Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um pc novo, quase um tcc.


Posts recomendados

Olá!

 

Depois de bons 4~5 anos sofrendo na mão de um Dell XPS 15 502x com problemas na placa de vídeo, finalmente tenho a oportunidade de voltar para os desktops e gostaria de fazer bem feito. Dito isso, durante parte da adolescência e boa parte da vida adulto, sempre tive pc low/mid, variando entre conseguir rodar as coisas no minimo ou não conseguir at all. 

 

O orçamento pode ser esticado até R$4k a vista, mas idealmente ficando a baixo disso, explico mais pra frente do post. A maquina não será apenas para jogos, trabalho com software de edição de imagens e acabo lidando também com uma grande quantidade de arquivos dos mais variados tamanhos.

 

O ideal é exagerar um pouco agora nas specs para não se preocupar com isso por uns bons 3~4 anos, no máximo atualizando a GPU para um futuro distante onde VR seja viável por aqui.

 

Pela praticidade, facilidade, entrega e confiança, tenho pesquisado os preços e montado o setup na Pichau. Segue a build mais recente:

 

  • Processador Intel Core i5-6600K SKYLAKE 3.5GHz Cache 6MB, LGA 1151, BX80662I56600K (R$973,99)
  • placa-mãe MSI B150M Gaming Pro, DDR4 Chipset B150, Socket 1151 (R$711,46)
  • Memoria Kingston DDR4 HyperX Fury 8GB (1x8) 2133MHz Black, HX421C14FB/8 (R$225,00) x2*
  • Placa de Video PNY GeForce GTX 1060 6GB, VCGGTX10606PB (R$1.239,00)* 
  • SSD Corsair Force LE 120GB Sata III, CSSD-F120GBLEB (R$214,00)*
  • HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5, WD10EZEX - OEM (R$288,99)
  • Gabinete Aerocool CYCLOPS Black Edition Window, EN52933 (R$188,99)
  • Fonte Cooler Master GX 650W, Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, RS-650-ACAA-B3 (R$378,99)

 

Dúvidas:

 

1) Processador - Existe uma variação grande de preços entre i7 e i5. Muitos afirmam que não existe uma vantagem tão grande em relação a desempenho em jogos que justifique essa variação de preço. Porém o modelo escolhido é o mais "forte" dos i5, com 3.5Ghz permitindo overlock se necessário. Está correta essa lógica ou posso até diminuir pra um modelo de 3.3ghz ou 3.2ghz? 

 

2) placa-mãe - Essa é uma das peças que menos entendo sobre. Apesar disso, parece não ter muito mistério, entendo que normalmente se investe menos na placa-mãe, apenas para "sustentar" o resto da máquina, mas parece importante para manter um pc a longo prazo. Alguma melhor? 

 

3) Memoria - Sem muito mistério, no fim parece que a escolha de 8gb em um pente só sempre compensa. Quanto aos Mhz, na descrição da placa-mãe diz haver suporte para 2133Mhz, enquanto que não há tanta variação de preço das de 2666Mhz por exemplo, porém ela não suportaria? Também alguns dizem que os Mhz nesse caso nem fazem tanta diferença assim.

 

4) Placa de Vídeo - Oh boy. Que bagunça! Uma rápida busca aqui no fórum achei a sugestão de colocar uma MSI RADEON RX 470 Gaming X 4G, fica bem mais em conta por R$ 948,99... mas cada um diz uma coisa. Fico sempre com dúvida quanto a marca que vem antes, isso é só o fabricante mesmo? Me apego ao modelo depois da marca? Mas as vezes é complicado, como exemplo a ZOTAC GTX 1060 3GB tem um cooler só? Ao mesmo tempo, as recomendações como top principalmente lá fora começam em R$2,5k por aqui, nesse caso nem pensar. 

 

5) SSD - Pouca diferença de preço em relação as outras opções, os mais "top" de benchmarks internacionais parecem nem estar disponíveis por essas terras... Dá pra economizar 10 contos por um MARKVISION, mas vai saber...

 

6) HD - Parece ótimo. 

 

7) Gabinete - Pouca coisa mais caro do que o mais barato compatível, com espaço pra fonte em baixo, espaço pro SSD também, sem muita dúvida por aqui.

 

8) Fonte - Outro grande tópico de discussão nos forums. Sei que não se economiza nessa peça. Também vi que com uma gpu só (e não pretendo passar disso) 500W dão conta, mas considerando todas as peças e "pra garantir" 650w.

 

Enfim, rate my setup, me contem tudo onde estou errando. Mim ajudi por favor!

 

Agradeço desde já a enorme paciência e ajuda de todos, e desculpa se expliquei demais, sinto que as pessoas normalmente dão muito pouca informação.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Corvuz

Já que pensou em pegar uma placa-mãe travada, melhor pegar um processador mais barato (i5-6500). Para overclock nesse 6600k você terá que pegar uma placa-mãe Z170, que é um bocado mais cara.

A fonte está bem exagerada. Pegue uma CX500, XFX 500, Seasonic 520W.

Em questão de placa de vídeo, pense alto. A RX 470 está muito abaixo da GTX 1060. A que chega mais perto é a RX 480.

Nesse caso, eu ficaria com a GTX 1060 ou até mesmo economizaria no SSD pra pegar uma GTX 1070.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...