Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Goulart_etec

Quantas pessoas por mega dedicado? (tcc)

Recommended Posts

Olá a todos, sou aluno da Etec de Cotia, curso Redes de Computadores e preciso de ajuda para o meu TCC.

 

Um dos objetivos do TCC é a criação de um Hotspot para os alunos, em que a cada período (manhã, tarde e noite) espera-se cerca de 60 conexões ou mais (podendo chegar a 100 conexões).

A Etec disponibilizou um Link de 2 megas dedicados para ser usado no Hotspot.

Minhas duvidas são: 2 megas de internet dedicado atenderia a demanda de 60 conexões simultâneas? ou o link ficaria muito pesado a ponto de não conseguirem utilizar a internet?. Caso 2 megas dedicado não sejam o suficiente de quantos megas precisaria para fazer com que as 60 conexões consigam utilizar a internet de modo eficiente?

 

Agradeço a atenção.

Editado por Goulart_etec

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você também precisa verificar quantas conexões simultâneas o seu ponto de acesso suporta. Cada dispositivo conectado ocupa uma faixa em uma largura de banda que é finita. O protocolo de rede determina a quantidade máxima permitida porém quem realmente dá as cartas é o seu ponto de acesso ou roteador wifi. Para navegação/email cerca de 500kb~700kb por usuário é suficiente.

60 x 0,5mb = 30mb de internet banda larga mas como você está usando um link dedicado acho que pode ser 3~4 megas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. É preciso ver qual a aplicação a ser utilizada, por exemplo aplicativos de mensagem funcionam poucos kbps (50 kbps por cliente)

 

2. Como a conexão é pequena, mas dedicada, deve ser síncrona. Para atender os clientes da melhor forma possível terá que usar algum cache/proxy, caso contrário ficaria limitado a aplicações que usam pouca banda. (Grande parte do conteúdo web pode ser facilmente reutilizado, por este motivo um proxy local ajuda para estes casos)

 

3. Outro é limitar as aplicações a serem utilizadas, por exemplo limitar o uso para downloads, etc.

 

4. Um link de 2 Mbit é pequeno, provavelmente não trará conforto para navegação, mas ao menos pode-se prover conexão de internet. E se for pensar em conexões wireless terá que usar mais de um AP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×