Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Fonte de 72vcc sem transformador

Recommended Posts

Visitante

Boa tarde pessoal,

Preciso projetar uma fonte sem transformador para alimentação de uma única bobina de 72VCC e 240 Ohms.

Realizei alguns testes com as informações que consegui no fórum e em alguns vídeos, obtendo o seguinte resultado:

CIRCUITO.jpg

Com o circuito sem carga consegui obter 75 Volts na saída como imaginei ao utilizar o diodo zener 1N4761A, porém ao incluir a carga não foi possível acionar a bobina do relé.

Poderiam me auxiliar e me ajudar com o que estou deixando passar? Muito obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual será o uso do equipamento:

Em tempo: o transformador tem a função de isolamento galvânico, portanto, segurança

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

Boa tarde @ilkyest 

O uso será para demonstração de um projeto:
    Em resumo essa parte do transformador será para alimentar a bobina de um contator de 72Vcc com 240 ohms de resistência na bobina. 

Não será algo permanentemente alimentado, apenas para demonstração.

A isolação galvânica é muito importante mesmo, mas não encontrei um transformador 110VCA para 72VCC no mercado, no caso acho que teria que mandar fabricar um com essas características. Como é um projeto sem fins lucrativos não queria investir tanto no financeiro, inclusive por alimenta-lo como disse anteriormente, apenas para demonstrações.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa bobina de seu contator drena 300 mA, (72 Volts / 240 Ohms = 0,3 A) é muita corrente para sua fonte.. Por isso não funciona

Eu, fosse você, colocaria, em série, um resistor de150 Ohms x 10 Watts mais uma ponte de diodos e seu problema estaria resolvido...

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-150r-10w-5-p-6479.html

Cuide, o resistor vai aquecer bastante, não vai dar de tocar a mão nele quando estiver acionado o contator..

Retifique a rede elétrica, com a ponte ou com 4 diodos se assim desejar e coloque o resistor em série com a bobina do relé..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

@faller Boa noite e muito obrigado pelo retorno!

Realizei a tentativa de elaboração do circuito como você mencionou porém só consegui resultados adicionando um capacitor eletrolítico para filtragem na saída da ponte de diodos.

O problema foi a potência em cima do resistor de 150 ohms, chegando à cerca de 24W e superando os 10W que você sugeriu no link. 

Segue o circuito abaixo, caso eu tenha errado na elaboração me corrija por favor:

tst.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, Pheldman disse:

@faller Boa noite e muito obrigado pelo retorno!

Realizei a tentativa de elaboração do circuito como você mencionou porém só consegui resultados adicionando um capacitor eletrolítico para filtragem na saída da ponte de diodos.

O problema foi a potência em cima do resistor de 150 ohms, chegando à cerca de 24W e superando os 10W que você sugeriu no link. 

Segue o circuito abaixo, caso eu tenha errado na elaboração me corrija por favor:

tst.jpg

A falta de dados foi o problema...

Note ai por cima que jamais citastes 127 Volts que sim, consultando a ANEEL, agora me informei da tensão dai de belo horizonte..

Sempre que citastes a alimentação foi de 110 Volts, tanto no esquemático do 1o post quanto em seu segundo post..

Quanto a potência dissipada, não tem jeito não...
    Tens uma contatora cuja bobina drena 300 mA. Dops 127 Volts queres suprimir 127-72 = 55 Volts com 300 mA cuja potência dá 55 x 0,3 = 16,5 Watts..

No momento que colocas o eletrolítico a tensão passa a não ser mais de 127 Volts e sim de 127 x 1,4142 = 180 Volts e a queda então será de ( 180 - 72 ) x 0,3 = 108 x 0,3 = 32 Watts mais ou menos..

Para uso em 127 Volts o resistor deve ser de 180 Ohms e não de 150 Ohms..

Já que estás usando o simulador ai mude o valor do capacitor de filtro

Na verdade o ideal seria exercitares com a própria contatora. Algumas delas operam com tensão e corrente bem mais baixas do que as nominais...  Isso permitiria usar resistor de maior valor e menor dissipação..

Podes, alternativamente, usares um transformador redutor de 220 para 110, alimentá-lo com 127 Volts, retificar e filtrar a tensão de mesmo. O resultado seria de aproximadamente 90 Vcc. ai a queda seria de 90 para 72, Uma queda de tensão de apenas 18 Volts. Um resistor de apenas 82 ohms já daria e a dissipação ficaria em 18V x 0,3A = 5 Watts aproximadamente

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

@faller Muito obrigado pela sugestão.

Estou providenciando o material, vou montar o circuito e posto o retorno com os resultados no máximo até semana que vem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais