Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Countdown timer com lm555 e ic4066


lucassrr

Posts recomendados

Olá forum! Estou tentando produzir um timer regressivo de 5 minutos e como não sou sei programar PIC's sempre procuro a projetos prontos e/ou similares ao que preciso mas dessa vez estou com bastante dificuldade de encontrar algo específico e acabei na pesquisa juntando um aglomerado de informação e gostaria da dica,ajuda e do conhecimento de vocês.
O projeto é como eu disse um timer regressivo de 5 minutos.

 

Gostaria de saber se vocês acham que seria possível fazer um circuito utilizando um LM555 monoestável com um LM555 ASTABLE em um conjunto com um IC4026 para controlar um display de 7 segmentos para mostrar visualmente o período de 5 minutos(300 segundos). A ideia veio pois existem vários circuitos simples de LM555 e a definição do tempo é simples e feita com um capacitor e com um resistor, a utilização do LM555 ASTABLE é para mandar os pulsos necessários para o IC4026 que através destes pulsos contabilizaria o tempo no display de 7 segmentos. Não sei se por falta de experiencia estou fazendo algo muito mais difícil do que o necessário, por isso conto com a ajuda de vocês! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é possível com um 555 e três 4026 com 3 displays, para que seja mostrada a indicação 5:00 (5 minutos) ou 300 segundos mesmo. 

Só complica um pouco ajustar o 555 em exatamente 1Hz. Já que vai usar potenciômetro, resistor e Capacitor. Eu por exemplo já  usei um maquinario de relógio de parede para obter 1Hz exatamente. 

Se o projeto for apenas didático, não tem problema em usar o 555, basta ter um frequêncimetro para ajustar em 1Hz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo jeito é um projeto didático mesmo. Se não fosse eu ia te sugerir o timer de um velho celular. Um transistor e um relé poderia ser adicionado no a.f. dele pra acionar o que você quiser.

Boa ideia a da base de tempo do relógio mecânico. Me fez lembrar que certa feita (há algumas eras) consegui "capturar" o 1 segundo dos dois pontos de um relógio de pulso digital. Fácil que nada: os sinais eram multiplexados. Bons tempos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o foco do projeto na verdade é alcançar o objetivo com a menor possibilidade de erro :P por causa da minha falta de experiencia com eletrônica. Estou começando a pensar bastante na ideia do PIC mas o meu maior problema é a falta do aparelho para programar ele, acho que vou procurar se no FABlab ou se em alguma faculdade é possível fazer o uso livre pra reprogramar o PIC. 

 

Eu encontrei um video com um circuito muito parecido com o que eu preciso fazer e no caso o rapaz usa um PIC16F887, diferente do projeto dele não seria necessario os botões de incremento e redução do tempo porque é apenas o tempo fixo de 5 minutos sempre e seria 3 displays de 7 segmentos para o tempo. Assim como o dele terá um relay no final do circuito para ao final da contagem disparar um buzzer por alguns segundos e voltar a stand-by. 

Alguma ideia da melhor forma de alcançar esse circuito?
Obrigado!!!
Segue o video abaixo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, aphawk disse:

@Mestre88 ,

 

Vai de CD4029 ,   que ainda pode usar as entradas de valor inicial para obter quase qualquer tempo, ao invés de 5 minutos apenas. 

 

Paulo

Neste caso tanto faz, o 40192 também tem essas entradas. 

Acostumei com ele, porque uma vez fui comprar o 4029 e estava em falta, então tinha 40192 de sobra, comprei uma dúzia. E vi que era bem mais simples, já que possui duas entradas de clock, uma pra cima e outra para baixo. Sendo assim no clock UP coloca o botão pra ajustar o tempo, e no clock DOWN o oscilador de 1Hz.

 

Sobre o PIC é possível gravar usando uma matriz de contatos, um cabo serial, alguns resistores, diodos e um velho computador que ainda funcione. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...