Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas Mordzin

RESOLVIDO Raid 0 de ssd + ahci de hdd no mesmo sistema. é possivel?

Recommended Posts

Bem pessoal. Para simplificar:

Tenho 2 SSD Intel 120 GB iguais.
Tenho 1 HDD Seagate 1 TB.

Gostaria de fazer RAID 0 nos SSDs e usar o HDD como um drive AHCI normal no mesmo sistema. Isso é possível?
O motivo: no RAID gostaria de ter meu S.O. e programas. No HDD normal, meus arquivos do dia a dia.

Minha placa-mãe é a Asus Z-170 E

Usei a busca aqui do fórum e não encontrei este tópico. Caso já exista, por favor, me enviem o link que eu apago este daqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível, apenas precisar usar os drivers corretos para que o TRIM e NCQ fiquem habilitados, caso contrário a performance de gravação e vida útil dos SSDs pode ser reduzida. (Link)

Mas usar RAID e outros dispositivos separados definitivamente é possível.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@dwatashi Compreendo. Mas estou tendo algumas dificuldades.
Acessei a BIOS e fiz o RAID 0 dos dois SSDs Intel, ele está aplicado. Contudo, neste modo me deparo com dois problemas:

1- Meu pendrive Bootavel (com ISO Windows 10 para instalação), não é reconhecido como disco de boot;
2- Os HDD normal, também não é reconhecido como disco de boot (no momento, há windows instalado nele).

Ou seja, não consigo instalar o S.O. no SSDs em RAID nem fazer boot pelo HDD.

Quando troco a configuração dos controladores SATA de RAID para AHCI, o pendrive torna-se bootavel e o HDD é reconhecido como bootavel também.

Desculpem a ignorância. Meu inglês não é dos melhores e acabo tendo dificuldade para compreender os tutoriais em inglês.
Nunca fiz RAID ou algo parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

@dwatashi Agora eu deixei apenas os dois SSDs em RAID 0 conectados à placa-mãe, ou seja controlador SATA está em RAID, contudo, ainda assim, meu pendrive com a ISO não é identificado como bootavel. Estou fazendo algo errado? Quando o controlador está em AHCI ele reconhece o pendrive. Achei bizarro. Pensei que uma coisa não interferisse na outra.

adicionado 5 minutos depois

@Manjaro então. O RAID em sí eu consegui configurar. O que não consegui fazer é o sistema reconhecer o o HDD normal, com o RAID ativado.

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Mordzin não deveria, geralmente o que pode ocorrer é conseguir efetuar o boot e não reconhecer o disco RAID, tem que carregar os drivers. Veja se não tem nenhuma atualização de BIOS, talvez seja algum problema nela.

Compartilhar este post

Link para o post

@dwatashi Atualizar a BIOS resolveu parte do problema! Agora consigo fazer o boot pelo pendrive, bem como ele reconhece todos os HDs e SSDs.
Bem, o problema agora é o seguinte:

(exitem 3 imagens neste link) http://imgur.com/a/rOop4

Isso está acontecendo mesmo depois de eu carregar os Drivers Intel RST durante a instalação.

Nesta imagem vocês veem:
Unidade 0 = RAID dos dois SSDs Intel
Unidade 1 = HDD Normal
Unidade 2 = SSD SanDisk
Unidade 3 = Aquela unidade que o Windows cria na instalação do S.O.

O que posso estar fazendo de errado? A mensagem de erro da instalação do Windows diz que minha placa-mãe pode não suportar discos RAID 0, mas não acho que seja isso, afinal no site da Asus, a placa Asus Z170 E diz suportar todos os tipos de RAID.

adicionado 26 minutos depois

Gente. Só passando aqui para agradecer ao suporte e dizer que com a ajuda de vocês consegui resolver o problema. A solução, após atualizar a BIOS foi:

1- Remover os outros discos;

2- Desmontar e montar novamente a unidade RAID;

3- Proseguir com a instalação do S.O. normalmente.

Para deixar claro ao leitor que tem uma dúvida parecida: quando você seta seu sistema de AHCI para RAID, seus discos AHCI continuam sendo reconhecidos e funcionam normalmente. No meu caso, o problema estava BIOS, que estava desatualizada e quando em RAID não reconhecia os AHCI.

Muito obrigado gente! Até a próxima o/

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Mordzin em "Aventuras no RAID SSD" Hehehe.

Bom que funcionou, uma BIOS impedindo o uso do RAID... depois posta como ficou a performance, se vale a pena usar o RAID ou não. Faça o teste em deep queue, para ver se o TRIM está funcionando.

Compartilhar este post

Link para o post

@dwatashi Agora surgiu mais uma dúvida, a qual após algumas pesquisas no Google, não consegui resolver.

No momento o RAID 0 está definido com Write Back, e estranhei o desempenho na escrita. Segue o benchmark:

http://imgur.com/XmcfUbq

Uma coisa que estranhei foi a impossibilidade de executar o Trim através do Intel SSD Toolbox. Notem que a opção de executar aparece opaca, não me deixa executar. Segue o print:

http://imgur.com/WM26ge8

Hoje pela manha fiz a atualização do firmware das unidades através do Intel SSD Firmware update, tudo ocorreu bem.
Em nenhum momento, antes ou depois da atualização do firmware o Intel SSD Optimizer pode ser executado.

Fazem alguma ideia do porque não estou conseguindo executar? Uso Windows 10 totalmente atualizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse, talvez precise de drivers ou aplicativos mais recentes para habilitar ou verificar o TRIM via programa.

Quando instalei meu SSD, usei este link de referência para o TRIM. Em meu caso vi que alguns drivers da controladora SATA3 habilitavam o TRIM outros não. Alguns deixavam o disco uns 3% mais rápido, mas com o TRIM desabilitado a performance de gravação e vida útil se reduzem, então foi bom para passar a usar o driver correto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois então @dwatashi como meu SSD é Intel, segui todos os passos descritos no site, inclusive para habilitar o TRIM, todos os Drivers estão atualizados Intel® Intel® RST, bem como o firmware dos SSDs.

Acho que vou contatar o suporte deles

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais