Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
tiagopraz

Fan que joga ar pra dentro fazendo muito barulho

Recommended Posts

Galera, Tenho uma placa de vídeo MSI AMD Radeon R9 380x. Essa placa eu comprei usada, porém com 8 meses de uso apenas. Ela está em prefeito estado mas essa placa aquece muito. Rodando Fallout 4 tudo no ultra ela já atingiu 80 ºc. No meu gabinete tinha somente uma fan de 120mm que fica na parte traseira, então adquiri mais duas fans da marca PCYes (Fury F4) essas fans tem velocidade de 1700  rmp no maximo e possuem apenas 3 pinos. Como as ventoinhas da placa de vídeo ficam para baixo, eu coloquei uma fan na lateral jogando o ar quente que sai das ventoinhas da placa de vídeo para fora. Até aí tudo bem, o som é normal. Acontece que essa placa de vídeo tem um protetor de metal na parte superior e esse protetor esquenta muito mesmo, cheguei até comparar com um ferro de passar roupas; a fan que coloquei na lateral ajudou mas não deu muita diferença, então usei a outra fan para colocar na parte superior do gabinete e está jogando ar frio diretamente nesse protetor de metal, isso ajudou bastante. O problema é que essa ventoinha que está jogando ar frio faz muito barulho, não sei o que fazer pois o local onde ela é instalada tem alguns furos que são normais do gabinete assim como os locais das outras fans também tem; quando esse local é fechado (coloquei um livro em cima) o barulho diminui muito e a velocidade cai um pouco mas continua fazendo vento a parte de dentro. Será que se eu deixar tampado pode ocorrer problemas?  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@tiagopraz melhor não colocar o livro, pois todo equipamento elétrico e com motor precisa trabalhar em condições normais ou pode dar zebra. Ainda mais em cima do sistema. 

 

O que pode estar acontecendo é turbulência, então ele vai zumbir, fazer mais barulho. Você tem espaçadores de borracha que às vezes vem com os fans? Ou você pode fazer um teste. Desparafuse o fan e o aproxime a afaste da grelha. Se o barulho se tornar normal longe da grelha, você precisa colocar espaçadores. 

 

Ou o fan está com problema. Ele não é sleeve, mas às vezes o fan faz barulho quando trabalha deitado. Uma dica, da próxima vez compre fans Akasa Piranha de 4 pinos (1900rpm), que não só é uma 'Mercedes' mas tem controle PWM.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Contiusa, eu só comprei ele porque na descrição diz ser PWM mas não é.

http://www.kabum.com.br/produto/75482/cooler-fan-pcyes-fury-f4-120mm-preto-f4120pt-/?tag=Cooler FAN PcYes Fury F4

Minha placa-mãe tem controle PWM, é uma AsRock Z77 pro4.

Acho que vou entrar em contato com o kabum pra verificar pois no anuncio diz ser PWM, eu achei estranho que na caixa dele não diz aceitar controle PWM. Obrigado pela resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@tiagopraz sim, devolva então, porque o anúncio está errado. Eu olhei no site da PCyes e esse fan é de quatro pinos, como na foto abaixo.

 

O conector é de três pinos mesmo? Só tem três furos? Como poderia isso? Eles não mandaram outro modelo? O pior é que a PCyes não informa nada no site, nem mesmo o código do modelo. Eles realmente precisam rever a abordagem de marketing dos produtos.

 

 

PCyes02.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, o conector é de 3 pinos. Não tem como ser pwm tendo somente 3 pinos, ou tem? Na descrição eles informam que é com sistema pwm mas informam também que o conector é de 3 pinos. O conector que aparece na imagem do site deles e da kabum é exatamente essa de 4 pinos mas o cooler é de 3. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@tiagopraz não, se o fan for de 3 pinos não tem como ser PWM.

 

Esquisito isso. Não existe fan da PCyes de 3 pinos no site deles. Tem certeza que o seu fan é da PCyes? Às vezes a Kabum se confundiu. Ou a PCyes tem uma versão 3 pinos e não coloca no site. Ou, pior ainda, a PCyes só tem fan de varejo de 3 pinos e coloca a descrição e a foto como de 4 pinos... Geez...

 

Entre em contato com a Kabum e veja se consegue fazer a troca, porque eles não podem colocar a descrição de um fan e a especificação de outro. Ou eles podem alegar que a foto não necessariamente representa o produto. Que bagunça...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A única opção que me deram foi o direito de arrependimento do produto, mas não devolvi porque os cooler tem um fluxo de ar muito bom e o tempo de vida útil deles é grande. Tive que adquirir um controlador de fans. Muito obrigado pelas respostas.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×