preço de U$ 200 para baixo (os benefícios da concorrência). *edit - a matéria diz que o i3-8350K tem HT, mas um dos slides (esse de baixo) diz que não.

 

Se for isso mesmo, estão prevendo o i7-8700K com desempenho superior ao i7-7700K em jogos (com dois núcleos a mais). Vai ficar arretado. Aí a AMD lança o Ryzen II em 2018 e a Intel dá a tréplica com o Ice Lake... O mercado de games agradece...

 

 

CFL_01.jpg

 

CFL_02.jpg

 

CFL_03.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Custodio disse:

Contiusa parabens pelo empenho em manter a comunidade informada, sempre quando vejo uma notificação nesse post já venho correndo.

 

Esse TDP de 95 do I8700K que me assusta, considerando que o 7700K tem 91 e ja é o forno.

 

Haha, eu estou ligado porque devo fazer upgrade em breve se a Intel não vacilar - agora ou no Ice Lake.

 

A questão das temperaturas vai depender se eles vierem com o controlador de tensão dentro ou fora do chip. Se vierem dentro, o core voltage em stock vai ser mais baixo. Se vier na placa-mãe, aí é um Deus nos acuda, pois os BIOS são muito malucos e o core voltage costuma bater em 1.35 ou 1.4V em load. Mas basta ajustar manualmente. De qualquer forma não é um processador regular. É um hexacore com turbo de 4.3Ghz em todos os núcleos. Pelo tamanho do tampo, que é menor do que os Ryzen e os 2011, vai precisar de um bom cooler ou water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vazamento de uma apresentação do Coffee Lake na China. Tem alguns erros na nomenclatura do artigo (i7-8600K ao invés de i5-8600K e similares).

 

http://wccftech.com/intel-coffee-lake-8th-gen-core-i7-8700k-performance-specs-leak/

 

Turbo de 4.5Ghz em single thread para o i7-8700K (igual ao i7-7700K) e ganho de 11% (single thread) e 51% (multithread). Como eles devem ter escolhido o teste, não deve mudar muita coisa. Deve ser um i7-7700K com dois núcleos a mais. Só vendo nos testes, porque já é a terceira geração nos 14nm. Difícil tirar alguma coisa do IPC sem subir o clock.

 

coffeelake02.jpg

 

Fonte VideoCardz.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Contiusa disse:

Turbo de 4.5Ghz em single thread para o i7-8700K (igual ao i7-7700K) e ganho de 11% (single thread) e 51% (multithread). Como eles devem ter escolhido o teste, não deve mudar muita coisa. Deve ser um i7-7700K com dois núcleos a mais. Só vendo nos testes, porque já é a terceira geração nos 14nm. Difícil tirar alguma coisa do IPC sem subir o clock.

 

coffeelake02.jpg

 

Minha principal curiosidade com os Cafélakes é a temperatura, os restante é meio q secundário.

Há algum notícia/rumor quanto ao TIM? Se houve pelo menos uma mudança na fórmula ou algo? Sei la, talvez de Hellmann's pra Heinz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

 

Minha principal curiosidade com os Cafélakes é a temperatura, os restante é meio q secundário.

Há algum notícia/rumor quanto ao TIM? Se houve pelo menos uma mudança na fórmula ou algo? Sei la, talvez de Hellmann's pra Heinz?

 

Deve continuar com a pasta TIM. Eles escolhem a pasta por causa da durabilidade. Acho que é a Dow Corning TC-1996.

 

Pastas como MasterGel Nano (Cooler Master) e NT-H1 (Noctua) não servem para serem usadas no die, por exemplo, porque o choque térmico (variações de temperatura) é muito alto no die. Não é a mesma coisa que colocar a pasta em cima do processador. Outro dia eu li um artigo de um cara que fez testes e ele deu o aval para a IC Diamond, GC-Extreme e a Thermal Grizzly (ou as metálicas). Mas não sei quanto a durabilidade. Quem faz delid costuma trocar a pasta com frequência.

 

Tem uma teoria por aí de que eles passaram para a pasta TIM porque a redução do die com IHS soldado reduziria a capacidade de overclock (não me pergunte por quê). Se isso for verdade, um exemplo seria o Ryzen, que coincidentemente ou não também é arquitetura 14nm, IHS soldado e que só os chips premiados chegam aos 4Ghz.

 

Eu pessoalmente acho que eles estão no limite dessas arquiteturas. Até eles criarem uma outra forma, ou você aposta no paralelismo da AMD e perde no torque, ou no clock da Intel e lida com as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Contiusa disse:

 

coffeelake02.jpg


O ganho neste caso é com clocks em stock? Caso sim, o IPC atual dos Core já é um absurdo de bom, então estou feliz com um desempenho a mais na saída de fábrica.
Considerando os números de núcleos e threads, se percebe um aumento de desempenho linear por núcleo físico.
Uparam bonito agora esta geração, se realmente for assim. :thumbsup:
Será que um i5-8400 ganha de um i7-7700? i3 virou o novo i5? E o Pentium G, vai voltar a ter um modelo campeão de preço baixo? Tudo isto e muito mais nos futuros tópicos aqui no fórum do CdH! :D

@Contiusa
Aproveitando, como está o seu i7-3770K? Ainda consegue lidar tranquilo com os jogos novos? Na maioria dos casos, quem tem este Ivy diz que ainda não sente necessidade de trocar.
Também estou interessado no Coffee para saber se migro para ele quando se for confirmado a performance ou se troco o i5-4690 por um i7 de 4ª geração para economizar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte ah, mas não se garante nesses números, porque os reviews costumam desmentir. Mas pode ser que o aumento de cache dê uma diferença. De qualquer forma, se vier um pouco melhor em single thread já é lucro.

 

Não sei dizer sobre o meu i7-3770K porque eu só jogo simulador (DCS e IL-2), mas não tenho problemas nos dois. Para mim, importa mais o clock. Mas os jogos mais modernos são feitos em função do DX12 agora, Windows 10, instruções novas, etc. Os simuladores ainda estão tentando migrar para o DX11 :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa
Entendo esta questão de reviews, afinal nem foram oficialmente lançados e já mostram estas possíveis comparações. IPC melhor nunca é demais, mas fico na esperança que os núcleos físicos a mais seja sinônimo de mais desempenho sólido, assim como a questão de longo prazo de uso para os desktops, já que a tendência da programação está no multithread. 

Ainda não confio no Windows 10, mas é a evolução né? (ou obrigação?)

De qualquer forma, logo logo estará aí o Café para termos certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O slide da Intel de 11% de ganho sobre o i7-7700K em single thread pode indicar que eles mantiveram a arquitetura ring bus do LGA115X, ao invés do mesh (Skylake-X), que dizem ser mais barata de produzir e melhor para vários núcleos, mas pior para poucos núcleos e desempenho single thread.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Gynous disse:

Confere que o Coffe Lake será LGA 1151 ? Espero que sim... aí não fico limitado em upgades futuros...

Não sabemos ainda. O que se espera é que seja 1151 sim....

 

.... MAS, mesmo sendo no mesmo soquete, não será compatível com placas mãe atuais. Sim, é isso mesmo que você ouviu: o soquete é igual, mas as mobos não vão aceitar, por qualquer razão que seja.

 

 

Claro, isso é apenas rumor. Pode ser verdade, ou não, ou mesmo nem ser 1151 para começo de conversa. Mas de qualquer forma, é essa a informação que a Asrock deu via tweet (que foi removido em questão de minutos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os últimos rumores é de que as fabricantes de placas-mãe vão estender o suporte para a série 200 e até 100. Só vendo. Mas seria bom eles embarcarem o controlador de tensão, então seria melhor trocar de soquete.

 

Citação


The chip will be compatible with the LGA 1151 socket and rumors are that board makers will extend support of Coffee Lake onto 200-series and even 100-series platforms. 

 

 

http://wccftech.com/intel-coffee-lake-8th-gen-core-i7-8700k-performance-specs-leak/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Onde será que eu já vi isso antes?

Ah é, no soquete 775. :P

 

----

 

http://www.guru3d.com/news_story/canadian_etailer_publishes_intel_8th_gen_desktop_cpu_prices.html

 

Preços dos Coffee Lake "vazam" de loja Canadense.
Até 5% mais caros que os preços de lançamento dos sétima geração.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do que estou vendo, Coffee Lake não vai ser compatível com placas-mãe 100 e 200. Hoje foram anunciados os mobile. A série desktop vai ser anunciada amanhã. Pelos slides e a previsão (outono), deve ser vendido no final de setembro. O preço parece que não vai mudar. Uma loja canadense já está com os preços. O i7-8700 pelo mesmo preço do i7-7700, e o i7-8700K U$20 mais caro do que o i7-7700K, provavelmente um ágio.

 

i7-8700K parece que vai vir com turbo de 4.7Ghz mesmo.

 

Estão dizendo que o soquete não parece ter nenhuma mudança aparente, e até que se prove o contrário, foi "escolha" da Intel não ter compatibilidade com a série 100 e 200. 

 

Mas está meio confuso. Ninguém esperava que eles fossem lançar a série mobile primeiro. Nem sei se vão lançar o desktop amanhã. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...