Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
William Grando

Exercício estrutura de repetição c++

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Segue abaixo um exercício que já achei a resposta na internet porém não consegui entender a lógica por trás do código, como ele faz que o programa entenda que tem que somar todos os numeros até ele? Fiquei mais de hora lendo e não consegui entender a lógica. Parece bobagem por eu já ter a resposta mas preciso entender, porque tenho prova agora na quarta-feira. Preciso entender 100% estruturas de repetição, pois é o único conteúdo passado que tenho dificuldade na lógica. Valeu pessoal!

Faça um programa que pegue um número do teclado e calcule a soma de todos os números de 1 até ele. 
Ex: o usuário entra 7, o programa vai mostrar 28, pois 1+2+3+4+5+6+7=28

CÓDIGO:

#include <stdio.h> 

main(){ 

int numero=0, resultado=0; 

printf ("Digite o numero: \n"); 
scanf ("%d", &numero); 

do{ 

resultado=resultado+numero; 
    numero=numero-1; 

}while(numero>=0); 
    printf("%d", resultado); 

}

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dentro do laço, resultado é um acumulador que recebe 0(pois voce declarou resultado=0)+7(numero digitado)=7(valor de resultado) na primiera vez, depois resultado recebe ele mesmo + numero-1 (7=7-1), ou seja resultado recebe 7+6 e assim vai até a condição ser falsa. A variável numero é sua variavel de controle e está sendo decrementada , ou seja, vai do 7( numero que o usuario digitou até 0) quando chega no 0 sai do laço pois a condição é falsa , no final imprime o resultado acumulado dentro do laço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais