Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mobo 60°c


Posts recomendados

Boa tarde galera,


Meu problema é o seguinte. Vou dar um (breve) histórico para vocês entenderem melhor.


Em junho desse ano comprei um pc montado direto da Pichau:

 

FX 8320E, 3.2GHz, 8mb, Eight core
Asus M5A78L/M USB3
Kingston HyperX Fury, 4GB (x2)
XFX Radeon R7 360, 2GB, GDDR5
EVGA 430W, 80 Plus
Gabinete Gamer PCYES! JAVA

 

Acontece que depois de um mês de perfeito funcionamento, meu vídeo começou a falhar. Chamei o técnico aqui em casa e ele disse que era problema com a VGA, já que o meu PC funcionava bem na onboard (sem problemas de vídeo) e em outro PC que ele testou com aquela VGA, falhava o vídeo do mesmo jeito.
Constatado isso, mandei a placa pra garantia. Após mais de um mês na função, recebo um email da Pichau informando que a R7 360 não estava mais disponível em estoque, me deram créditos para que eu comprasse outra VGA e eu pagava a diferença (se houvesse).
Vi que os preços estavam mais baratos e consegui pedir uma R7 370 pelo mesmo preço que eu paguei na outra na época.

 

Mas agora que começam os problemas. Hoje chegou a bendita VGA, só que eles me enviaram uma outra placa da AMD (XFX R9 380 Double Dissipation, 2GB, GDDR5). Antes de abrir o produto, dei uma conferida na internet sobre o desempenho da placa quando comparado com a que eu havia pedido. Percebi que é realmente superior. Não sei se enviaram por engano, ou se viram que havia outra placa superior no mercado com o mesmo preço e mandaram sem me consultar (para tentar me agradar).
Independente disso, sabendo que ela era superior, abri o produto pra poder instalar. Pra minha surpresa a placa exigia 2 conectores de 6 pinos pra sua alimentação, e minha EVGA 430W aparentemente só fornece 6+2 pinos de PCI-E.

 

Após algumas googladas, percebi que eu poderia utilizar o adaptador 4 pinos-6 pinos que veio junto com a placa para complementar a alimentação exigida, apesar de não ser totalmente recomendado. Mas era a minha solução no momento.
Pluguei, fechei o gabinete, liguei, instalei os drivers e voilà. Está funcionando.

 

Após 10 minutos de estréia da minha nova placa em um jogo que exige um pouco do pc (Cities: Skylines), meus coolers ficaram estremamente barulhentos. Preocupado, conferi a temperatura dos meus componentes com Speecy, e verifiquei que a temperatura da MOBO estava 60°C (em vermelho). Suspeitei que ela poderia estar alta e suspendi o jogo.

 

Agora eu pergunto a vocês:
Realmente está alta? Quais são os riscos se eu continuar jogando? Poderia danificar algum componente?
Após umas pesquisadas, percebi que isso ocorre devido a alimentação insuficiente. Procede?
Caso afirmativo, o que seria melhor? Trocar a placa novamente ou comprar uma nova fonte?
Alguém pediu troca de produto pela Pichau? Eles aceitam produtos já usados?

 

Enfim, são tantas dúvidas. Simplesmente falam o que pensam.
Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juceliod 60ºC é perfeitamente normal. Os capacitores de uma placa-mãe geralmente são feitos para suportar 105ºC. Dando uma margem, você precisa se preocupar quando ela passar de 75-80ºC. Mas já foram feitos testes de placas H61 com processadores i7 fazendo render, rodando na casa dos 90ºC, e a placa suportou.

 

Ou seja, as placas-mãe geralmente ficam com os TMPINs (sensores da placa-mãe) entre 25º / 75ºC dependendo da carga, se tem dissipadores no VRM (a sua não term), a ventilação do gabinete, etc.

 

Use o HWMonitor e veja como estão as temperaturas dos TMPINs. Abra um jogo e jogue durante um tempo. Se as temperaturas se mantiverem abaixo de 70ºC, tudo bem.

 

NOTA: o barulho deve ser do cooler box do FX-8320E. A sua placa de vídeo é forte, esquenta, e o processador deve estar trabalhando bem mais. Os coolers que vêm com os processadores são bem ruizinhos e barulhentos. Meu conselho, compre um CPU cooler decente. Você encontra uns bons por 70-100 reais. Esqueça esse cooler box em uma gaveta para as emergências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta,

 

Testei o jogo usando esse programa e a temperatura da MOBO fica em 61°C. O processador com máximo de 51°C com o cooler muito barulhento (4655rpm máximo, não sei se isso é alto). A VGA com 56°C no máximo. Se seguir assim está tudo bem?

Mesmo assim fico meio preocupado que o PC dê um shutdown.

 

Antes de eu pôr a placa, o barulho não era tão intenso jogando o mesmo jogo. É por causa da VGA que consome muito do processador?

 

E esse adaptador que eu usei para a alimentação da VGA, preciso me preocupar com isso? Devo trocar alguma peça além do cooler? Qualquer cooler serve no box do processador?

 

No aguardo.

adicionado 57 minutos depois

Fuçando no software da Radeon percebi que, por algum motivo, os fans da VGA não estavam ligados.

Ativando eles, refiz o teste. Aparentemente o barulho diminuiu. Penso que com a VGA aquecendo, os fans do gabinete precisaram funcionar mais rápido (daí o barulho intenso). Isso faz sentido?

 

As temperaturas:

CPU 59ºC (4272rpm, poderia ter forçado mais, mas não sei se aumentaria muito)

MOBO 59°C

VGA 67°C (porque ligando seus fans a temperatura ficou maior?)

 

Será que está normal?

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juceliod o barulho não era tão intenso porque a placa de vídeo antiga era quase metade mais fraca. Agora a CPU está trabalhando bem mais para acompanhar a placa de vídeo. E não, o PC não vai shutdown nem nada. 60ºC é muito pouco.

 

Mas você não pode ver a temperatura da CPU por esses programas. A AMD não dá suporte e eles são todos bugados. Só existe um programa para ver as temperaturas de uma CPU da AMD, que se chama "AMD Overdrive". Veja pela margem térmica.

 

O soquete AMD é meio complicado, então não pode ser qualquer CPU cooler. O seu gabinete também é estreito, então o mais seguro seria comprar um Gammaxx S40 ou Gammaxx 300. Procure na Pichau, Kabum e Terabyte que eles são acessíveis. Obviamente que o S40 é melhor do que o 300, mas os dois darão conta da sua CPU em stock e serão muito mais silenciosos do que a turbina que é esse cooler box (ainda mais acima de 4500rpm).

 

Depois você podia colocar um fan na tampa lateral soprando ar na VGA. Isso também ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, cara.

Muito obrigado pela resposta.

Vou tentar providenciar um cooler desses. Li que são coolers bem grandes, como posso ter certeza que ele vai caber no meu gabinete/mobo?

Além disso, quais são os riscos de usar a máquina nesses níveis até que chegue o cooler? Como todo gamer, não quero que danifique meus componentes.

 

Sei que pode estar fora de seção essa pergunta, mas outra coisa que está me preocupando é se tem algum problema em deixar a alimentação da placa usando o adaptador que veio junto com ela (molex-PCI-E, 4 pinos-6 pinos). Não estou muito afim de gastar com uma nova fonte só por isso. Claro que faria se fosse estritamente necessário.

 

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juceliod Os dois coolers que eu indiquei cabem. Um usuário instalou um cooler de 165mm nesse Java e coube. Esses aí são bem menores.

 

Você tem que ver a temperatura da CPU pelo AMD Overdrive. Aparece a margem térmica. Se passar da margem térmica é porque está muito quente. Se estiver abaixo, tudo bem.

 

O adaptador eu acho que não tem problema, senão não viria com a placa. Mas pergunte na seção de fontes, porque a questão não é o adaptador, mas se o rail que você está usando aguenta a carga de dois conectores. Depende da distribuição da fonte, eu acho. Não é uma ciência exata.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei essas SS com o jogo aberto em plano de fundo com o AMD Overdrive e o HWMonitor abertos.

Fiquei mais ou menos uns 5-10 minutos com o jogo aberto pra tirar as SS. Após isso o barulho era tanto (a mesa do teclado vibrava) que fiquei com medo de prosseguir.

 

Aparentemente as temperaturas do Overdrive estão normais. Mas não consegui ver a da mobo nele. Só pra constar, no HWMonitor estava 63°C, mas crescendo. Acredito que se tivesse continuado aumentaria mais.

 

O que me diz? Devo me preocupar?

No aguardo.

 

CPU.jpg

 

GPU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@juceliod 17ºC de margem térmica está legal. Não dá para saber a temperatura do HWmonitor porque é tudo errado. Você precisa fazer uma conversão.

 

Pode continuar jogando. Se a margem térmica abaixar de 10ºC você começa a se preocupar. Mas assim está bom. Só deixa você surdo :P 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0 você precisa baixar o AIDA64, encontrar o tCTLMax na aba "placa-mãe" e fazer a conversão com o AMD Overdrive. Só depois de saber quanto o HWMonitor está descalibrado que você pode encontrar qual dos TMPINs está indicando a temperatura correta da CPU.

 

Mas nem assim é garantido. Sabe como é, espere tudo da AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Contiusa Só pra te dar um update. E caso alguém se beneficie com a mesma dúvida, pode conseguir uma solução.

 

Comprei o Gammaxx 300, como me indicasse. Instalei tranquilo (realmente coube direitinho) e fui fazer um teste.

 

CPU2.jpg

 

Essa SS é mais ou menos com o mesmo período que deixei da outra vez e com o mesmo jogo.

A margem térmica aumentou consideravelmente, e a velocidade do cooler diminuiu bastante (acredito que como é mais potente não precisa girar muito). E o melhor: sem turbina de avião. Silêncio total.

 

Só tenho a te agradecer, muito obrigado.

Problema resolvido, o moderador pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...