Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilação de temperatura no real temp, hwmonitor, hwinfo64


Posts recomendados

Oscilação de temperatura no Real Temp, HWMonitor, HWiNFO64

Doze testes com o cooler Raijintek Themis Evo

 

---------------------------------------------------------

 

Então, pessoal, mais uma rodada de testes. Desta vez eu fiz uma série de doze (12) testes seguidos, no mesmo dia, para analisar as variações de temperatura com o mesmo cooler, na mesma montagem, com a mesma pasta, para determinar a precisão das medidas de temperatura, mais especificamente sobre as temperaturas máximas, máximas médias e médias em tempo real dos programas HWMonitor, Real Temp e HWiNFO64 - aplicativos que eu tenho usado para testar os coolers.

 

Temperatura máxima - a máxima anotada pelo WHMonitor e o Real Temp.
Temperatura média máxima - a média das temperaturas máximas do HWMonitor e Real Temp (4 valores somados de cada app divididos por 4).
Temperatura máxima média geral - a média tirada de todos os valores do HWMonitor e Real Temp (8 valores somados dos dois apps e divididos por 8).
Temperatura média em tempo real - média em tempo real anotada pelo HWinfo64.

 

Foi usado a mesma metodologia do teste dos coolers. 13 minutos no CPU: OCCT, gabinete deitado, aberto, com sonda intake e o mesmo cooler (Raijintek Themis Evo) com controle de PWM. Processador i7-3770K, overclock de 4.4GHz e Vcore de 1.236v. Para quem quiser usar o teste, eu usei o setup abaixo

 

OCCT2_zpspo4b7n1f.jpg

 

 

Um exemplo de planilha com os resultados:

 

planilha_zpsc719zvqi.jpg

 

 

Aqui a montagem, com a pasta Cooler Master Extreme Fusion X1, gota média, o melhor método que eu encontrei depois de centenas de aplicações. E o cooler Raijintek Themis Evo com a sonda intake do termômetro Minipa MT-240 com calibragem profissional.

 

aplicacao_zpspd4iivvz.jpg

 

---------------------------------------------------------

 

Resultados - a coluna vertical indica a temperatura, e a coluna horizontal o número do teste (de 1 a 12). No final do post, uma pasta zipada com os prints dos testes, lembrando que não tem a temperatura indicada pelo termômetro, pois é só um print do monitor.

 

testes_oscilacao_temperatura.jpg

 

---------------------------------------------------------

ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

Temperatura máxima - oscilação de até 2,9ºC. Pela experiência que eu tive ao testar os coolers, 3ºC pode ser a diferença entre dois patamares diferentes de coolers. Com essa variação, que poderia inverter a ordem do resultado, os valores dos testes se tornam irrelevantes.

 

Temperatura máxima média - oscilação de até 1,8ºC. Também é uma diferença muito grande, especialmente se estiverem sendo testados coolers na mesma faixa de preço ou comparativos. Mesmo testando coolers de categorias diferentes, 2ºC é o mesmo que turbinar um cooler ordinário. Também considero uma temperatura irrelevante. Em testes de pastas térmicas, 2ºC é um abismo.

 

Máxima média geral - oscilação de até 1,1ºC. Tirar a média de dois aplicativos, a soma de oito valores, neste caso HWMonitor e Real Temp, melhora bastante o problema de oscilação, mas 1ºC ainda é bastante coisa se considerarmos que a média em tempo real tem uma oscilação de menos de meio grau.

 

Temperatura média em tempo real - oscilação de até 0,4ºC, o que surpreende para doze testes seguidos. Ou seja, para um cooler ganhar um grau em cima do outro, ele realmente precisa ter desempenho para tal, sem embuste. Para um cooler abrir 3ºC na média em tempo real (a maior oscilação da máxima) ele precisa estar em outro patamar, geralmente custando próximo do dobro do preço do cooler que está servindo de comparação. Pela experiência com os testes, se a temperatura ambiente estiver estável, a variação não passa de 0,2ºC na média em tempo real. As medições com o valor 39,8ºC foram a primeira, quando o micro devia estar frio, e a oitava e a nona, quando eu tinha dado uma parada e a temperatura intake caiu um grau (eu abri a janela), o que indica que a média em tempo real tem uma boa estabilidade mesmo com variações de condições, pois foi uma queda de mais ou menos 0,2ºC em relação aos outros testes.

 

---------------------------------------------------------

 

Então é isso, continuo fã do HWinfo64 e a opção de tirar a média em tempo real. O Real Temp parece ser um app mais "nervoso" do que o HWMonitor, com picos maiores de temperatura, então eu vou ficar de olho nele nos próximos testes e tentar entender como eles fazem os algorítimos, até porque, se o pico é real, quem está comendo mosca é o HWMonitor. E desconfiem de testes com processadores nos quais são mostrados valores inteiros e não números fracionados, pois isso quer dizer que está sendo mostrado o valor mais alto dos quatro núcleos, e não a média, e esse método é o mais impreciso de todos.

 

Abaixo os prints dos testes:

testes oscilação de temperatura.zip

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...