Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak com lm317


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, 

 

Estou desenvolvendo um circuito onde uso um timer 555 para acionar um rele para desligar um imã de uma porta, um amplificador operacional LM741 para cortar energia da bateria para o circuito quando for menor que 11v (Quando acaba energia a bateria assume). O transformador é de 16v 1,5a. A minha duvida é se eu usar um LM317 para regular a tensão para carregar a bateria a 13.8v e para o circuito/imã, teria algum problema ou se eu deveria usar outro lm317 para regular a corrente, onde aconteceria outro problema, pois o regulador de corrente deveria vir antes do de tensão e assim, prejudicaria a alimentação para o imã.

 

Obs: A bateria é de 12v 7ah chumbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Precisei ler 5 vezes mesmo assim a conjectura abaixo pode estar errada...

 

Eu (eu) não faria o lance do lm741 pra bateria assumir. Pode ser desnecessário. Apenas projete um carregador que mantenha a V da bateria em 13.8 e ainda consiga suprir com o circuito com sua corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando faltar energia da rede, a bateria vai assumir. O LM741 seria para cortar a alimentação da bateria quando ela chegasse a 11v para prolongar a vida da mesma. Seria algo bom isso?

 

A dúvida maior é em relação ao carregamento da bateria utilizando um lm317 tanto para carregar quanto para alimentar o circuito e o imã. A bateria é de 12v 7ah e a corrente máxima do transformador é 1.5 amperes, sendo assim, preciso regular a corrente para carregar a bateria ou não(No datasheet da bateria diz que a corrente máxima para recarga é de 2.1A)?

Pois irá ter variação de corrente quando o imã for acionado e desacionado e não sei se isso pode acarretar algum problema para a bateria.

 

Obs: Desculpa por não ter deixado claro o problema e obrigado pelas respostas.

Porta magnética.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supondo que o eletroímã não vai ficar ligado o tempo todo, então tanto ele quanto o timer 555 pode ser ligado diretamente a bateria.

O LM317 deverá ser ajustado para tensão entre 13,5 e 13,8V, assim não corre o risco da bateria ferver. Pois como a corrente é baixa e a bateria será pouco usada, não há necessidade de fazer um carregador completo de 2 tensões.

O circuito do 741 é interessante, pode usar transistor ou relé para desligar a fechadura caso a bateria acabe (o que eu acho muito difícil).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Supondo que o eletroímã não vai ficar ligado o tempo todo, então tanto ele quanto o timer 555 pode ser ligado diretamente a bateria.

O LM317 deverá ser ajustado para tensão entre 13,5 e 13,8V, assim não corre o risco da bateria ferver. Pois como a corrente é baixa e a bateria será pouco usada, não há necessidade de fazer um carregador completo de 2 tensões.

O circuito do 741 é interessante, pode usar transistor ou relé para desligar a fechadura caso a bateria acabe (o que eu acho muito difícil).

 

Porque que ele não usa um no-break, usa um eletro imã de corrente alternada de 110 v, assim quando a energia acabar, o nobreak entra em ação por horas, já que o consumo é pouco, e ainda quando tem energia, fica carregando, foi só uma sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas! 

 

Então não tem problema em usar um lm317 para a bateria e circuito/imã? O eletroímã vai ser desligado com frequência, pois haverá muita gente usando a porta para passar. Isso n iria interferir na recarga da bateria? 

 

A ideia seria montar um circuito completo sem a necessidade de um nobreak separado e o eletroímã comprado é de 12v de baixo consigo, é menos que 500ma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2016 às 08:43, Guilhermee1 disse:

Obrigado pelas respostas! 

 

Então não tem problema em usar um lm317 para a bateria e circuito/imã? O eletroímã vai ser desligado com frequência, pois haverá muita gente usando a porta para passar. Isso n iria interferir na recarga da bateria? 

 

A ideia seria montar um circuito completo sem a necessidade de um nobreak separado e o eletroímã comprado é de 12v de baixo consigo, é menos que 500ma.

E a noite?

Vão abrir a porta também?

Se não essa é a hora que a bateria irá carregar de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...