Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ianh

GTX 970 - core clock baixo

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

 

Nos últimos dias começou a dar um problema bizarro no meu PC, o Core Clock da placa de vídeo fica sempre muito baixo. Ele ameaça a ficar normal, mas rapidamente despenca e estabiliza em um valor baixíssimo. 

 

Exemplo:

 

z4LJcJS.png

 

Vou contar desde o início do problema.

 

Certo dia meu PC não queria ligar mais, o LED da placa-mãe ficava vermelho. Fui levar na casa de um amigo que entende muito de PC, e lá ligou normalmente, como se não tivesse acontecido nada. Como ele viu que o PC estava muito empoeirado ele resolveu fazer um limpeza, formatar o PC e etc. O PC estava uma maravilha, segundo ele, formatado, bonitinho e tal, BIOS atualizada, só que começou a dar esse problema de Core Clock baixo. Ele fez de tudo, formatou o PC umas 3x e nada de conseguir solucionar. Colocou o Windows 10 anniversary (o novo) e nada. Colocou a placa de vídeo dele no meu PC (ele também tem uma GTX 970) e também continuou com o mesmo problema, ou seja, o problema não está na placa de vídeo. Até que ele teve a ideia de colocar a fonte do PC dele no meu e funcionou, estranhamente. Ele colocou a minha fonte de volta no meu PC e voltou a funcionar tudo normal de novo.

 

Porém, minha felicidade durou apenas 1 mês, passou esse tempo e novamente voltou a dar problema. Resolvi levar o PC na casa do meu primo, e adivinha? Chegou lá funcionou como se nada tivesse acontecido. Core Clock no talo, normal. Voltou aqui pra casa, estava tudo perfeito, só que dessa vez durou apenas 1 semana e voltou a dar problema.

 

Levei o PC em um técnico muito bom, ele consegue reparar/restaurar até placa-mãe, etc.. porém o PC chega lá e não apresenta problema nenhum!!! É Bizarro!! :( ..aqui em casa fica normal, mas agora voltou o problema.. ficou bom apenas 1 dia.. o PC funciona normalmente, porém o Core Clock da placa de vídeo fica baixo.. não consigo jogar nenhum jogo decentemente.

 

Alguém se arriscaria em dizer se pode ser fonte/placa-mãe? Estou torcendo pra não ser placa-mãe.. pois a mesma está custando mais do dobro do preço de quando eu paguei na época.. mais de R$ 1.500,00 (e nem é DDR4)

 

Minha placa-mãe é uma P9X79 LE, Fonte Corsair 750M, GTX 970, 16Gb RAM, i7 4930K. 

 

Desde já agradeço a atenção.

 

Abração

snip_20160921235506.png

adicionado 16 minutos depois

Outras observações que esqueci de mencionar:

 

- Antes eu usava o PC em um Nobreak de 900 e poucos VA. Agora estou usando diretamente no filtro de linha.

- Já tentei colocar a placa de vídeo em outro PCI

- Atualizei a BIOS pra versão mais recente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me ajudar? É muito urgente, não sei mais o que fazer :/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, boa noite

 

Já verificou a temperatura dos componentes enquanto joga?

 

Já tentou colocar sua placa de vídeo no computador de seu amigo para ver se o problema acontece?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Já sim, funciona normal. A temperatura também é a normal da placa. Esse problema é bizarro.. eu levo em outros lugares ou na casa de amigos e o PC funciona normalmente. Quando retorna pra minha residência ele funciona.. mas dura 1 dia e olhe lá.. depois volta a dar problema. Estou desconfiado que é a fonte.. porque a tensão da placa de vídeo diminui.. não sei se é algo relacionado a energia.. não sei.

adicionado 1 minuto depois

vol-ta-gem diminui*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ianh Realmente pode ser energia, se não for incômodo leve seu computador ( PC inteiro ) e teste no seu amigo, se não ocorrer o problema, é bem possível que seja energia, se ocorrer, talvez seja a fonte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Eu levei na casa de um amigo e não deu nada, levei no técnico e também não deu nada. Será que se eu trocar por uma boa fonte o problema de energia também se resolve?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ianh Quando você diz que não deu nada, o computador funcionou normalmente?

 

Talvez, Pode ser problema da fonte e também pode ser problema na energia da sua casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Siim funciona normalmente, o core clock fica no talo, tensão normal. Tudo normal. Só não sei se realmente é a energia aqui de casa porque o problema se originou na casa de um amigo após ele fazer uma limpeza no PC e formatar. Ele fez o teste com a placa de vídeo dele também e tal e o problema persistia. Só foi dar certo quando ele colocou a fonte dele no meu PC.. aí ele colocou minha fonte de volta e voltou a funcionar.. porém fica nisso.. volta a dar problema. Levo nos lugares.. funciona.. bizarramente.. aí chega aqui em casa.. funciona com contagem regressiva. Tá tenso :/ Vou chutar na fonte mesmo.. trocar tomada aqui de casa pra não usar adaptador e ver no que dá.

 

Mas o obrigado, depois eu atualizo o pessoal aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça um favor. Comece baixando o Nvidia Inspector. Depois, quando acontecer de você estar em um jogo pesado e mesmo assim o clock ficar baixo, abra o programa, clique na aba de overclocking e tire um print. Vamos ver se é isso que eu estou pensando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Imakuni A última vez que eu forcei o overclocking com o Nvidia Inspector deu uma tela amarela em um monitor e laranja no outro e o PC desligou sozinho. To com medo de fazer o over de novo e dar pau na placa de vídeo.

snip_20161006201659.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá... não era o que eu pensei.

 

Mas beleza, vamos tentar outra coisa. Vá no Painel de Controle Nvidia -> Manage 3D Settings -> Power Management (ou algo do tipo, não lembro de cabeça) e se estiver em Adaptive (padrão), mude para Prefer Maximum Performance. Reze para isso resolver...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, problema resolvido! Era fonte mesmo.

 

Deixei o PC na casa do mesmo amigo que tem uma fonte 750W também, ele fez os testes com o AIDA64 forçando o uso máximo de todos os componentes do PC (memória ram, CPU, GPU, etc) na mesma hora que ele fez isso o clock da GPU diminuiu, o Vm também diminuiu na hora. Ele colocou a fonte dele, fez a mesma coisa e o PC aguentou no talo por horas e horas. Ele colocou a minha fonte no PC dele e tinha horas que nem ligava.

 

Ele utilizou uma calculadora de fonte para medir quanto meu PC precisaria, segundo o site meu PC utiliza 710W, no caso eu estaria utilizando quase que no limite.. acreditamos que o NoBreak ferrou com a fonte a longo prazo.. tinha um NoBreak de 900 e poucos V.A utilizando com mais 2 monitores.

 

Comprei uma fonte de 850W agora da Corsair. Espero que dê tudo certo.

 

Obrigado pela atenção galera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×