Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer e ligar circuito de proteção contra curto circuito para fonte!


ejss

Posts recomendados

  • Membro VIP

Claro... comece pensando em fusível.

Tem um que certa feita eu (eu) bolei (sério). ... A essência: um scr que aciona um relé de proteção. R bem baixo entre G e K do scr. Corrente sobe em R, V sobe em R, vence VGK e aciona relé. O scr conduz e não para mais: algo como um memória. Pra ele "esquecer" e abrir: um push button entre A e K.

Bem, tô sem papel e lápis mas acho que deu pra entender.

Tarefa: Considerando VGK=0.6V e eu quero 1A máx, qual valor do R?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fontes em geral tem uma etapa de força e um circuito de controle que age sobre aquela etapa de força...

Se soubermos qual o esquemático de sua fonte mais fácil ficaria de projetar uma proteção contra curto que cortasse aquela unidade de força. Mais simples, mais barato e menos complicado..

Poste se puderes o esquemático dessa sua fonte para que vejamos se é possível essa interação..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, Isadora!

Esse circuito deve ser ligado na saída da fonte?

Vou montar o circuito no proteus e postarei para ver se entendi a explicação, beleza!

adicionado 8 minutos depois

Bom amigo, faller segue enexo o modelo de fonte que estou montando e desde já obrigado pela atenção de todos!

schem1.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa sua fonte já tem ajuste de corrente máxima. Colocar proteção contra curto nesse tipo de fonte me parece um tanto sem sentido...

Ela vai limitar na corrente selecionada e, mesmo que a coloques em curto, só passará aquela corrente dentro de uma normalidade total.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

A é meu caro? A então vou confiar na sua dica muito obrigador mesmo pela dica!

Eu tenho uma carcaça de fonte e nesta fonte tem quatro potenciômetros dois para ajuste grosso e fino de tensão e mais dois para ajuste grosso e fino de corrente, no circuito que postei tem um potenciômetro para tensão e outro para corrente, como poderia ser feito nesse circuito a alteração para ter mais um potenciômetro para ajuste fino tanto para tensão como para corrente para que eu consiga aproveitar os potenciômetros de ajuste grosso e fino da carcaça de fonte que tenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...