Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
FrankMesqui

Problema. placa ou processador?

Recommended Posts

Bom dia amigos.

Antes de tudo segue minha configuração: 

Placa-Mãe: ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M/USB3

Processador: AMD FX-8320E Black Edition 3.5GHz AM3+

Placa de Video: Sapphire R9 280x 3gb

Memoria: hyperx fury blue 8gb ddr3 1600mhz. 2x igual 16gb total. 

Fonte: Cooler master 650W (Fonte possuo desde 2009, tirei de outro PC)

Então começo aqui. 

Comprei essa conf em novembro de 2014

O computador deu problema a cerca de 1 ano de uso, vinha a desligar do nada e mantinha as Leds acessas, mas ao ligar, o mesmo não ligava, o jeito era tirar da tomada e colocar para assim ligar mas em minutos desligava de novo. oBS: Não era superaquecimento pois testei tudo, e mantinha sempre a temperatura estável

.

Achei que era a fonte pois ela era velha, abri a fonte, limpei e separei dois conectores e estavam juntos, dentro da fonte, não deu mais problema! =D

Recentemente surge um novo problema.

Durmo e o pc ficou ligado, quando acordei estava desligado, logo estranhei, e ao tentar ligar, percebi que aparentemente estava fraco, dei um tapinha na fonte. e desligou

Mantendo as leds  acesas,  tirei e coloquei na tomada, e ligou.

Ligou só que não havia imagem pro monitor, coollers giravam, leds acesas, tampa de cd/dvd abria e fechava mas teclado e mouse sem sinal de vida.

Logo pensei que a fonte já não tava dando conta, testei uma CX 750w e pro meu espanto o PC continuava com o problema (ainda bem que não comprei outra fonte, rs)

Ai vem os testes, tirei as memorias, liguei, não da beep, tirei a bateria por 30s e coloquei, tirei a placa de video e tentei ligar o monitor pela Mobo onboard e nada, sempre o mesmo problema de não da imagem. infelizmente não da pra eu testar a memoria, pois a do meu amigo é ddr4 e a minha é ddr3 

Mas queimar 2 memorias é meio difícil eu acho. ou muito azar.. mas fiz todo o procedimento de limpar com borracha, tanto memoria e plca de video. 

Sera que é algo  no processador ou placa-mãe?

não sei se esse é um problema comum de ambos, por isso venho aqui pedir ajuda.

obrigado e aguardo respostas

Abraço! 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@FrankMesqui Se não funcionar com outro processador é a placa-mãe. Quando não bipa sem memória o mais provável que seja a placa-mãe, veja um orçamento (não precisa gastar) com um técnico em eletrônica experiente, onde tem gente que entenda mesmo do assunto, peça para testarem os componentes da placa-mãe para verificar se ela não está com problema. 

E a placa-mãe como está fisicamente ? Muito suja ? Testou ela fora do gabinete ? Limpou toda ela com pincel ? Aplicou alcool isopropilico, se a placa-mãe estiver suja algum componente por estar em curto por causa da sujeira. 

Problema semelhante: 

http://eletronicabr.com/motherboards-pcs-and-cia/12/placa-mãe-asus-m4a88t-musb3-rev-2-00-g-nao-da-video/40728/

Editado por MatrixWHOIS

Compartilhar este post

Link para o post

Limpei com pincel, não liguei fora do gabinete e nem limpei com alcool.

O processador estava sujo e a pasta térmica foi trocada, porém o erro continua.

Agora fui ligar e as as fan do pc, estavam bem fracas, todas, processador, placa de video e até a da fonte... 

Esse problema de fan lento deu quando tudo começou a 2 semanas, ai ontem fui ligar e ligou, na velocidade normal, porém sem dar imagem como descrito a acima, testei outra fonte, mesma coisa, e agora pouco, liguei e percebi o pc todo muito fraco.

Será a placa-mãe?  Até porque ela é mais barata que o processador. 

Vou ver esse link que você me passou

Grato Matrix 

Editado por FrankMesqui

Compartilhar este post

Link para o post

@FrankMesqui Vale a pena sim tentar mandar consertar, nem que seja pedir um orçamento, desde que você alguma empresa ou técnico confiável e experiente, ainda mais em são paulo, dependendo do problema o conserto sai mais barato que uma placa-mãe nova, de repente pode ser um problema simples. 

Editado por MatrixWHOIS

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

@FrankMesqui Vai nessa empressa que o membro @NascarBR recomendou, conforme essa tabela, eles cobram 75 reais para o reparo da sua placa-mãe, vale muito a pena, e pelas informações do site, essa empresa é confiável e objetiva. 

Editado por MatrixWHOIS
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais