Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com 2 transistor e 2 led


Tim Beck

Posts recomendados

  • Membro VIP

O circuito acima acende um led enquanto outro apaga mas intermitentemente ou seja é um pisca-pisca. Perdão mas acho que foi falha de minha interpretação. O que você quer é mais simples mas não vou conseguir achar no google imagens com certa facilidade o EXATO. Se achar que deve, fale mais sobre o circuito/projeto. Talvez mentes se abrirão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

O circuito acima acende um led enquanto outro apaga mas intermitentemente ou seja é um pisca-pisca. Perdão mas acho que foi falha de minha interpretação. O que você quer é mais simples mas não vou conseguir achar no google imagens com certa facilidade o EXATO. Se achar que deve, fale mais sobre o circuito/projeto. Talvez mentes se abrirão.

É um circuito simples com 2 transistores, onde quando tiver luz no ldr um led liga e o outro desliga, quando nao tiver luz o 1 led desliga e o 2 liga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque um led (com resistor) na saída.

 

3FFE20897.png

 

você pode bolar um esquema com um outro pnp pra ter seu sinal invertido em outro led. Sorry

Pra mais informações, por gentileza google imagens interruptor crepuscular

 

Dica: se usares uma porta inversora lógica cmos com smitch trigger fica beeemmm + fácil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comece com este circuito.

Não dá para acertar de primeira, pois vai depender da tensão de condução dos leds e da luminosidade.

Quanto a luminosidade, pode ajustar o trimpot até que o led da esquerda acenda e apague com a luminosidade.  

Depois tem que medir V1 (na condição do led da esquerda aceso)  para fazer o outro led funcionar corretamente. Ou pode alterar o valor do resistor de 1k junto à base de Q2.

Os transistores podem ser qualquer um, desde que sejam NPN.

A mudança de luminosidade nos leds será lenta em função da luz ambiente. Deve ocorrer algum momento transitório, em que ambos os leds fiquem acesos ou apagados.

 

Em tempo: Pode-se eliminar este momento transitório colocando-se um resistor de alto valor (algo como 150k) entre o coletor de Q2 e a base de Q1.

 

MOR_AL

Scan.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...