Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
matheusroquestr

Placa-mãe desligando sozinha

Recommended Posts

gente to com aquele famoso problema do conector 12v da fonte de alimentação na placa-mãe, quando eu ligo ela sem o conector, ela liga normalmente, com cooler, hd, tudo mas não da boot no pc, tentei também retirar o processador e ligar com o cabo 12v e liga , porém não da boot também, só acende os leds , coolers e para na hora, porém as vezes ela liga, o pc funciona normalmente, mas dps de uns 5 minutos ligado ela desliga, como agora, estou usando ela , daqui a pouco acho que vai desligar me ajudem pf, ja testei a fonte, memoria, hd, processador, placa de video em outra placa-mãe, tudo funciona, problema esta na placa-mãe mesmo

asrock n68c-s ucc

phenom x6 1050t 2.8gh

2x4gb corsair vengeance

gt 730 2gb

fonte 750w corsair

ah so mais uma coisa, esse problema começou agora, antes funcionava tudo normalmente, agora q as vezes ela nem liga, e quando liga ela desliga dps de uns 5 minutos ligada

mais uma coisa, eu tirei a placa-mãe , verifiquei os mosfets, capacitores e nenhum esta com defeito\problema nem nada, esta tudo integro, ja tentei fazer clear cmos também não resolveu

Editado por matheusroquestr

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua placa-mãe que já não é grande coisa tem TDP de 95W e usa um processador de 125W. Ela não está segurando.

Editado por NascarBR

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • não é esse o caso, o processador é a versão revisada do 1050t (95w) , não é o de 125w, e também estava funcionando ha alguns meses normalmente, so começou a dar isso agora , pelo jeito acho que parou de travar pois não durava 5 minutos ligado, agora já faz uns 50 minutos que esta ligado e ainda não desligou 

Editado por matheusroquestr

Compartilhar este post

Link para o post
    11 minutos atrás, matheusroquestr disse:

não é esse o caso, o processador é a versão revisada do 1050t (95w) , não é o de 125w, e também estava funcionando ha alguns meses normalmente, so começou a dar isso agora , pelo jeito acho que parou de travar pois não durava 5 minutos ligado, agora já faz uns 50 minutos que esta ligado e ainda não desligou 

Que bom.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom, agora ele desligou depois de uma hora e 15 minutos ligado, depois liguei de novo e até agora não travou, é meio que random esses desligamentos 

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo acreditando em aquecimento excessivo do VRM da placa-mãe. Mas faça um teste com outra fonte, só por desencargo. 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • bom, parece q parou de travar, ja esta ligado ha mais de 1 hora e meia e n travou, e antes eu já fiz teste com outra fonte e continuou travando, testei até com meu athlon x2 250 que consome apenas 65w e continuava travando

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • E qual deles seria o exato ? agora mesmo eu vi que os mosfets estavam esquentando enquanto pc ligado, ai eu desliguei o pc, cortei o dissipador de uma placa-mãe velha, e encaixei com fita dupla face nos mosfets 3 do canto > , aparentemente não é problema de aquecimento, e fisicamente a placa esta intacta, inclusive os capacitores e mosfets, não to mais entendendo essa placa-mãe, até agora ta funcionado por mais de 1 hora e 50 min sem desligar

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser algum desses transistores do circuito regulador de tensão com defeito intermitente antes de pifar de vez.

Entra no setup do BIOS e diminui o clock ou a tensão do processador pra ver se não desliga mais.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • tentei não adiantou, baixei o clock de 2.8ghz pra 2.5 , a tensão tambem, das memorias e do processador, mesmo assim continua , ai eu subi tudo para o normal devolta

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • hoje eu liguei , funcionou normalmente, liguei lá pras 9:30 da manha, esta funcionando até agora, esse problema é random, não sei o que acontece

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser o transistor como mencionei antes.

Qualquer hora teu PC não vai ligar mais e aí vai ser mais fácil localizar o mosfet defeituoso.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • mas se eu for trocar os mosfets, devo trocar por qualquer outro de outra placa ? por exemplo se eu pegasse de uma placa-mãe antiga, e colocar nessa asrock, vai mudar algo na potencia da asrock ? vai diminuir ou vai continuar normal ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não se troca desse jeito.

Tem que se testar para saber se está com defeito ou não e e como o PC hora funciona hora não fica mais difícil detectar o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

@matheusroquestr Amigo, voce usa estabilizador?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • não, mas eu tenho um aqui, eu já tentava ligar ele antes com o estabilizador e continuava travando, mas hoje já parou, muito estranho

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais