Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com trafo de nobreak para amplificador


Visitante

Posts recomendados

Então eu tenho um trafo de no-break e quero fazer uma fonte para ligar o modulo sd250 ( 10v - 16v), pelas dimensões ele deve ter uns 300w de potencia, ele tem uns 5kg

 

fui na casa de um amigo que tinha um multimetro e medimos isso:

 

Sem retificação (com o negativo do multimetro no center tape a tensão ficava a metade):

17v ( rede no  preto - roxo

15v ( rede no preto - amarelo

14v ( rede no preto -laranja

 

Com retificação e filtro

 

Utilizando center tape com 2 diodos para retificar e capacitor de 680uf e primario com preto-roxo

12v sem carga e com um fan de 0.41a caiu pra 11v

 

Com retificação em ponte com 4 diodos + capacitor 680uf 

Primario preto-laranja:

18v sem carga e 15v com o fan de 0.41a

 

Primario preto-roxo

22v sem carga

 

como eu poderia ligar o amplificador? daria para usar o amplificador nos 18v? pois com uma carga pequena ele caiu nos 15v

 

estou achando esquisito foi a tensão usando center tape

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu também tenho um transformador desse. 

Por acaso, quando colocou os  diodos e o Capacitor você mudou o multímetro para "DC"? 

Essas são as tensões em valores aproximados que deve encontrar no caso de dois diodos e center tap:

Roxo 11,2V

Amarelo 9,8V

Laranja 9V

 

quase certeza que tava em DC sim, só não confirmo agora pois não to com multímetro pra medir de novo

 

se é essas tensões que eu deveria encontrar então ta certo.... como eu poderia ligar o amplificador? estou pensando em pegar uma ponte e 25000uf de capacitor e usar o preto-laranja, assim que ligar o amplificador a tensão cairia abaixo dos 16v do modulo certo?

 

eai @faller poderia dar uma mão?

 

a ponte Kbpc3510 é confiável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, XtremeXX disse:

se é essas tensões que eu deveria encontrar então ta certo.... como eu poderia ligar o amplificador? estou pensando em pegar uma ponte e 25000uf de capacitor e usar o preto-laranja, assim que ligar o amplificador a tensão cairia abaixo dos 16v do modulo certo?

Sim. A melhor forma seria essa, mesmo não sendo a ideal. Eu colocaria mais um ou dois diodos em série, assim a tensão cairia para 16,8V.

 

5 horas atrás, XtremeXX disse:

a ponte Kbpc3510 é confiável?

Essa ponte é para 1000V/35A. Mesmo encontrando alguma xing ling por aí, tem corrente e tensão máxima de sobra. Esse transformador não deve chegar a 10A, eu diria que pela bitola de seu secundário deve ter uns 5A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu peguei uma ponte KBPC5010 e 4 capacitores 6800uf acho que deva ser suficiente... então o meu transformador tem as mesmas dimensões deste aqui:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786118542-trafo-isolador-e220v-s12-0-12v-25a-300w-_JM

 

o mesmo peso e tamanho, o meu trafo era de um nobreak SMS Manager Net 4+ 1400va

 

que eu saiba a potencia do trafo é proporcional ao tamanho dele..

 

to com as baterias dele aqui são 2 CSB 7ah, estou pensando em uma maneira de utilizar elas também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, peguei uma régua e seguindo a formula área do núcleo² ( 4cm x 5,5cm que eu medi) deu 484w brutos, com as perdas de 24% deu 390w assim tendo teoricamente 28 A em 14v

 

a o diâmetro do fio do secundário medido é de 3,5mm na tabela AWG um de 3,264mm de diametro suportaria 24A e o de 3,65 30A  (detalhe o espaço que prende os fios do secundário é de 3mm, e os fios mal cabem sendo que 3 (2 center tape + azul)  estão fora e o outro (fio branco) parece que forçaram ele caber

 

o meu nobreak era de 1400va e com duas baterias (o seu era 600va e só uma), dando umas pesquisadas vi que trafos com potencia em torno dos 300w tem tamanho muito aproximado ao meu 

 

muitas coisas a favor do meu ser de 300w ou até um pouco mais, tem como passar as medidas exatas do seu trafo? vai ver que a fiação do seu trafo que ta limitando a potencia

 

o máximo que testei ele foi com 4,6A e ele aguentou tranquilo, depois vou ver se consigo testar o quanto ele realmente aguenta

 

bem o amplificador que vou usar nele tem fusível de 25A então se ele for o que as indicações dizem o amp vai ficar tranquilo

 

edit:

 

encontrei uma trafo de nobreak SMS 600va, ele é menor do que o meu: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743833109-trafo-para-nobreak-sms-net-station-600va-monovolt-_JM

 

 8,00(A) x 9,5(L) x 8,5(C) cm

 

97mm de altura 115mm de largura 100mm de profundidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligue o trafo e meça a tensão de saída... anote.

Compre uma resistência de chuveiro de referencia 127v e ligue essa resistência na saída do trafo e jogue-a dentro de um balde com agua.

meça a tensão com a resistência ligada e anote.

Vá "diminuindo" a resistência encostando um dos fios na resistência mais perto do outro até que a tensão caia 10% de quando estava sem carga, e esta será a tensão de pico do trafo.

 

Uma observação pertinente é que me parece, você não vai regular essa fonte, vai só retificar e filtrar.

No 1º post você disse que o Amp. usa uma tensão de alimentação de 10 a 16V, então cuidado pois a tensão da rede 127/220V pode variar e se ela subir 3V sua fonte também subirá 3V.

Se você usar um tape que dê 15V retificados e a rede subir 3V seu Amp vai pra vala!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 não é bem assim se a rede subir 3v a saida sobe 3v mas sim se subir 3% sobe 3%  se eu tenho na entrada 120v e na saida 12v, se a rede aumentar pra 123v a saida vai ficar com 12,3v ao menos eu acho que deveria ser assim pois se um trafo entrega 12v com 120v, então ele deve entregar 24v com 240v e não 144

 

pretendo depois fazer algo para estabilizar se necessario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei o meu modulo na fonte de trafo e ele entrou em proteção por tensão alta :( coloquei na fonte do PC pra testar e funcionou perfeitamente

 

 

vou ter que usar tensão sempre abaixo dos 16v.. alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 agora testei com com center tap e com tudo retificado e filtrado parece que ta dando 12v (não to com multimetro agora) coloquei o o modulo e aguentou 2 midbass de 6 ohms( 1 em cada canal) com 60hz no máximo, a ventoinha do SD250 parece que diminuiu um pouco a velocidade, ai começou a sair cheiro de queimado dos altofalantes ai acabei o teste

 

se eu quiser usar só duas caixas com esses alto-falantes está bom, mas pretendo pegar um sub depois

 

o amplificador consome 22A em carga senoidal e 11A em sinal musical segundo o fabricante

 

 

vou ver se arrumo um sub e o multímetro pra testar

 

edit: mais uma coisa @Mestre88 , como ficaria a dissipação de potencia utilizando de reguladores e transistores?

 

talvez eu possa utilizar as baterias para estabilizar a tensão de saída

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí, se fosse eu deixaria assim mesmo. No caso você ligou o preto e o roxo na tomada, ligou o branco e o azul nos diodos e o vermelho como terra, não foi? 

Precisa medir quanto sai da fonte com o amplificador ligado (deve ser algo perto de 9V). 

Reguladores do tipo que eu falei complica um pouco, haja dissipador pra eles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 o ventilador do amp varia a velocidade conforme a tensão de entrada, como ele é meio barulhento ta pra ter uma ideia da tensão só pelo barulho, ele está parecendo que está recebendo os 12v  normais já que o barulho do ventilador está bem parecido de quando eu coloquei na fonte do PC

 

 só que quando coloco uma senoidal de 20hz no altofalante (mesmo sendo só um) da pra ver que o ventilador diminui a velocidade ou seja cai a tensão, mas isso só na onda senoidal 

 

coloquei em 9v ~ 10v e ele tem bem menos barulho do ventilador e não aguenta nem 30% do volume sem entrar em proteção de tensão baixa

 

o problema é que o amp suporta 2ohms 125w em cada canal e eu só coloquei 6ohms em cada canal, talvez quando eu fosse colocar um subwoofer de uns 250w a tensão caia demais e ou o som fique ruim ou o amp desligue

 

acho que a opção mais simples para conseguir a tensão certa pro amp seria tirar algumas espiras do transformador assim conseguindo a tensão abaixo dos 16v, mas como não tenho experiencia em montar trafo, poderia estragar ele

 

uma boa opção seria fazer um carregador de baterias com o trafo e reguladores pois elas poderiam estabilizar melhor a tensão

 

qualquer coisa eu deixo desse jeito mesmo, ao menos eu liguei o amp xD

 

Atualização: as vezes o amp ta entrando em proteção de baixa tensão quando aumento muito o volume, mesmo em musica as vezes ocorre isso

 

@Mestre88 @cesardelta1

 

Atualização 2:

 

Me arrisquei e desmontei o transformador e tirei 3,5 espiras do secundário, remontei e quando ligava no roxo e amarelo ainda dava tensão alta mas no laranja o amp ligou! e parece mais forte de quando eu liguei no center tap, deve ta recebendo uns 15v ( certeza que é acima de 12, OBS: o amp aceita entre 10 a 16v mas é rotulado 12v) agora o negocio ta bom,  testei o amp no máximo com os altofalantes em paralelo (3ohms em 1 canal)  com sinal senoidal de 20hz e o trafo ficou morninho a ponte de retificação mal aqueceu (ela está num cooler de PC) mas a tensão nesse caso já caiu um pouco mas aparece que ainda fica num nível aceitável

 

bem acho que agora falta só botão liga desliga, voltímetro, leds, alguma forma de usar as baterias etc e as benditas proteções

 

alguma dica para as proteções? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pessoal o que acham de em vez de usar capacitores, colocar as baterias para filtragem e ao mesmo tempo carrega-las para ajudar a estabilizar a fonte? 

 

coloquei um voltímetro na fonte, com os capacitores sem nada ligado da entre 14.8 e 15.2, com a bateria descarregada sem capacitor vai pra 13.5

 

a minha duvida seria se pode deixar ligada o tempo todo a bateria na corrente pulsante já que a tensão média é baixa (10.5v)

 

uma curiosidade, testei meu amp na pulsante e funcionou e até o voltimetro que não funciona em pulsante liga mas se eu aumento muito o volume aparece uma distorção e as vezes desliga por baixa tensão, provavemente por ele não ter capacitancia suficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para usar o amplificador não retire os Capacitores em hipótese alguma. 

Se for apenas para carregar baterias tanto faz desde que a tensão não ultrapasse 14,4V.

Agora que retirou 3 espiras do secundário esqueça o center tap para onda completa, já que agora a bobina de dentro está maior e ficou com tensão diferente. 

Não é uma boa ideia ligar as baterias, transformador e amplificador tudo junto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  então o que acha de deixar a fonte normal do jeito que estava com ponte e capacitores só que com mais uma ponte de retificação só para carregar as baterias e depois disso diodos ligados na saida da fonte

 

assim as baterias carregam, os diodos deixam que a energia saia da bateria e impedem que a tensão da 'outra' fonte entre nas baterias assim as baterias ajudariam a estabilizar e ao mesmo tempo se desligar da rede elétrica o amp continuaria ligado 

 

ficaria assim:

 

Transformador |> ponte > filtro > saída

                           |> ponte > bateria > diodo > saida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que é melhor você ter uma fonte de mais potência. Vais ter que fornecer energia adicional para a bateria mesmo. E contar posteriormente com a efêmera energia que está na bateria penso não ser uma boa ideia.

Se bem que tem neguinho que usa estes supercapacitores na entrada do amplificador com intuito similar (mas diferente) do teu. Ele dá uma força na hora do "tum"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

pessoal alguma ideia para a proteção contra curto e sobre corrente na saída da fonte? pode ser qualquer coisa desde que proteja e possa ser religado, na região dos 30A e de preferência que seja simples, vou por fusível de 5 ou 6 A na entrada

 

2016-10-31.png

 

a fonte usada como referencia tem proteção de curto circuito e eu tenho um LM317T talvez tenha como aproveitar as proteções destes

 

OBS: vou por mais transistores e mais capacitores

 

edit:tive um descuido e botei a ponte no esquema na posição errada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...