Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustavel com 2n3055


Posts recomendados

bom dia pessoal estou com problemas em montar essa fonte do nosso amigo faller queria saber se precisa fazer alguma alteracao no esquematico porque o trafo que irei usar e o de um som 3x1 depois de retificado 38v esse trafo parece fornecer uma boa corrente e na fonte dele como vemos o trafo e de 20v precisa alterar algo resistor<diodo capacitor e tal e se sim como calculo eu mesmo o valor dos componentes,obs sou novato no ramo e "trabalho"em uma eletronica e essa fonte sera muito util no meu dia a dia aqui se puderem me ajudar ficarei muito grato

578563e0ecbe1_Projetofonte.jpg.7aba74915f70dea29cc1ebb888f157aa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller olha nesse trafo de 3x1 tem no primário 6 fios e no secundário tem 3 fios sendo 1 fio em comum dando em uma derivação 22.2v e na outra derivação 44.4v então usei essa de 22.2 que ta me dando 29v depois de retificado

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz no primário tem 6 fios 2 do fusistor e mais duas bobina em 110 para alternação de 110|220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ate essa etapa tudo certo usei uma boa ponte retificadora e ja tenho 29v vdc esperando para ser intercalada ao projeto so precisava saber se eu teria de alterar algum valor dos componentes no esquematico do nosso colega Faller ou copio tudo igual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça retificação com dois diodos, desse modo ai mostrado na figura de cima...

15_07a_03.gif

 

Não vais necessitar trocar componente nenhum mas necessitarás um dissipador do tamanho de um trem... Caso contrário sua fonte se bloqueará por excesso de temperatura...

 

A potência dissipada na saída (conjunto de transistores e CI será ( Vin - vou ) x Iout

Onde por exemplo:

Vin seus 30 Volts

vou, digamos 5 Volts

Iout = 3 Amperes

 

Pdissipada = (30 - 5) x 3 = 75 Watts.. É calor pacas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz agradeço pelo retorno valeu pelo apoio :)

adicionado 2 minutos depois

@faller bom dia mestre parece que algo não me cheira bem deve se o (resistor de 330r queimando quando abro tudo a fonte)kkkkk o que me diz precisa alterar ele e mais algum componente??

desculpa minha ignorância a tal pergunta mais os resistores de 0,15r e pra queimar quando fechar um curto na saida e salvar  os tips??

e os dois diodos 1n4002??que finalidade eles estão ali 

se julgar desnecessario responder fica a vontade mais eu nao poderia ser estão ignorante de ficar com essa duvida e  ter a quem recorrer..... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se tudo correr bem ai a tensão sobre o resistor de 330 R é de 1,25 Volts pois é uma referência interna do CI.

Portanto direto para a fórmula : Pdissipada = V2 / R = 1,25 x 1,25 / 330 = 4,7 mili Watts. sequer vais notar que aquece...

 

Os resistores de 0,15 Ohms, nos emissores dos transistores servem para casar, para bem a corrente entre eles pois se a corrente em um deles tender a subir, com relação ao outro, aumenta a queda sobre o resistor de modo a opor-se a condução desse transistor e desse modo eles entram em equilíbrio..

 

Os dois diodos são recomendação do fabricante o que pode ser visto no datasheet do CI Veja ai na página 8 figura 17

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm338.pdf

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...