Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculos do carregador de bat automotiva caseiro.


Posts recomendados

Senhores,

quero montar um carregador de bateria automotiva caseiro pra dar uma carguinha na bateria do opalão. Eu sei que fica até mais barato mandar alguém dar uma carga, mas é uma bateria de 70A, aquela droga é pesada e eu sou magrelo.

Enfim, eu queria entender por meio dos cálculos o que acontece nos condutores e diodos e lâmpada a forma como os 120V AC entram e saem 12V DC. Como calcular a resistência apresentada pela lâmpada e tudo o mais para eu não só não fazer *****, como adaptar, por exemplo, dois bocais e ligar em série duas lâmpadas a fim de gerarem a resistência necessária; ou colocar uma resistência (qualquer que seja) no meio do caminho. Entendeu?

Eu só quero entender os cálculos, rs

 

Forte abraço e desde já, grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueça esse negócio de lâmpada e diodo em série, além de ser perigoso não carrega a bateria direito (ainda mais uma de 70Ah).

Se quer apenas carregar uma bateria de maneira simples, seria melhor usar um transformador de 12V com 5 ou 10A de corrente e alguns diodos, a carga será lenta mas sem perigo de choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato , ninguém em sã consciência técnica te recomendaria tal circuito ainda que possam existir cálculos.

Ao ligar este rabo quente no opalão, todo o chassi está sujeito da dar um baita chocão.

 

Um pequeno deslize do amigo... com o trafo proposto de fato a carga será mais rápida do que com lâmpada incandescente. Aliás nem sei se ainda então sendo fabricadas.

Uma alternativa é uma velha fonte de pc modificada para dar 14V. Tem projetos as pencas na net (de ja vu)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ligarei esse RTA ao carro, seria fora dele, na tomada...
Muitos dizem que funciona, que usam e não tem problemas. Muitos também, como os senhores (as), não recomendam... Estou confuso.

Achei um tópico aqui do fórum mesmo sobre a fonte de PC. Vou ler mais a respeito.

 

MAS

Qual é a diferença entre a fonte e o circuito que propus? Em relação a tensão e corrente e periculosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lampada em série, apenas diminui a corrente, ou seja, você ainda tem 110V lá na bateria e sem isolação nenhuma, já que o próprio fio da tomada está ligado lá. 

Com o transformador é diferente, a saída dele não tem nada a ver com a entrada, é outro fio. Sendo assim não tem risco de choque, a tensão dele é fixa, sem essa de diminuir corrente, assim a bateria carrega melhor sem risco de estragar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu carregador só com lâmpadas é algo como cutucar a onça com vara curta e o com transformador ou fonte é como mandar alguém cutucar pra você.

Bem.. a tensão não é necessariamente fixa. Mas ela pode ser limitada ao máximo que a bateria suporta. Já com a lâmpada não há este limite.

 

E tem+...

Com um trafo (ou fonte) digamos que você (o trafo..ou fonte) está carrega a bateria com 13V 10A. Haverá (teoricamente) na rede um consumo de 13x10=130W. Voltando à sua lâmpada: o sistema consumiria 220Vx10A=2200W=um baita consumo e um baita calor. Na prática a teoria aproxima muito desta. Faça sua escolha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...