Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componentes defeituosos direto da fábrica. é verdade isso?


Posts recomendados

Por coincidência comprei em uma loja física no RJ, há cerca de duas semanas, dois CIs CD4511 (BCD para 7 segmentos), pois precisava para o meu projeto. Só tinha apenas uma unidade e ficara preocupado, caso este viesse a queimar.

Pois bem.

Quando coloquei em um circuito montado, o CI deu sinal de não funcionamento. O mesmo ocorreu com o segundo comprado. Ao colocar o anterior, que eu já possuía, sabidamente um original, o circuito funcionou. 

Bom. Já sei que estes componentes XingLing, de procedência duvidosa, são passíveis destes comportamentos.

Mas ainda os compro pois o custo é tão baixo, que vale a pena. Boa parte dos componentes funcionam, desde que você não os use próximo aos seus limites.

Só não os use próximo aos limites, pois neste caso, certamente te deixarão na mão. 

Comprei no Ebay, mas ainda não chegaram 100 transistores BC337 e 100 transistores BC327.

No manual da IBRAPE (Philips), que foi impresso em março de 1974, consta IcMáx de 1000mA (valor de pico) e Ic contínuo de 500mA. No anúncio do vendedor consta 0,5A (são os 500mA do manual). Vocês realmente usariam este componente com 500mA contínuos? Eu chegaria apenas aos 300mA. Se precisasse dos 500mA, ou colocaria dois transistores, ou compraria um original.

Observar que os 100 transistores BC337 saíram por R$ 7,69 mais uns R$ 0,62 de IOF. Então vale a pena e o risco, não acham?

MOR_AL

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule@MOR ,

 

Para mim são duas coisas diferentes.

 

Primeiro, ocorrer defeito de fábrica em componentes é algo que pode ocorrer, pois até onde eu saiba, apenas microprocessadores caros são testados um a um. O restante dos componentes é amostrado estatisticamente, então sempre temos chance de pegar um defeituoso.

 

Segundo, existe um enorme mercado mundial de reaproveitamento de componentes encalhados, grandes brookers que podem ganhar muito dinheiro dando uma pequeno "remake" nos componentes.

 

Este até um mercado para  os componentes cujo lote de fabricação é sabidamente defeituoso, e esses brookers arrematam esses lotes e fazem um "remake" mudando o numero do lote no componente, e vendem aos milhares de pequenos comércios de componentes que existem no mundo.

 

Aí acontecem coisa como o Mor relatou !

 

Agora, a falsificação de componentes sempre existiu......  não pensem que é invenção dos chineses !

 

Em 1983, cansei de pegar lotes de transistores falsificados, a Quasar comprava diretamente de um grande distribuidor, vinham em caixinhas com 1000 peças, e vira e mexe os transistores eram remarcados.

 

Até chegavam ao ponto de aparecer transistores BC5XX com um invólucro diferente, que tinha a perna central dobrada primeiro para trás para depois alinhar com as outras ( o invólucro estava invertido, em vez de ficar E-B-C na posição física do datasheet, ficava C-B-E, por isso que eram dobrados e invertidos.... )

 

Capacitares eletrolíticos então, nem se fala, apareciam cada um, bem menores que os normais, marcados 40 volts, e com 30V explodiam....  na verdade eram de 25V que foram remarcados para 40V .

 

Diodos tipo 1n4148 era um pandemônio, cada vez era um invólucro um pouco diferente e a tinta da marcação saia na mão .....

 

Isso ainda acontece hoje , pode apostar !

 

Eu faço o mesmo que o Mor.

 

Compro alguns lotes de 50 ou 100 peças de transistores de uso geral. Se não forçar os limites, funcionam normalmente . Mas se eu preciso de um BC549C de baixo ruído e alto ganho , prefiro ir numa bom fornecedor aqui mesmo na Santa Ifigênia , pego ele na mão, olho atentamente, e só compro se passar na minha inspeção visual ... 

 

Fazer o quê ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, aphawk disse:

@albert_emule@MOR ,

 

Para mim são duas coisas diferentes.

 

Primeiro, ocorrer defeito de fábrica em componentes é algo que pode ocorrer, pois até onde eu saiba, apenas microprocessadores caros são testados um a um. O restante dos componentes é amostrado estatisticamente, então sempre temos chance de pegar um defeituoso.

 

Mas este cara aí trabalha numa famosa fabrica de amplificadores automotivos, onde os caras compram lotes com 5 mil componentes. 

O dono da fábrica citou que já chegou a devolver lotes de 5 mil componentes que estavam defeituosos.

Não foram um e nem dois.

 

Eles também dizem que compram de fornecedores oficiais e até na própria fábrica.

Ou estão mentindo?  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

 

Se voce for produzir em série, tem de devolver o lote todo mesmo !  Se tiver um componente defeituoso em cada 1000 , vai ter um monte de produto com problema e vai custar caro fazer funcionar de novo e quase sempre não vai dar para vender como novo ! Pra uma produção em série, é um pesadelo !

 

Esse é o motivo de se devolver todo o lote, não significa que todos estão defeituosos !

 

Agora, podem estar mentindo também, e até o vendedor pode estar mentindo também ! 

 

Duvido que um fabricante de componentes vai atender diretamente uma indústria, ele vai sempre falar para ir comprar nos distribuidores dele. Aí que as s-h-i-t-s happens kkkkk

 

Particularmente no vídeo mostrado, existiram mesmo lotes defeituosos de TL072 , e de NE5532 da Texas. Repare que tem gente no Ebay que vendem esses CIS em lotes grandes a preço muito mais baixo do que outros vendedores.... por que será né ???? 

 

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Notei que os vendedores via Ebay tem a preocupação de receber um feedback ótimo.

Parece que é muito importante para eles.

Sempre que compro algo no Ebay, recebo um email do vendedor para aguardar, que o produto foi enviado. Já recebi compras, que levaram 4 meses para chegar. Devem ter fixado em uma tartaruga do mar que vinha para cá. Hehehe!

Mas voltando ao fato.

Os vendedores enfatizam que entre em contato com eles caso algo diferente ocorra. Solicitam, de modo quase como uma súplica, que não os classifique negativamente sem antes contactá-los, pois ou mandam novo produto, ou devolvem o dinheiro. (Aliás, é por isso também, que compro quase sempre com envio grátis).

Apenas uma vez ocorreu uma situação em que o vendedor agiu de má fé e ele foi eliminado do Ebay.

Comprei um Arduino, que o vendedor informava que o uC era um 328, mas veio um uC com menos capacidade. Tentaram me devolver o dinheiro, mas escolhi receber o que comprei e que devolveria o Arduino enviado. Tempo passou sem retorno. O Ebay considera um prazo limite em que o comprador pode contactar o vendedor. Boa parte das compras chegam antes deste período, mas depois é impossível contactar o vendedor. Até cheguei a abrir uma solicitação de aumentarem este prazo, pois para chegar aqui no Brasil demora mais tempo e ficamos sem poder resolver o problema. Ainda tem o problema do tempo entre a chegada ao Brasil e a entrega em sua casa. Pois o Ebay não pode aumentar o tal prazo. Claro. Eles têm um sítio bem grande e organizado. Acredito que alterar algo seria problemático, podendo haver um risco de alterar algo que funciona para a maioria. Somente com muitas solicitações é que eles se tocam e procuram atende-las. 

Bom. Procurei um anúncio com o tal vendedor do Arduino. Ia comprar qualquer coisa dele, só para classificá-lo negativamente. Só que não encontrei mais o tal vendedor no Ebay. Foi bom, porque tempos depois recebi um Arduino com as especificações corretas.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR ,

 

Sim, eu tive problema em 8 compras, sendo que duas veio produto errado, e 6 não chegaram no prazo de 90 dias.

 

Um dos que não chegaram pediu para eu aguardar mais um pouco. Eu esperei mais 30 dias. Depois retornei e o vendedor informou que poderia me reenviar se eu enviasse para ele via Paypal o valor do frete novamente. Não aceitei, e contatei o EBAY, passei a conversa para eles,  e em uma semana o valor da compra me foi devolvido junto com o alor do frete, e o vendedor também sumiu do Ebay,

 

Todos os outros casos foram resolvidos em menos de uma semana.

 

Nesse ponto o Ebay é bem sério, graças a Deus heheh !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não vi o video.

Me fez lembrar.... certa feita vi com meus próprios lindos olhos um chip de memória cache .... ôco! É sério. Quebrei um pra ver e estava vazio. Pra quem não sabe, antigamente computadores com memória cache custavam mais. O curioso é que até a bios devia estar programada para mostrar falsamente a presença da cara flash.

 

Outra coisa que meus olhos viram foi uma cara ponte de diodos com 4 1n5403 dentro do epoxi. Também sério.

 

Sobre capacitores, esta imagem é classica...

componentes-falsos-450x289.jpg

Mas cá entre nós penso que este é um fake do fake pois ninguém em sã consciência faria isso...

 

Pode não ter conexão como vídeo, mas como não o vi... to nem aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retificação!!!

Sabem aqueles dois CIs CD4511, que comprei e que não funcionavam? 

Pois é!

Reduzi as correntes para valores mais baixos, pois estavam próximas aos limites... Não é que funcionaram!...

"Faça o que digo mas não faça o que faço".

Fui usar o CI próximo aos limites de corrente e não funcionou, baixei as correntes e funcionou. (Pior que falei disso aqui mesmo). A idade não só nos traz experiência, como também traz esquecimento... Hehehe!!!

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta imagem do capacitor é bem famosa, mas também concordo que tá mais pra zueira mesmo. 

Esses CIs CMOS que se vende por aí não são confiáveis, principalmente aqueles ST, NXP ou até uns sem marca conhecida. 

Uma vez comprei uns 4060 para usar como oscilador a cristal, precisava de uma frequência baixa de 120Hz, então coloquei um cristal desses de relógio de parede (32768Hz).

Para minha surpresa não funcionou de jeito nenhum, logo suspeitei do cristal xing ling, então coloquei um qualquer desses de TV a cores e aí funcionou. 

Fiquei na dúvida, então procurei outro CI CMOS qualquer para ter certeza, liguei o cristal duvidoso em um 40106 retirado de sucata, os dois cristais funcionaram. 

Só me restou uma conclusão, o 4060 só aceitava sinais de alta frequência, uma coisa um tanto estranha, mas a pura realidade. 

Sorte minha ter achado um outro CI perdido (e que era original) para concluir meu projeto. 

Já tive problemas com reguladores de tensão falsos também, alguns Lm338 do tipo TO220 (não tinha espaço para o TO3) e não funcionaram de jeito nenhum, alguns lm317 que não passavam de 1A (sorte que não ia usar toda essa corrente) e um 7818 que na verdade era um 7812 carimbado errado (ainda bem que não foi ao contrário). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vocês compram de fornecedores asiáticos tem mais é que levar fumo.

 

Comprei uma cabeça de impressora de um tal lixuan xiao ( olha o nome da criatura ) que depois de 3 meses me chegou queimada ( lixo ). Reclamei no Aliexpress e o chinês sumiu depois de algum tempo ( deve ter entrado com novo nome ).

 

Eu já desconfiava que iria me estrepar mas resolvi arriscar devido ao preço bem baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ ,

 

Bom, se voce tem acompanhado o que eu posto, eu NUNCA RECOMENDEI O ALI BABA !

 

No Ebay voce tem o histórico completo do cara, tem a garantia do próprio Ebay, e tem uma garantia de pelo menos receber o seu dinheiro de volta !

 

Basta verificar a pontuação, percentual, e o histórico do carinha.... eu só compro se tiver pelo menos 99% de positivos, e tiver pelo menos 1 ano de vida no Ebay.

 

Infelizmente, sempre corremos o risco de ser enganados....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

@Henrique - RJ ,

 

Bom, se voce tem acompanhado o que eu posto, eu NUNCA RECOMENDEI O ALI BABA !

 

No Ebay voce tem o histórico completo do cara, tem a garantia do próprio Ebay, e tem uma garantia de pelo menos receber o seu dinheiro de volta !

 

Basta verificar a pontuação, percentual, e o histórico do carinha.... eu só compro se tiver pelo menos 99% de positivos, e tiver pelo menos 1 ano de vida no Ebay.

 

Infelizmente, sempre corremos o risco de ser enganados....

 

Paulo

 

 

 

Recomenda também aliexpress?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok não tem muita relação com o título e não é peça para montagem eletronica mas me deu vontade registrar...

 

eu compro no aliexpress e até hoje recebi tudo direitinho. Vez ou outra o governo tributa os 60% + 18% + etc mas na média estou em vantagem.

Os cara também imploram por qualificação positiva. Certa feita dei uma qualificação boa e o cara chorou pedindo pra eu qualificar ótima.

Recentemente comprei um tv box por U$18,00 numa promoção relâmpago. Configuração trilegal: quadcore, 1Gram, android 5.x. pouco maior que um sabonete, também tem saída AV pra tv de tubo (era o que queria) , etc. Dei mó sorte. Agora tá U$45. Chegou em menos de 1 mês. Dei 2ª mó sorte: sem tributos.  Treco tri legal este tal de tv box. Não sei como consegui viver sem isso por todos estes anos kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 Vendo esse tópico aqui, tenho uma dúvida, eu comprei esses tempos um kit de componentes no mercado livre e os eletrolíticos que vieram eram todos desse tamanho e valor: O da esquerda é um de 25v 10uF e os outros dois eu não vou falar porque ninguém é cego e eu estou com preguiça de escrever. Enfim, o 7805 e coloquei só pra vocês terem noção do tamanho, então eu me pergunto, como um capacitor pode ter 0,5 mm a mais do outro e ter 37uF a mais ?? Só pode ta de sacanagem !! Pena que eu n tenho um capacímetro pra testá-los.

 

P_20161009_120055_1[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

 

 Vendo esse tópico aqui, tenho uma dúvida, eu comprei esses tempos um kit de componentes no mercado livre e os eletrolíticos que vieram eram todos desse tamanho e valor: O da esquerda é um de 25v 10uF e os outros dois eu não vou falar porque ninguém é cego e eu estou com preguiça de escrever. Enfim, o 7805 e coloquei só pra vocês terem noção do tamanho, então eu me pergunto, como um capacitor pode ter 0,5 mm a mais do outro e ter 37uF a mais ?? Só pode ta de sacanagem !! Pena que eu n tenho um capacímetro pra testá-los.

 

Tem que ver a marca,e procura a internet pelo datasheet dela.Mas isto é comum,pois provavelmente consegue reduzir custo no processo de fabricação,padronizado alguns modelos.A imagem abaixo foi tirado de um datasheet da Panasonic 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, Nao Sei disse:

Tem que ver a marca,e procura a internet pelo datasheet dela.Mas isto é comum,pois provavelmente consegue reduzir custo no processo de fabricação,padronizado alguns modelos.A imagem abaixo foi tirado de um datasheet da Panasonic 

Sem título.png

Então os capacitores são originas !?  Pela lógica os componentes do mesmo tamanho seria pra dar menos trabalhos as fabricantes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Então os capacitores são originas !?  Pela lógica os componentes do mesmo tamanho seria pra dar menos trabalhos as fabricantes....

Provavelmente,pois reduz custo.Cada formato diferente,provavelmente exigir maquinários novos ou reconfiguração,ou seja custo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor da esquerda tem tensão de isolamento maior, o que provavelmente exige dielétrico (isolante entre as placas) com características de isolamento maiores que os para 16V. Se os dielétricos de ambos (de 25v e de 16v) forem do mesmo material, só resta o para tensão maior ser mais espesso. Isso exige mais espaço. Então, para isolamento maior, só couberam 10uF dentro daquela caneca.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

 

 Vendo esse tópico aqui, tenho uma dúvida, eu comprei esses tempos um kit de componentes no mercado livre e os eletrolíticos que vieram eram todos desse tamanho e valor: O da esquerda é um de 25v 10uF e os outros dois eu não vou falar porque ninguém é cego e eu estou com preguiça de escrever. Enfim, o 7805 e coloquei só pra vocês terem noção do tamanho, então eu me pergunto, como um capacitor pode ter 0,5 mm a mais do outro e ter 37uF a mais ?? Só pode ta de sacanagem !! Pena que eu n tenho um capacímetro pra testá-los.

 

P_20161009_120055_1[1].jpg

E se eu te disser que já vi Capacitores de 100uF/16V com esse mesmo tamanho. 

Provavelmente fazer o Capacitor para caber a maior tensão de isolamento e capacidade possível, depois usam as mesmas "canecas" para colocarem os menores valores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...