Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
re14nan

Problemas com somas e atribuições em c no code::blocks

Recommended Posts

Olá,

Estou com um problema no meu Code::Blocks que está complicadíssimo de encontrar a solução, vejam:

Quando executo o seguinte programa:

#include<stdio.h>
int main(){
int a, b;
b=0;
a=5;
b=a*(a++);
printf("\na1=%d, b1=%d\n", a, b);
return 0;}

O resultado é:
a1=6, b1=30

Eu sei que o resultado está errado, pois sigo instruções dada pelo meu professor, além disso também testei em outro compilador (Dev C++), os resultados deveriam ser:

a1=6, b1=25

Sou bastante iniciante em programação, não entendo muito bem qual pode ser o problema, estou usando o Code::Blocks 16.01 MingW setup, conforme indicado pelo meu professor.

Agradeceria muito se puderem me ajudar, fico com medo de construir outros programas e não funcionarem corretamente por causa do compilador.

Obrigado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso é por causa da prioridade. Aqui você pode ver uma lista de operadores e suas prioridades.

você vai ver que os operadores -- e ++ estão mais acima que * na tabela. E tambem vai ver o lado que o operador afeta(direita para esquerda). Isso quer dizer que se o operador ++ estiver do lado direito de *, ele vai ter prioridade a todos os operadores que estejam do lado esquerdo conforme a ordem de prioridades nessa tabela, tanto os operadores que estão depois de ++ na linha como na coluna da tabela.

Compartilhar este post

Link para o post

@vangodp

Consultei meu professor e um colega programador, ambos dizem que em C, a resposta deveria ser b=25, como padrão.

Acho que deve ter algo errado no meu compilador.

Compartilhar este post

Link para o post

O resultado é:
a1=6, b1=30

está correto.

Compartilhar este post

Link para o post