Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe amp op que converte corrente em tensão que não precise de fonte simétrica?


Ofioneu

Posts recomendados

  • Membro VIP

Acho que a pergunta seria melhor assim: existe circuito com ampop pra eu amplificar um sinal de baixíssima amplitude p.ex. um advindo dum shunt de corrente e que não precise de fonte negativa?

 

Sim existe. Circuitos do amperímetro de multímetro digital (com 7106) faz isso.

você não precisa necessariamente de fonte simétrica. Uma opção é usar vcc/2 como referência pras etapas amplificadoras e eventualmente para seu medidor ou conversor ad. Detalhe: vcc/2 deve ter baixa impedância algo como usar 1 estágio do ampop como seguidor de tensão. 

 

De fato já fiz isso há muitíssimos anos com lm324 mesmo. Parte amplificava, parte convertia para dc com a configuração retificador ideal. Era era(!) sem net. Consultei um livro. Deu certo. Circuito? Esquece esqueci(!). Mas pouca coisa me impede de procurar na memória. Acho que o google ou algum guru do forum vai te iluminar + rápido

Tente pesquisar por ampop rail to rail

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ofioneu ,

 

Existem muitos amp ops que trabalham em configuração de fonte simples. Alguns trabalham com tensão baixa, tipo 5 Volts. A maioria precisa de um pouco mais, tipo 9V já serve.

 

Um que é bem comum é o LM358.

 

Mas cuidado com as configurações de uso.... nem tudo pode ser feito do mesmo jeito que se faz usando fonte dual !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...