Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DanielGTR

Aquecimento

Recommended Posts

Eai pessoal.

Venho pedir ajuda para resolver esse problema que me segue já faz muito tempo.

Meu PC está aquecendo muito rápido quando estou jogando, e as vezes até reinicia.

Ja vim aqui no fórum procurando ajuda, ja me disseram várias coisas, ja troquei varias peças e mesmo assim nada resolveu.

Ultimamente, até quando estou com o ventilador próximo ao gabinete, ele ta reiniciando.

A temperatura ambiente por aqui costuma ser de 33º - 35º.

Temperatura que faz o jogo travar/fechar.

7tygB1Q.jpg

Configuração do PC:

Placa-mãe - Gigabyte GA-970A-DS3P 
Processador - FX 8120 125w
Fonte - Corsair CX 600w
Placa de Vídeo - R9 380 Asus
Memória Ram - 1x 8GB DDR3 1333 MHz
HD - 1 TB 
Water Cooler para o Processador - Corsair Hydro H55
Gabinete - Warrior GA124

Fan's: Lateral e Frontal puxando ar, Traseira (WC) e Superior expulsando o ar quente.

Todas elas são 12v de 120mm

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DanielGTR CPU com 90% de uso e temperatura de 47ºC está ótimo. Os TMPINs também estão com boas temperaturas. Ou seja, está desligando por outros motivos.

Mas você não pode usar o HWMonitor para ver temperaturas em um processador da AMD. Elas são todas bugadas. O único aplicativo para ver as temperaturas de um AMD é feito pela própria AMD, chamado de AMD Overdrive. Instale ele e veja quanto tem de margem térmica em load. Se não bater no limite, tudo bem.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Toda vez que eu tento verificar com o AMD Overdriver, o pc reinicia antes.

Eu fico jogando um tempo pra ver até que temperatura vai, mas ele reinicia antes de poder tirar SS.

Compartilhar este post

Link para o post

@DanielGTR ué, abre o AMD Overdrive enquanto joga. Você não disse que "fica jogando um tempo"? Coloque o jogo com resolução menor, para ficar um espaço na tela, e abra o AMD Overdrive. Você vai ver a temperatura antes de desligar.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Sim, mas eu queria ver a temperatura máxima, que faz o jogo fechar.

Se eu olhar enquanto o jogo roda, não vai ser o limite que o PC ta chegando ao ponto de reiniciar.

E não sei se é só aqui, mas o AMD Overdriver ta demorando uns 5 minutos pra abrir... Muito estranho!

Ja tentei reinstalar, baixar de outro lugar, até do próprio site da AMD, e continua demorando pra abrir.

Compartilhar este post

Link para o post

Vcore não ta alto não? 1.4. Aqui eu uso 1.28 igualmente para 4.0. Mesmo CPU 8120

Compartilhar este post

Link para o post

@DanielGTR cara, não está desligando por causa de temperatura, não. Ainda faltam 13ºC para chegar ao limite. Mesmo que chegasse, é provável que o processador fizesse um throttling, não desligar.

A causa é outra, não temperatura.

Mas está alta, pois o processador não está sendo muito exigido e está perto dos 10ºC de margem. Depois você pode fazer um teste de estresse, tipo OCCT para ver se chega no limite. Aí o ideal seria trocar o cooler box, pois eles são muito fracos.

O VID eu não conheço muito, mas não é o Vcore, então eu não me preocuparia.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa O Cooler dele é um WC H55 Contiusa. Achei estranho pois certamente não é a temperatura a causa do desligamento. Ja cheguei a jogar jogos como CSGO  na faixa dos 75° e meu pc nao desligava nem tinha queda de fps. Alguma outra coisa esta causando o desligamento. Na minha opiniao não é temperatura

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O WC quase não esquenta, encostando nele, da pra sentir uma "leve quentura", mas o dissipador da Placa-mãe, aquela parte escrita Gigabyte, da pra fazer um churrasco só de encostar, não consigo ficar mais que 1 segundo encostado nela.

Por isso achei que fosse temperatura, e só acontece de reiniciar quando estou jogando, em outras atividades como videos Full HD e etc não acontece nada.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Então sei que não é relacionado ao desligamento, mais acho o vcore dele um pouco alto como mostra a imagem do HWMonitor 1.4 para 3.4 de frequencia que esta quando ele joga é muito não? O Ideal seria ele testar OCCT ou Prime95 para ver o limite como você disse!

Compartilhar este post

Link para o post

@y4g0 eu não saco muito de AMD, mas o Vcore é bem mais alto. Acho que 1.55v é o limite para overclock, valor que fritaria qualquer CPU da Intel. Como a AMD não dá suporte para esses apps, a gente fica sem saber. O VID do AMD Overdrive não é o Vcore, então seria melhor ver no BIOS.

@DanielGTR se puder, entre no BIOS e carregue o "Load Optmized Defaults" para zerar o seu BIOS. E veja quanto está de Vcore e clock na seção PC Health.

Outra coisa importante, não está usando o gerenciador de energia do Windows em "Desempenho", né? Se estiver, volte para "Equilibrado", pois a Microsoft devia simplesmente tirar essa opção do Windows. Longa história.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Entrei na BIOS e dei Load.

Vcore em 1.3.

As opções de energia estão como "Equilibrado", e eu nunca mudei isso.

Aproveitando a deixa, eu não uso nenhum programa de "desempenho" em qualquer coisa. :thumbsup:

Ah, uma vez eu tentei abaixar o Vcore para 1.2 e a temperatura até diminuiu, mas parecia que o desempenho nos jogos tinha sido jogado no lixo. '-'

Editado por DanielGTR

Compartilhar este post

Link para o post

@DanielGTR ele fica a 3.1GHz no BIOS? Como o Turbo Core é de 4Ghz, talvez chegue a 1.4v mesmo. Não acharia estranho. O ideal seria baixar o Vcore, porque o que influencia no desempenho é o clock. Isso se você baixar o Vcore e fazer testes de estresse. Porque não adianta baixar o Vcore à galega, sem testes, pois se ele ficar muito baixo a CPU fica estrangulada. 

Mas 1.4v não está muito alto para AMD.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, DanielGTR disse:

@Contiusa Eu dei uma olhada, e ta rodando com 3.1 GHz mesmo.

É, cara, eu estou vendo e parece que o vcore stock é alto mesmo. Você pode diminuir, mas, se diminuir, tem que fazer os testes de estresse para garantir que a tensão é suficiente para o processador rodar. Senão ele fica meia boca. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa @DanielGTR Eu uso mesmo CPU, sabendo que cada processador pode ser melhor ou pior depende da fornada. Mais estou usando 1.296 de Vcore e 4.0Ghz. Pode tentar ae e ver se vai. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@DanielGTR acho que você pode deixar assim. Você não está fazendo over, então o Vcore não é tão importante. Mas você teria que fazer um teste de estresse, preferencialmente com o OCCT, para ver se o H55 está legal. Porque se ficar muito quente, você tem que começar a conferir a montagem do H55 para ver se está tudo legal.

Pode usar o setup que eu uso abaixo:

OCCT2.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@DanielGTR Está escrito ali "Duration: 13 min"

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tinha reparado.

O meu estava configurado pra 1 hora e eu ja sai clicando...

Mas enfim, tirei uma SS com 15 min, pra ver como está.

yN2dDOM.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@DanielGTR mas precisa tirar com o AMD Overdrive aberto, porque as temperaturas vão (teoricamente) sair erradas no OCCT. Podia tirar um print quando bater em 12;50. Assim a gente vê a temperatura com a CPU a 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais