Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como eu faço para abrir uma pasta no ms dos 6.22?


Posts recomendados

Boa noite, pessoal. Eu instalei o MS DOS 6.22 na máquina virtual para brincar um pouquinho com jogos de disquete (próprios para o sistema) e aprender como o mesmo funciona. Criei uma pasta "JOGOS" no na unidade C para colocar o conteúdo dos disquetes lá, e ao dar o comando DIR em C: vi que a pasta criada está lá, só que eu não consigo abri-la. Por exemplo, o prompt está assim: C:\>JOGOS . Eu dou Enter e o Prompt me informa que o nome é inválido. Tentei com letras maiúsculas e minúsculas mas diz a mesma coisa. Será que fiz algo errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que você está fazendo de errado é o seguinte: Quando você digitou "jogos" sem nada mais e pressionou a tecla ENTER, o interpretador de comandos tratou JOGOS como um comando e procurou um JOGOS.BAT,, JOGOS.COM ou JOGOS.EXE no disco. Não encontrando, deu aquela mensagem de erro.

Para navegar pelos diretórios, você usa o comando CD ou CHDIR, como por exemplo:

Se o drive e o diretório atual forem C:\ então o comando seria esse:

CD JOGOS
ou
CHDIR JOGOS

O uso é quase o mesmo do cmd do Windows, a diferença é que o DOS 6 não suporta nomes longos de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LMolinari Obrigada! Vou fazer certo da próxima vez ^^
Aproveito para por mais uma dúvida aqui ainda sobre o DOS 6.22. Como disse no início do post, eu estou fazendo isso para rodar jogos antigos que eu só poderia ter acesso pelo DOSBox. Acontece que eu não sei como mover/copiar arquivos para o HD do pc virtual com o DOS. Creio que a única forma de fazer isso seja com um disquete. Então eu pego os jogos que tenho e os transformei (cada um dentro de uma pasta) em uma imagem de disquete usando o próprio Virtual PC. Como são arquivos muito pequenos, eu escolho disquetes de 700 KB. Só que ao colocá-los no drive da máquina virtual não posso acessar seus arquivos. Por exemplo: eu digito A: e a Unidade A fica pronta, mas ao dar o comando DIR, diz que o volume da unidade A não possui nome e que o arquivo não foi encontrado... Novamente quero saber a causa do problema: se é o tamanho escolhido para o disquete, se é pelo fato de conter apenas um arquivo (jogo.exe), ou se é pelo fato de ser um jogo criado em 2012 por um fã, que foi feito para rodar no DOSBox mas não tem compatibilidade com o MS DOS de verdade... Se for pelo fato de conter um único arquivo, então ainda tenho a chance de tentar com outros dois que possuo, que além do executável tem arquivos .txt, .bat, etc... O que acha disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...