Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ajustavel com 2n3055


Posts recomendados

bom dia pessoal estou com problemas em montar essa fonte do nosso amigo faller queria saber se precisa fazer alguma alteracao no esquematico porque o trafo que irei usar e o de um som 3x1 depois de retificado 38v esse trafo parece fornecer uma boa corrente e na fonte dele como vemos o trafo e de 20v precisa alterar algo resistor<diodo capacitor e tal e se sim como calculo eu mesmo o valor dos componentes,obs sou novato no ramo e "trabalho"em uma eletronica e essa fonte sera muito util no meu dia a dia aqui se puderem me ajudar ficarei muito grato

578563e0ecbe1_Projetofonte.jpg.7aba74915f70dea29cc1ebb888f157aa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller olha nesse trafo de 3x1 tem no primário 6 fios e no secundário tem 3 fios sendo 1 fio em comum dando em uma derivação 22.2v e na outra derivação 44.4v então usei essa de 22.2 que ta me dando 29v depois de retificado

adicionado 1 minuto depois

@Isadora Ferraz no primário tem 6 fios 2 do fusistor e mais duas bobina em 110 para alternação de 110|220

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ate essa etapa tudo certo usei uma boa ponte retificadora e ja tenho 29v vdc esperando para ser intercalada ao projeto so precisava saber se eu teria de alterar algum valor dos componentes no esquematico do nosso colega Faller ou copio tudo igual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça retificação com dois diodos, desse modo ai mostrado na figura de cima...

15_07a_03.gif

 

Não vais necessitar trocar componente nenhum mas necessitarás um dissipador do tamanho de um trem... Caso contrário sua fonte se bloqueará por excesso de temperatura...

 

A potência dissipada na saída (conjunto de transistores e CI será ( Vin - vou ) x Iout

Onde por exemplo:

Vin seus 30 Volts

vou, digamos 5 Volts

Iout = 3 Amperes

 

Pdissipada = (30 - 5) x 3 = 75 Watts.. É calor pacas...