Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jonomaia

Possível overclock fx 8370e e problemas com pentes de ram.

Recommended Posts

Olá pessoas. 

Recentemente comprei um novo processador novo para meu pc e estava querendo fazer um overclock nele. 
porém sou iniciante em questão de mexer com essas coisas e tenho medo de detonar alguma peça e etc.
eis meu setup:
processador: FX 8370e

gpu: Gtx 970 4gb
RAM: 8 gb 1600mhz corsair vengeance
mobo: M5A78L-M LX V2
psu: corsair cx500

então, minhas dúvidas:
1-) é seguro eu fazer um overclock, mesmo que não muito agressivo? o default é 3.3. Oc automático do "AMD Turbo Core" chega em 3.6.
2-) eu já ficaria feliz em 4.0, 3.9. mas pra isso eu teria de aumentar a tensão?  pergunto isso pois em outro forum gringo, me disseram que minha placa-mãe pode n ser muito adequada pra isso e posso acabar queimando algo aumentando a tensão. Temperatura não acredito ser um problema, pois ela se mantem em idle entre 28, 32 por aí e em alto consumo não passa de 45 à 3.6.
3-) se é possivel e seguro, é melhor fazer um overclock apenas aumentando o multiplicador ? (que é minha preferência, por não involver a RAM nem mais nada)

e uma questão adicional que na verdade é um problema que notei no meu PC com relação à RAM:

Eu estava utilizando até hoje 10 gb de RAM. um pente de 8 gb, 1600 e um pente de 2gb também 1600. ambos são corsair vengeance. Porém, por algum motivo, notei pelo CPU-z uma delas estava fazendo ambas rodarem a 1333, pelo que consegui entender, pois removi o pente de 2gb e agora as leituras mostram 1600 novamente.
0-) há algo que eu possa fazer para que ambas rodem a 1600? existe talvez algum problema de incompatibilidade? caso haja, seria melhor rodar com ambas à 1333 ou apenas 8gb a 1600?

obrigado e peço que tenham paciência com minha ignorância XP

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@jonomaia O turboclock desse processador não é 3.6, é 4.3. Sim, teria que alterar manualmente a vcore, sendo que pra 4.0 nesse processador precisaria de uma vcore muito baixa. 

Mas infelizmente essa placa-mãe não é recomendada para overclock de cpu, muito menos de memória. Eu não arriscaria, ainda mais se estiver usando o cooler padrão que veio com a CPU.

Quanto a memória, pode mudar pra 1600 manualmente na bios, ou deixar a memória de 2GB de fora que também não irá fazer muita diferença.

Editado por Ryudo

Compartilhar este post

Link para o post

@Ryudo Obrigado!
Com relação a placa-mãe então, qual seria uma alternativa não tão cara para que seja possivel um overclock maior? (obs: o cooler também não é o de fábrica.) 
sobre o turbo clock, o cpu-z indica "7 - 21" no multiplicador. acredito que ele pare em 18 (3.6) justamente por causa da tensão.

Editado por jonomaia

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, jonomaia disse:

@Ryudo Obrigado!
Com relação a placa-mãe então, qual seria uma alternativa não tão cara para que seja possivel um overclock maior?
sobre o turbo clock, o cpu-z indica "7 - 21" no multiplicador. acredito que ele pare em 18 (3.6) justamente por causa da tensão.

Se essa é a velocidade limite que ele está chegando, então é a prova pra você de que não cabe um OC ai nessa placa-mãe.

Eu ficaria entre uma dessas: 

GA-970-GAMING
MSI 970 GAMING
ASUS M5A99X EVO R2.0

Editado por Ryudo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais