Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Implantação de rede wireless em um prédio com 17 andares.


Posts recomendados

Boa Tarde galera, Li em alguns tópicos do fórum coisas relacionadas, porém não consegui sanar minhas dúvidas.

Vamos lá,

Estou com um projeto que consiste em implantar rede Wireless em um condomínio ( 1 torre, 17 andares, 8 apartamentos por andar ).

Obs: Eu vou apenas fazer a infraestrutura; o próprio condomínio vai efetuar o pagamento da banda larga.

 

Pois bem, minha ideia é: Colocar uma antena de 20 dbi na área externa do térreo, apontada para o topo do prédio > No topo do prédio, colocar um roteador com antenas potentes para capitar o máximo de sinal da antena do térreo > Nesse roteador do topo do prédio, vou conectar um Switch com 20 portas > Nesse Switch vou conectar 17 cabos CAT5 (correspondentes aos 17 andares) > Puxar cada cabo para seu respectivo andar > E em cada andar, vou colocar um Access Point para receber os dados via cabo, e transmitir via Wireless para cada andar.

Obs: O ideal é distribuir de cima para baixo, por que as tubulações de baixo para cima estão comprometidas pela quantidade de cabo, e de cima para baixo a tubulação é mais livre.

Essa ideia dará certo ?

Quais equipamento seria melhor usar ?

Gostaria de receber sugestões.

 

Grato desde já, :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como passar uma fibra óptica em um poço de ventilação ou algo assim?

 

Seria melhor solicitar que o provedor entregue o sinal de internet no topo do prédio.

 

Rádio pode sofrer com interferências. Se usar rádio use antenas direcionais em ambos os lados. Penso que 20 dBi é um exagero. Antenas de boa qualidade de 15 dBi devem atender com folga.

 

Quanto ao cabeamento, a norma indica que o comprimento máximo é de 100 metros, sendo prudente não usar no limite.

 

Não vai ter nenhum gerenciamento/controle nessa rede?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso verificar a possibilidade de existir um poço de ventilação, ou até mesmo o vão dos elevadores, pra então daí, subir com os cabos. Caso não exista essa opção, posso pedir para que a coscessionaria de internet entregue o ponto no terraço, mas acho que isso não vai ocorrer.

Para melhor aproveitamento dos cabos, para que os mesmo não atinja grandes extensões, poderia colocar um roteador a cada 3 andares exemplo: 1•andar Access point, 2• andar roteador conectado diretamente com o modem de banda larga, 3• andar access point. Esses dois access point, são conectados diretamente no roteador do 2• andar, e assim o segundo roteador que vai ficar no 5• andar, vai se conectar com o roteador do 2• andar. No 4• andar access point  conectado no roteador do 5• andar, e no 6• andar access point conectado no roteador do 5• andar, e assim sussesivamente até o 17• andar.

Quanto ao gerenciamento, eu mesmo vou fazer quando houver algum problema, conectando um notebook e fazendo as devidas alterações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ewerson Rafael disse:

Posso verificar a possibilidade de existir um poço de ventilação, ou até mesmo o vão dos elevadores, pra então daí, subir com os cabos. Caso não exista essa opção, posso pedir para que a coscessionaria de internet entregue o ponto no terraço, mas acho que isso não vai ocorrer.

Pensei em subir com um cabo de fibra dielétrico e depois descer com os cabos LAN. Como o cabo de fibra óptica dielétrico não conduz eletricidade comumente não existem restrições, pode passar com cabos coaxiais, de telefonia e mesmo elétricos. Caso não seja viável então seria o caso de contratar internet via rádio e com ponto de entrega no terraço.

 

1 hora atrás, Ewerson Rafael disse:

Para melhor aproveitamento dos cabos, para que os mesmo não atinja grandes extensões, poderia colocar um roteador a cada 3 andares exemplo: 1•andar Access point, 2• andar roteador conectado diretamente com o modem de banda larga, 3• andar access point. Esses dois access point, são conectados diretamente no roteador do 2• andar, e assim o segundo roteador que vai ficar no 5• andar, vai se conectar com o roteador do 2• andar. No 4• andar access point  conectado no roteador do 5• andar, e no 6• andar access point conectado no roteador do 5• andar, e assim sussesivamente até o 17• andar.

Pode não ser necessário. Alertei para o comprimento máximo de 100 metros. Use cabos de boa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2016 às 17:18, Ewerson Rafael disse:

vou conectar 17 cabos CAT5

Se for fazer dessa forma que esta descrito, recomendo usar cabos no mínimo CAT5E que trafega até 1GB, se um dia resolver trafegar giga, os cabos ja estarão passados e o custo do cabo é praticamente o mesmo. Atente-se a isso.

 

EDIT:

Sobre a imagem. Acredito que seria melhor(se possível) passar um cabo do topo para cada roteador dos andares. Da forma que esta no desenho a rede esta muito cascateada e você esta à merce de apenas 1 cabo. Se nao der para passar 4, passe 3 ou 2, mas tente evitar a cascata.

Fora isso, o prédio nao possui um shaft de sinal?

adicionado 8 minutos depois
1 hora atrás, Ewerson Rafael disse:

Gostaria da opinião de vocês, pra saber se vai ocorrer tudo certo e não vou ter problemas futuros.

Acredito que você tera perda de link a partir do 8º andar ao 1º.    =/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Jonas Barbosa disse:

Se for fazer dessa forma que esta descrito, recomendo usar cabos no mínimo CAT5E que trafega até 1GB, se um dia resolver trafegar giga, os cabos ja estarão passados e o custo do cabo é praticamente o mesmo. Atente-se a isso.

 

EDIT:

Sobre a imagem. Acredito que seria melhor(se possível) passar um cabo do topo para cada roteador dos andares. Da forma que esta no desenho a rede esta muito cascateada e você esta à merce de apenas 1 cabo. Se nao der para passar 4, passe 3 ou 2, mas tente evitar a cascata.

Fora isso, o prédio nao possui um shaft de sinal?

adicionado 8 minutos depois

Acredito que você tera perda de link a partir do 8º andar ao 1º.    =/

Então, eu fiz outro projeto onde conectei um switch no roteador do terraço, e levei um cabo para cada roteador ! 

Esse shaft deve existir sim, porém estou marcando uma visita pra visualizar os possíveis locais, por onde irei passar com esses cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...