Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão de condução dos modernos leds !


aphawk

Posts recomendados

Ontem chegou um lote de Leds coloridos que comprei via Ebay.

 

São Leds de dois tipos : miniatura retangular de 3mm, e retangular normal de 5 mm.

 

Os miniatura vieram em pacotes individuais com a tensão marcada neles.

 

Eu me lembrava vagamente das tensões dos Leds coloridos, e estranhei que no pacote dos leds de cor verde veio escrito Voltage 3.0 - 3.2 V , pois eu me lembrava de que quando comprei o meu primeiro led Verde ( 1976 se não me engano ... ) a tensão era abaixo de 2 Volts. Para mim estava claro que os chineses erraram feio ....

 

Então , resolvi medir todos eles !

 

O resultado dessas medidas me surpreendeu, pois foi contra muita coisa que eu leio na Internet.

 

Resolvi publicar aqui as medidas efetuadas , deixando claro que a corrente foi fornecida sempre através de um resistor de 680 ohms ligado ao +5V.

 

 

Leds retangulares 3mm ( miniatura )

 

VERMELHO             - 1,92 Volts

AMARELO               - 1,93 Volts

VERDE CLARO       - 2,52 Volts

LARANJA CLARO  - 1,94 Volts

BRANCO                 - 2,74 Volts

AZUL                       - 2,86 Volts

 

Leds Retangulares 5mm

 

VERMELHO                -  1,89 Volts

AMARELO ESCURO  -  1,95 Volts

VERDE ESCURO        - 2,00  Volts

LARANJA ESCURO   -  1,95 Volts

AZUL                           -  2,78 Volts

 

Conclusões interessantes :

 

- A cor VERDE tem tensões bem diferentes conforme seja mais clara ou mais escura

- A cor Branca e Azul possuem tensões bem parecidas, e bem mais baixas do que eu esperava encontrar.

- A cor Laranja também tem uma tensão mais baixa do que eu encontrei na Internet.

-  A corrente no led Branco foi de 3,3 mA, e a do Vermelho foi de 4,6 mA.

 

Mesmo com correntes tão baixas, os Leds acenderam com um excelente brilho, muito maior do que a dos Leds que eu tinha aqui fazem mais de 10 anos.....

Com isso, eu concluo que hoje em dia mesmo os leds comuns são leds de alto brilho.

 

 

Por curiosidade, fiz um teste com o led Azul de 5mm, ligando ele na tensão de 12 Volts, com um resistor de 470 ohms, e a tensão medida foi de 2,94 Volts, para uma corrente de 19,2 mA.

Ou seja, para uma corrente bem perto da máxima, a tensão variou apenas 0,16 Volts.

 

Continuando os testes, resolvi pegar um led RGB desses pequenos redondos de 5mm, do tipo Anodo comum, e medir usando o mesmo resistor de 470 ohms ligado ao +12V . Nesse caso as correntes serão mais altas, e mais próximas das correntes máximas sugeridas.

 

Olha que interessante :

 

LED RGB 5MM REDONDO

 

AZUL            - 2,88 Volts

VERDE         - 2,98 Volts

VERMELHO - 2,10 Volts

 

Reparem que o led VERDE teve uma tensão bem maior do que a que medimos nos outros leds retangulares !!!! 

E eu nunca ví em lugar nenhum que um led Verde pudesse ter uma tensão de quase 3 Volts... os chineses não erraram tanto, apenas erraram no tipo de led verde !!!!

 

Que este post sirva de aviso para muitos que como eu estavam desinformados !!!!

 

E que é melhor medir o Led que vamos usar, principalmente quando queremos usar correntes perto do limite, para que possamos calcular corretamente o resistor limitador de corrente!

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...