Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriela Rodrigues_715617

Chipset super aquecendo

Recommended Posts

Boa noite,

Hoje mesmo instalei em meu PC uma nova placa-mãe Gigabyte GA-970A-UD3P, pra rodar um processador AMD FX-8350. Até então eu usava uma Asus M5A78L-M/USB3 e não tinha nenhum problema, só um pouco de perda de desempenho.

Acontece que após a instalação da placa nova, ao executar alguns jogos, em menos de 10 minutos o PC desliga e começa a iniciar e desligar em looping. Notei que a temperatura sobe bastante, principalmente no chipset da mobo, o qual fica quase intocável de tão quente. Monitorando a temperatura pelo HWMonitor, a CPU não passa dos 55 graus cravados, mas as temperaturas da placa-mãe batem nos 60, o que acho que não deva ser normal. Não sei dizer em qual temperatura que ficava na placa-mãe antiga, uma vez que nunca tive nenhum problema e nunca precisei monitorar nada. E ela nunca deu esse tanto de estresse, e rodava certinho o que to tentando rodar nessa nova.

As configurações do meu PC são:

placa-mãe Gigabyte GA-970A-UD3P

Processador AMD FX-8350

Cooler do processador Akasa Venom Voodoo

GPU Gigabyte Radeon R9 270x

RAM Corsair 8GB 1600Mhz

Fonte Corsair CX 750W

Gabinete Corsair Carbide 500R

HD Seagate de 1TB e um SSD Kingston de 120GB pro SO

Como posso fazer pra saber se o problema é da ventilação ou da placa-mãe em si? Atualizar a BIOS nesse caso interfere/muda algo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O PC desliga ou reinicia? Caso você use estabilizador, quantos VAs de potência tem o mesmo? 
Olha, temperaturas abaixo de 80° não causam desligamentos. Sua configuração é ótima, sua fonte é bem potente e de qualidade, mas não descarta a possibilidade de estar com algum defeito. Sugiro você baixar um programa chamado MSI afterburner e configurar para e verificar as temperaturas in game.  Também recomendo baixar o Speccy, que é bem mais amigável e rico em detalhes que o HW monitor.

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo SGM Oi Paulo, muito obrigada pela sua resposta.

Eu não uso estabilizador, uso um filtro de linha da Clamper, que parece uma régua com 5 tomadas.

E o PC reinicia, mas antes de terminar o boot, já começa a reiniciar novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo SGM Outra coisa: Chipsets esquentam bastante mesmo. Se você por o dedo naquele dissipador cinza(com o nome Gigabyte), vai perceber que ele esquenta poucos minutos depois de voce ligar o PC. Isso é totalmente normal, pois a dissipação é passiva e o metal está absorvendo todo o calor dochip.

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, Gabriela Rodrigues_715617 disse:

@Paulo SGM você diz que o problema pode ser a fonte também?

Sim. Se eu entendi bem, você disse que, depois de alguns minutos de jogatina, ele reinicia bruscamente e depois começa a reiniciar antes mesmo do boot, certo? Então, depois de algum tempo sem ligar, ele volta a dar boot novamente numa boa, certo? Isso aparenta ser problema com temperatura ou algum capacitor com defeito. O capacitor pode ser da fonte(mais provável) ou da própria placa-mãe. Mas, para um leigo, sem multímetro e conhecimento em eletrônica, a única maneira de se descobrir problemas em peças assim é pela reposição. No caso eu recomendaria você pedir a fonte de um amigo emprestada e estressar bastante a máquina por alguns minutos. 

adicionado 1 minuto depois

@Gabriela Rodrigues_715617 Comprou essa placa-mãe nova? Faz tempo?

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Paulo SGM disse:

@Gabriela Rodrigues_715617 Comprou essa placa-mãe nova? Faz tempo?

Instalei ela hoje mesmo, assim que chegou pelo correio. E talvez o problema seja nela, já que com a placa-mãe antiga isso não acontecia e a fonte estava ok

9 minutos atrás, Paulo SGM disse:

Então, depois de algum tempo sem ligar, ele volta a dar boot novamente numa boa, certo?

Sim, é isso mesmo. Depois do estresse, ele fica nesse looping. Se deixo um tempo desligado, e volto a ligar, funciona normalmente.

Um screenshot do MSI Afterburner:

screenshot1.PNG

Rodei Witcher 3 por uns 2 minutos, talvez.

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Gabriela Rodrigues_715617 disse:

Instalei ela hoje mesmo, assim que chegou pelo correio. E talvez o problema seja nela, já que com a placa-mãe antiga isso não acontecia e a fonte estava ok

Sim, é isso mesmo. Depois do estresse, ele fica nesse looping. Se deixo um tempo desligado, e volto a ligar, funciona normalmente.

Um screenshot do MSI Afterburner:

screenshot1.PNG

Rodei Witcher 3 por uns 2 minutos, talvez.

Realmente, considerando que antes tudo estava bem, é provável sim que seja a placa ou algum problema que tenha ocorrido na troca da MoBo ou na montagem do PC. Isso é comum. Sugiro que você, se puder, desligue o PC, tire o módulo de RAM, o cooler, e o processador. Depois recoloque tudo. De preferência mude o módulo de RAM de slot. Digo isso porque já resolvi vários problemas de máquinas que "reiniciavam" assim. Às vezes é só uma peça mal encaixada no socket. Ainda mais esses AM3+ que possuem tantos pinos... Sei que fazer isso é chato, mas é uma opção.

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo SGM Vou fazer isso amanhã, e posto o que que rolou :)

Só queria saber se é seguro eu provocar esses estresses sem o risco de queimar nada.

Por exemplo, eu atualizei a BIOS agorinha, mesmo sem ter certeza se muda algo. Mas tô insegura quanto a continuar testando e acabar danificando alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente o problema foi resolvido. A única coisa que eu fiz foi atualizar a BIOS e dar uma limpadinha no pó.

Rodei alguns jogos durante um tempo e aparenta estar funcionando ok agora. Realmente não sei com certeza o que pode ter sido.

Obrigada @Paulo SGM pela ajuda! :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais