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Kiko Pantano

Master system - ressuscitando

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Seguinte, eu estava dando uma limpada nas minhas tralhas e descobri que tinha duas relíquia guardadas, nem me lembrava mais que tinha eles. É um Sega Master System 1 (Tec Toy) e um Sega Mega Drive 1 (modelo japonês), ambos completos. Fiquei feliz de revê-los e fui tentar ligar pra matar a saudade, mas infelizmente nenhum dos dois deu sinal de vida! O SMS, +20 anos parado, só acendeu o led verde mas nada de áudio ou vídeo e o Mega Drive, +15 anos parado, completamente morto! Resumindo, peguei o SMS primeiro pra consertar e fui em busca de informação na rede. Achei bastante coisa relacionada e fui pra guerra, abri o console, limpei com álcool isopropílico, e passei limpa contatos, mas nada do bixo ligar, só led verde. Comprei uma fonte nova e nada dele dar sinal. Muito bem, peguei meu multímetro e comecei a fazer os testes nos componentes soldados na placa, transistores, diodos, capacitores e regulador de tensão. O regulador 7805 está okay, entra 10V e sai 5V. Fui testando o restante e vi que o transistor T50 que é um BD 135-10 está saindo 0,00V e o diodo DZ1 que é um Diodo Zener de 13V está saindo só 0,06V. Então, corria numa loja de eletrônica e comprei o BD 135 e o Zener de 13V. Não fiz a troca ainda desses componentes pois fiquei na dúvida de que o Zener que o cara me vendeu é realmente um Zener. Ele é diferente do original que está na placa. Eu falei pro vendedor que era diferente mas ele garantiu que era, mas sei lá. Então gostaria que alguém, por favor, confirmasse pra mim se esse diodo abaixo é realmente um Zener:

FullSizeRender 2.jpg

FullSizeRender 3.jpg

 

 

Esse abaixo é o original que está na placa:

FullSizeRender.jpg

Editado por Kiko Pantano
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olhando pelo datasheet do componente se trata sim de um diodo zener BZX79C13....

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Boa Phenom! Obrigado pela atenção! Ele é compatível com o que está na placa? O lado negativo dele está na borda preta, correto?

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Não sei se é compatível com o componente da placa. Olha o código do componente da placa e joga no google...

 

E sim o lado negativo dele está na faixa preta (k catodo) 

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Certo, vou retirar ele da placa pra poder ver toda a descrição. 

Depois posto aqui. Valeu!

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Se o diodo da placa for realmente um zener de 13V, esse que o vendedor te vendeu é a mesma coisa, a listra preta do zener amarelo  fica para o mesmo lado da listra preta do zener transparente...

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Obrigado pela ajuda, Bcpetronzio!

Sim, é um zener de 13V. Sei disso pois durante as minhas pesquisas assisti um vídeo no YouTube no canal Retro Games - SC onde a pessoa está fazendo o fix de um SMS e ele fala que trocou o DZ1 duas vezes, a primeira vez por um de 6V mas não funcionou, depois ele trocou por um de 13V e funcionou! Espero que eu consiga fazer funcionar também, estou bem no início ainda...

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Valeu Bc!

Acabei de trocar o DZ1 e o BD135 mas nada dele funcionar! O zener continua saindo 0,06V e o DB135 agora sai 0,17V. A soldagem não ficou lá grande coisa, segue abaixo:

FullSizeRender 2.jpg

FullSizeRender.jpg

 

Abaixo uma visão geral da placa:

 

FullSizeRender 3.jpg

Editado por Kiko Pantano
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Atualizando...

Seguinte, consegui identificar o zener original, é o 1n4896 12,8V. Gostaria de saber se, tem algum problema usar o de 13V? Outra coisa, testei novamente o zener o DB135 (T50) e percebi que está oscilando a tensão, às vezes sobe um pouco.

Em breve vou postar todos os componentes e as respectivas tensões que está dando no multímetro. Se alguém tiver alguma luz, eu agradeço!

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Desculpe a ignorância, sou iniciante no assunto. Eu posso testar os componentes direto na placa sendo alimentada na energia? 

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5 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Tensões, sim. Resistência e/ou capacitância não, pode queimar o multímetro.

Não sei se estou fazendo certo então! Estou usando escala continua pra medir os componentes, com a placa energizada, por enquanto o multímetro está okay! Por favor, me corrija se eu estiver fazendo errado!

 

2 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Siga a linha do catodo desse zener, deve ter algum resistor queimado (aberto) também.

Segui a linha do catodo do zener e tem um resistor (R51) que não tá entregando tensão e logo depois, nessa mesma linha, tem um capacitor de 25v (C54) que também não está entregando tensão!

FullSizeRender.jpg

Editado por Kiko Pantano

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Para medir continuidade de trilhas e componentes, você tem que desligar e descarregar todos os capacitores da fonte!

Nunca meça continuidade com o circuito energizado! Se você já não queimou o multímetro estará com sorte!....

 

Ok! Então antes desses componentes R51 e C54, ainda tem componente aberto! Talvez um fusível...

Você esta na linha correta, a tensão da fonte tem que chegar a esse capacitor de filtro, passar pelo resistor polarizador do diodo, para esse manter a base do transistor regulada na tensão do zener...

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1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

Para medir continuidade de trilhas e componentes, você tem que desligar e descarregar todos os capacitores da fonte!

Nunca meça continuidade com o circuito energizado! Se você já não queimou o multímetro estará com sorte!....

Entendi! Por sorte, ainda não queimei o multímetro, é um daqueles bem xingú, mas mede certinho.

 

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

Ok! Então antes desses componentes R51 e C54, ainda tem componente aberto! Talvez um fusível...

Você esta na linha correta, a tensão da fonte tem que chegar a esse capacitor de filtro, passar pelo resistor polarizador do diodo, para esse manter a base do transistor regulada na tensão do zener...

Pelo que to vendo aqui, não tem mais nenhum componente antes, já vai direto pro botão liga/desliga. Como faço pra saber quando um componente está aberto? Meu multímetro não tem "apito"!

Estou testando todos os resistores na escala ohms e por enquanto está okay. Estou usando esse site como fonte para as cores e valores de cada resistor:

http://www.novaeletronica.com.br/ferramentas_online/cores-de-resistor-online.php

 

A luta continua...

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Seguindo...

Bom, talvez eu tenha achado o problema! Estudei um pouco e estou aprendendo a usar o multímetro. Coloquei na escala de diodo e vi que o D1 (diodo - imagem abaixo) está dando valores nos dois lados, isso que dizer que ele não está funcionando como deveria, ele está aberto, correto?

 

Obs*- o DZ1 e o BD135 estão funcionando, troquei à toa.

 

image1.JPG

Editado por Kiko Pantano

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Se vai direto para o botão, verifique a tensão no botão, antes e depois de passar por ele. Quem sabe não é ele com mau contato interno.

Outra sugestão é curto-circuitar os terminais do botão e ver se aparece a tensão correta.

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3 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Se vai direto para o botão, verifique a tensão no botão, antes e depois de passar por ele. Quem sabe não é ele com mau contato interno.

Outra sugestão é curto-circuitar os terminais do botão e ver se aparece a tensão correta.

Valeu pela dica, Ricardo.

Acabei de testar o botão e está okay. Estou medindo todos os resistores pra certificar se tem algum ruim.

Ainda não tirei o D1 (diodo) pra ver o código dele, vou ver se consigo amanhã, o tempo tá curto, tô mexendo nele durante a noite e nos finais de semana.

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Não sei se é reflexo da tinta mas achei o resistor, ao lado desse diodo que você menciona estar com fuga, muito escuro, parece que ele sofreu um grande aquecimento!....

Ele pode estar aberto ou alterado também, verifique ele.... (R3)

 

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6 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Não sei se é reflexo da tinta mas achei o resistor, ao lado desse diodo que você menciona estar com fuga, muito escuro, parece que ele sofreu um grande aquecimento!....

Ele pode estar aberto ou alterado também, verifique ele.... (R3)

 

Creio que seja reflexo da tinta. É um marrom-preto-amarelo-dourado e está dando 97.4kohms

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OK! Esta bem próximo do valor das cores, (100KΩ), verifique também as trilhas e soldas dele... 

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Tens razão, Bcpetronzio!! As soldas do R3 estão bem judiadas, oxidadas, veja na imagem abaixo. Mas elas ainda conduzem e o resistor está okay. O meu receio é que essa oxidação que pega um pedaço da trilha tenha danificado a mesma. Veja que as soldas do regulador de tensão está bem oxidada também, mas ainda conduz! Vou refazer as soldas oxidadas.

SMSBoardDetailR3.png

 

Enfim, consegui medir todos os resistores da placa, dois estão com problema, quatro deles eu fiquei na dúvida e o restante está okay, veja na imagem abaixo:

SMSBoardResistores.png

 

Visão geral do verso da placa:

SMSFullBoard.png

 

 

OBS*- Tive que reduzir o tamanho das imagens pois o forum não aceita arquivos muito grande. Se alguém com dificuldade em visualizar, me avisa e eu faço upload em algum outro server.

Editado por Kiko Pantano

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2 minutos atrás, AMDark disse:

Adorava esse console, tomara que de certo de ressuscita-lo 

To na luta! Vou conseguir!!! Valeu!

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