Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ddr3 ou ddr4?


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou montando um PC novo com processador I7 6700k e estou na dúvida se pego uma placa-mãe para memória DDR3 ou DDR4. Estou pensando nos modelos com chipset B150 da Gigabyte, por conta do preço mais baixo e por não precisar de recursos de placas mais caras. Também não vou pegar das mais baratinhas de chipset H110, pois mais slots de memória e portas SATA me interessam...

 

Já tenho SSD 240gb, Placa de Vídeo GeForce GTX660, Fonte 500w Corsair 80 plus e 2 pentes Kingston Hyper de 8gb cada, DDR3 1600 (total 16gb).

 

Essa é a questão:

- Fico com meus pentes DDR3 e compro uma placa-mãe DDR3? (A Gigabyte B150 tem modelo DDR3 ou DDR4 para escolher...)

- Ou me desfaço destes pentes para comprar dois pentes DDR4 de 8gb cada? (Ficaria com os mesmos 16gb, porém DDR4 ao invés de DDR3).

 

O preço da placa-mãe e das memórias DDR3 ou 4 são muito semelhantes. Sei que se fosse comprar novo já partiria para o DDR4, mas a questão é que já tenho as DDR3...

É investir errado numa placa-mãe que só suporta memória DDR3 para um PC atual?

 

O i7 4790k já descartei, pois o preço está o mesmo do i7 6700k... sendo assim vale mais o processador mais atual, né?

 

Obrigado a quem puder opinar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( Obrigado pelo retorno!

 

Por conta disso vale mais investir num 4790k? Já que já tenho as memórias DDR3?

Me dói por não comprar um processador da geração atual, sendo que o preço está o mesmo... porém parece que o desempenho deles é o mesmo!

 

Ou o caminho é me desfazer das DDR3 e mudar tudo pro sistema atual?

 

Não sou gamer, trabalho com CorelDraw, programas da Adobe para edição de foto e vídeo, onde exige bastante memória RAM. Acredito que as DDR4 me dariam um melhor desempenho... ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, Henrique Güths disse:

:( Obrigado pelo retorno!

 

Por conta disso vale mais investir num 4790k? Já que já tenho as memórias DDR3?

Me dói por não comprar um processador da geração atual, sendo que o preço está o mesmo... porém parece que o desempenho deles é o mesmo!

 

Ou o caminho é me desfazer das DDR3 e mudar tudo pro sistema atual?

 

Não sou gamer, trabalho com CorelDraw, programas da Adobe para edição de foto e vídeo, onde exige bastante memória RAM. Acredito que as DDR4 me dariam um melhor desempenho... ou não?

Eu acho que se já pode partir para uma plataforma atual que permitirá upgrades futuros, deve fazer isso. O desempenho será melhor sim e consumindo menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Güths Se você quiser partir para lga1151 terá que se desfazer de suas Kingston DDR3 1600 de qualquer jeito - tanto comprando placa-mãe ddr3 quanto ddr4 - pois Skylake trabalha com ddr3 porém é ddr3 com tensão 1.35v (DDR3L).

 

Se é pra partir pra Skylake compensa pegar kit DDR4, pois a diferença de placa-mãe e pente de memória é pouco ou até nada se pesquisar.

 

E se não pegar placa-mãe pra over (chipset z170) não compensa pegar processador desbloqueado (i7 6700K), pelo menos pra jogos.

 

Se faltasse comprar placa-mãe e CPU ainda, eu partiria pra 1151 logo, o combo sai até mais barato se pegar uma promoção dessas que ta tendo. Semana passada +/- o i7 6700 foi a R$1.118 (ou 1.180, não lembro direito :thumbsup:) na pichau. Daí vende baratinho suas DDR3 e com o que economizar ao montar o kit 1151 ao invés do 1150 de repente da pra comprar um kit DDR4 igual e ainda  sobre um dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, o K é somente para overclock? Mesmo sem over ele opera com 400ghz a mais, não opera? Ou não dá diferença nenhuma no desempenho?

 

Penso que como a diferença é pequena (4790 $1400 e 4790k $1600) valeria o investimento para aguentar mais tempo. Mas é só minha teoria olhando os números, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Güths então o k é para quem quer fazer overclock, você n é obrigado à fazer más você pode caso queira, más precisaria de uma placa-mãe melhor, e um, cooler adequado(teria q investir muito mais)

e clock n muda muita coisa

veja testes aqui

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...