Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perigo de queimar a placa-mãe ou algum outro componente do pc se...


Marco Tanis

Posts recomendados

Queria saber se tem perigo de queimar/danificar a placa-mãe ou outro componente do PC se usar a placa-mãe na horizontal (deitada) - apoiada diretamente em cima do plastico anti-estático, papelão sem tinta, espuma/esponja ou coisa do tipo - ao invés de instalar na bandeja para placa-mãe do gabinete, se com estes materiais ou com algum outro seria possível isolar eletricamente e tipo impedir de fechar circuito que causaria dano à placa-mãe ou aos outros componentes e, usar por tempo prolongado :D?

 

Pergunto pois desde que montei meu primeiro PC me dava aflição de ver a VGA pendurada na posição convencional, com o gabinete na vertical, parecia que ia "quebrar" e se esbodegar tudo (talvez por a VGA ter um cooler mais pesado que o de referência e ficar toda curvada), logo, acabei botando e usando o gabinete na horizontal. Recentemente, depois de uns 2 anos de uso na horizontal, pego a respectiva placa-mãe (que não liga mais mas ta por aqui ainda :wiggle:) e percebo que ela ficou um pouco envergada - pelo peso da VGA mais um cooler aftermarket porém mixuruca e levinho (fan de 80 ou 90mm não lembro) e, também, principalmente acredito eu, pelo pouco apoio da bandeja para placa-mãe (que foi feita pra usar na posição vertical) do gabinete, que é com pinos nos furos da placa-mãe deixando vago todo o resto da área da placa-mãe (normal). Assim, me surgiu uma outra possibilidade para continuar usando a placa-mãe na horizontal :(-*: e aumentar a área de sustentação, que é remover os pinos da bandeja para placa-mãe e depositar a placa-mãe diretamente sobre a bandeja, porém com algum material "isolante" entre as duas.

Se algum louco por aí já teve alguma experiência relacionada, essa é a hora de se revelar e nos contar :thumbsup:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Marco Tanis

 

Vale lembrar que  plásticos mesmo anti estáticos ou as espumas que tenham essa mesma características embora evitem sim curtos entre os componentes do computador, todas apresentam um ponto em comum:  retem o calor entre os componentes, o que fará com que o computador ou as peças do mesmo trabalhe em uma temperatura mais elevada e isso poderá lhe ocasionar vários problemas. 

 

No caso da placa de vídeo ou outro acessório ter ocasionado algum problema em outro componente do PC pelo fator peso, é importante lembrar que... 

 

Em um computador, todos os seus itens devem estar devidamente parafusados no gabinete...  É comum checar em alguns computadores e verificar que por exemplo faltam alguns parafusos de fixação entre a placa-mãe e o gabinete ou mesmo de outro componente com o gabinete como HD's e placas de vídeo, de rede dentre outras.

 

O ideal é que todos os itens do computador estejam devidamente fixados com seus respectivos parafusos ou mesmo com as presilhas adequadas (quando o gabinete não utiliza de parafusos para essa fixação).  Sendo dessa maneira não há risco para os componentes do computador de ocorrer o fato mencionado por sua preocupação.

 

Vale a pena lembrar também que é muito importante o usuário ter uma noção de espaço pois muitos tem muitos componentes a serem utilizados no computador como por exemplo duas placas de vídeo,  dois três ou até mais HD's sendo utilizados nesse gabinete. Em casos como esses é importante o usuário lembrar que "é praticamente impossível abraçar o mundo...".

 

Isso quer dizer que o usuário tem que também utilizar um gabinete de tamanho adequado para os componentes que serão utilizados por esse usuário para o montagem do seu computador.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke hmm... agora que você falou... lembrei que na respectiva placa-mãe envergada, eu não prendia bem a placa de vídeo parafusando em cima do slot de expansão do gabinete:hehehe:... não sabia que alí atras da placa-mãe gerava calor, acho que por enquanto ainda não vou testar usar a placa-mãe direto em cima de uma superfície que não permita circulação de ar atras da placa-mãe então, pois com dinheiro curto não da pra ficar fazendo experiência com o pc :P porque se der m o jeito vai ser ficar sem por um tempo. Vou montar a placa-mãe sobre os pinos da bandeja do gabinete mesmo, porém vou usar o gabinete na horizontal :D, já que já troquei aquela VGA antiga e pesada e to providenciando uma que é levinha e, vou controlando pra não deixar ficar pesando e envergar e - também, vou fixar certinho a VGA no gabinete :thumbsup: (+ -, porque vai ser num gabinete meio chasemod meio gabiarra, a fixação vai ser do jeito que der :)) - valeu pelo comentário, ajudou a perceber umas coisa que eu não tinha percebido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...