Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
EuHetfield

Indo da área administrativa para ti (redes)

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Quando adolescente lidava diariamente com questões de informática (na época ainda falamos informática ao invés de TI) puramente por hobby. Isso foi lá por meados dos anos 90.

Com o tempo fui deixando de lado a informática e focando na minha carreira profissional (área administrativa), porém de vez em quando tentando saber das inovações de TI e afins.

Pois bem, de uns tempos pra cá estou começando a tentar migrar minha carreira para a área de redes. No meu local de trabalho existe a possibilidade de fazer esta mudança (ir do setor administrativo pra TI).

Dito isso, peço opinião de vocês quanto a:

1) Material de estudo da área (livros, etc, vídeos) para aprendizado autodidata;

2) Tenho a possibilidade de frequentar uma pequena empresa de TI de um amigo para poder pegar experiência. Entretanto, com esposa e filho será bastante difícil esta escolha, pois dedicarem bem menos tempo a eles. O que acham?

 

Obrigado antecipadamente.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @EuMurphy!

 

Não sou especialista na área, apenas trabalho com coisas relacionadas. Como você é da área administrativa, sugiro entrar no assunto "pouco a pouco", tentando fazer uma transição mais lenta e associando alguns termos em comum.

 

Para isso, sugiro o livro: Governança da Nova TI: A Revolução. Ele não é aprofundado em Redes, mas fala bastante sobre TI e é direcionado para gerência.

 

Para um aprofundamento mais didático do que livros/estudos específicos, sugiro também a seção de Redes do Clube do Hardware, clique aqui.

 

Aprecio seu desejo de mudança, não é bom ficar estagnado num lugar só.

 

Sobre a possibilidade de visitar frequentemente a empresa de seu amigo, particularmente acho desnecessário, pelo menos no começo. Espere reunir um melhor know-how, e irá para lá já sabendo o que está vendo e associando aos estudos. Fora que família deve ser prioridade (lembre que prioridade não deveria ter plural) na vida de um homem.

 

Abraço!

Editado por R0cha
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito importante a iniciativa! sempre devemos ter uma estrada dupla na carreira, sendo um plano A e um plano B.

 

Bom, para dar esse "START", como nao sei o quanto você ja esta aprofundado no tema, recomando iniciar com pequenas video aulas no youtube mesmo, de partes técnicas simples, como "configurações básicas de roteador/switch/repetidor", crimpagem de cabos, normas básicas, montagem de rack/patch panel, crimpagem de keystone, etc. Como você citou que é possível fazer essa migração em seu local de trabalho, pode vir a ser bem útil no início.

 

De documentação, recomendo consultar os processos ITIL (infraestrutura) e COBIT (Segurança) para dar fundamento as aplicações que você pode vir a fazer.

 

Feito isso, digamos que "a parte física", pode-se começar a entender melhor a parte lógica, como servidores, firewall, gerenciamento e etc. 

 

Recomendo também o uso do programa Cisco Packet tracer para emular as topologias de rede e a comunicação.

 

Bons estudos!!!

 

E lanço o desafio: Elaborar a topologia de rede da empresa que você trabalha atualmente (se nao for algo muito grande é claro) no packet tracer, colocando switches, servidores, quantidade de Workstation, pontos wireless, impressoras e etec e apontar quais os principais problemas recebidos no help desk, ou seja, os principais chamados e as principais necessidades. 

 

Assim poderemos tentar lhe indicar algumas soluções.

 

Forte abraço.

 

 

Editado por Jonas Barbosa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×