Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Algoritmo para cálculo de potência de ar-condicionado


Posts recomendados

Você deverá criar um pseudocódigo que será responsável por calcular a potência dos aparelhos de ar condicionado a serem instalados em uma residência.

- Inicialmente, o algoritmo criado deverá solicitar ao usuário a quantidade de cômodos da residência que deverá possuir ar condicionado instalado.

- Para cada um dos cômodos, o algoritmo deverá  calcular qual a potência, em Btus, é necessária para o cômodo em questão, seguindo o modelo abaixo apresentado.

Para realizar os cálculo de Btus, pode-se utilizar o modelo sugerido pelo site WebArCondicianado (http://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu), em que ele define que:

“o cálculo é feito da seguinte forma:

- Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTU

- Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira pessoa não é contabilizada)

- Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU

Ex.: Uma sala com 30m² para três pessoas com dois computadores

30m² x 600 BTU + 1200 BTU (duas pessoas, pois a primeira não conta) + 1200 BTU (dois computadores) = 20400 BTU

Observações

*Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTUs para cada medida.”

- O algoritmo deverá também calcular qual a potência do aparelho de ar condicionado a ser instalado, levando em consideração que as potências disponíveis no mercado são: 7000,  9000, 12000, 18000, 24000 e 27000. Caso a potência calculada não esteja na lista de potências disponíveis no mercado, deve-se optar para a potência logo acima. Por exemplo, se o cálculo der 10000 btus, deve-se indicar um aparelho de 12000 btus, pois não existe disponível no mercado aparelhos de 10000 btus.

Alguem consegue desenvolver pelo menos o inicio para eu dar andamento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @debora ribeiro,

 

Seria em VisuaAlg?

 

Tente sempre fazer algo... e postar o que você conseguiu fazer... então, abaixo fiz uma base... Vá ajustando ao seu padrão, inserindo ou removendo variáveis e dando continuidade à lógica.

 

Algoritmo "CalculoDePotenciaDeArcondicionado"
// Disciplina  : [Linguagem e Lógica de Programação]
// Professor   : xxxxxxxxxxxx
// Descrição   : Programa que calcula a potência recomendada para um ar-
               //condicionado a ser instalado em comodos de uma residência.
// Autor(a)    : Débora Ribeiro
// Data atual  : 21/09/2016
Var
  qtdComodos :inteiro //quantidade de comodos da casa
  potenciaAC :real    //potencia do Ar-Condicionado em BTUs
  tamComodo  :real    //tamanho do comodo em m^2
  qtdPessoas :inteiro //quantidade de pessoas no comodo
  qtdAE      :inteiro //quantidade de aparelhos eletrônicos no comodo




Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... 
escrevaL()
escrevaL("Calculadora de Ar-condiciona v.0.001")
escrevaL()
escrevaL()
escreva("Quantidade de comodos :")
leia(qtdComodos)
escreva("Tamanho do comodo (m2):")
leia(tamComodo)





escrevaL()
escreva("Obrigado por meu programa")
pausa
FimAlgoritmo

 

Como são vários cômodos, você precisará usar laço de repetição... para efetuar os cálculos para cada um deles. Inicialmente sugiro fazer apenas de um cômodo mesmo. Depois insere o laço e ajusta alguns detalhes inerentes.

 

 

PS:

- Abaixo um pouco sobre a linguagem, para dá uma revisada (se for o caso do VisuAlg)

http://www.eletrica.ufpr.br/~rogerio/visualg/Help/linguagem.htm

 

- Abaixo uma referência para os comandos:

http://www.eletrica.ufpr.br/~rogerio/visualg/Help/refer.htm

Sugiro dá uma lida neles... pelo menos nos comandos já conhecidos, e após lê o restante para pegar experiência (se for o caso do VisuAlg)

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, não é em visualg e sim em pseudocodigo.

Como eu sou estudante de engenharia eu tenho a disciplina de algoritmo. Eu estou em busca de ajuda para desenvolver essa atividade, porque não sei nem começar. Vou postar o exercicio completo, se puder me ajudar novamente...

Você deverá criar um pseudocódigo que será responsável por calcular a potência dos aparelhos de ar condicionado a serem instalados em uma residência.

- Inicialmente, o algoritmo criado deverá solicitar ao usuário a quantidade de cômodos da residência que deverá possuir ar condicionado instalado.

- Para cada um dos cômodos, o algoritmo deverá  calcular qual a potência, em Btus, é necessária para o cômodo em questão, seguindo o modelo abaixo apresentado.

Para realizar os cálculo de Btus, pode-se utilizar o modelo sugerido pelo site WebArCondicianado (http://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu), em que ele define que:

“o cálculo é feito da seguinte forma:

- Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTU

- Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira pessoa não é contabilizada)

- Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU

Ex.: Uma sala com 30m² para três pessoas com dois computadores

30m² x 600 BTU + 1200 BTU (duas pessoas, pois a primeira não conta) + 1200 BTU (dois computadores) = 20400 BTU

Observações

*Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTUs para cada medida.”

- O algoritmo deverá também calcular qual a potência do aparelho de ar condicionado a ser instalado, levando em consideração que as potências disponíveis no mercado são: 7000,  9000, 12000, 18000, 24000 e 27000. Caso a potência calculada não esteja na lista de potências disponíveis no mercado, deve-se optar para a potência logo acima. Por exemplo, se o cálculo der 10000 btus, deve-se indicar um aparelho de 12000 btus, pois não existe disponível no mercado aparelhos de 10000 btus.

Para validar se o seu pseudocódigo está gerando os valores corretos, deve-se utilizar as simulações abaixo:

A figura abaixo apresenta um exemplo de execução do pseudocódigo criado na nossa ferramenta de aprendizagem.

Nesta atividade deverá ser enviado em um único arquivo, preferencialmente no formato pdf, contendo as soluções da atividade proposta. 

Objetivo:

Desenvolver no aluno a percepção de qual a melhor escolha a ser feita, conforme o problema encontrado.

Essa atividade tem como objetivo trabalhar: COMPETÊNCIAS - Percepção de qual a estrutura de controle é mais indicada para cada uma das situações-problema encontradas; HABILIDADES - Desenvolver a capacidade de utilização das estruturas de controle.

Critérios de avaliação:

Será avaliado:

- Se o pseudocódigo é capaz de:

- Realizar o cálculo para qualquer quantidade de cômodos.

- Calcular a potência necessária para cada um dos cômodos.

- Sugerir a potência correta para cada um dos cômodos.

- Se foi realizado a correta utilização de sub-rotinas.

Exercicio aeds.docx

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei qual a linguagem usada no site... mas segue abaixo uma base:

 

algoritmo 
declare
    qtdComodos numerico //quantidade de comodos da casa
    potenciaAC numerico //potencia do Ar-Condicionado em BTUs
    tamComodo  numerico //tamanho do comodo em m^2
    qtdPessoas numerico //quantidade de pessoas no comodo
    qtdAE      numerico //quantidade de aparelhos eletrônicos no comodo
    
    contador   numerico //usado no laço de repetição

escreva ""
escreva "Calculadora de Ar-condiciona v.0.001"
escreva ""
escreva "Quantos cômodos terão ar-condicionado?"
leia qtdComodos
para contador de 1 ate qtdComodos passo 1
    escreva "Comodo ",contador,":"
    escreva "Qual o tamanho do cômodo?
    leia tamComodo
    escreva "Quantas pessoas?"
    leia qtdPessoas

    
    
proximo







escreva "Obrigado por meu programa"
fim_algoritmo.


Tente dar continuidade... precisa ver como faz o laço de repetição... aqui o "para" não está funcionando, mas acho que seria algo do tipo.

 

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...