Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tda ou stk, qual afinal é o melhor?


Carlosst

Posts recomendados

@Mestre88 Olha, eu troquei os capacitores do Aiwa que tenho, e vi muita diferença. Ele tem um recurso chamado T Bass, que antes, eu acionava e não via muita diferença. Agora com capacitancia maior, é muito nítido a diferença. O Carlos Mergulhão, fala que é por isso que ele coloca capacitores super potentes nas suas fontes, creio que 40 000 uF. Não teria outra finalidade, não é? A não ser a super friltragem pro sinal de saída de audio ficar o mais puro possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou eu dizer no post anterior que existem casos e casos.

Eu quis dizer que ajuda, mas não em 100% dos casos.

 

Nessas funções do tipo que você mencionou usam um tipo de filtro passa baixas ativo que forçam o amplificador a dar mais ênfase nas frequências mais baixas.

 

De maneira geral o capacitor serve para tornar a Corrente Alternada em contínua trabalhando em conjunto com a Ponte retificadora.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlosst disse:

Então a capacitância não interfere em nada na corrente do diodo?

Interfere, mas fica ruim se a diferença for muito grande do tipo de colocar um capacitor de 40000uF em uma fonte de baixa corrente.

Um capacitor vazio é um curto, mas rapidamente quando a fonte é ligada ele se transforma em uma bateria. Se for o caso extremo que eu citei aí em cima a pequena fonte vai demorar pra enchê-lo todas as vezes que ele for descarregado.

Porém o diodo não vai queimar por causa da grande capacitância, o diodo leva um tempo para queimar e o capacitor não dá esse tempo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Carlosst disse:

@Mestre88 Li que quanto maior a capacitância, maior a corrente, quando o capacitor está descarregado, então não é só aumentar a capacitor, isso vai interferir no diodo também, não é? Ou seja, ele tem que suportar maior corrente..

O capacitor carrega e descarrega 60 vezes por segundo (ou 120?) e quando ele está descarregado   também se torna uma carga, ele consome corrente para se carregar, corrente que é somada a que já está sendo drenada da fonte e essa corrente passa antes pelos diodos (ponte), se aumentar demais a capacitância é perigoso sobrecarregar os diodos da ponte pois será exigido mais deles.

 

Fazendo analogia com a água, o capacitor seria uma caixa d'agua, quanto maior a capacitância, maior a caixa.

Imagine um vestiário de campo de futebol, 10 pessoas resolvem dar descarga ao mesmo tempo, o consumo de água será muito grande, mas se tiver uma caixa d'agua grande ou várias caixas o suprimento de água não será restringido.

Nessa analogia a água seria a energia, as valvulas de descarga seriam os graves, e a caixa os capacitores.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 To satisfeito com a explicação, me deixou mais tranquilo, em relação ao som Aiwa, obrigado!

adicionado 10 minutos depois

@cesardelta1 Eu tava pensando igual a você, mas lendo o que @Mestre88 disse,  eu tive que concordar, pois essa frequencia não deixaria o diodo queimar, seria muito rápido essa carga do capacitor.

adicionado 29 minutos depois

Sinceramente, eu to confuso. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo ponto de vista de uma fonte de baixa corrente como o Mestre disse, ele está correto.

Um capacitor muito grande se transforma em um curto inicial, nisso é exigido muita corrente e a fonte é fraca, a tensão cai, e como a corrente está relacionada diretamente com a tensão, a corrente também cai, carregando o capacitor lentamente.

 

Nesse caso se a tensão e a corrente caem, os diodos não tem tempo de queimar.

Agora no caso de uma fonte bem projetada e você aumentar demais os eletrolíticos, aí sim queimará.

 

Em amplificadores isso geralmente não acontece pois as fontes são sub dimensionadas, as vezes para baratear a produção, as vezes de propósito para limitar o sistema.

 

Uma fonte sub dimensionada baixa a tensão em caso de alguém "dar pau" no volume, e baixando a tensão a potencia também cai, assim não sobrecarrega o amplificador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 Eu fiz eletrotécnica no colegial, uma das matérias era eletronica básica, montei até uma fonte regulada, 12 V 2A. Mas naquela época eu nem pensava em montar um amplificador, então esses detalhes eu não ficava pensando, e nem era discutido em sala de aula. Além disso, faz quase 30 anos que terminei o curso. Vim montar um amplificador só agora, com TDA 2030.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, cesardelta1 disse:

Em amplificadores isso geralmente não acontece pois as fontes são sub dimensionadas, as vezes para baratear a produção, as vezes de propósito para limitar o sistema.

 

E quem nunca viu as lâmpadas do dial de um 3 em 1 ou receiver antigo piscarem no ritmo da música quando o volume está alto?

 

adicionado 0 minutos depois

Em aparelhos com painel de LED isso não acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem cálculos para o dimensionamento correto dos capacitores de filtragem da fonte de alimentação dos amplificadores. Mas....,

 

Mas imaginem por um momento que o som que seu amplificador esteja reproduzindo seja um sub-grave de 20 Hz, com alta potência.... a capacitância necessária para sustentar isso, sem deixar a tensão da fonte cair mais do que uns 5% seria bem grande, e mesmo que voce a implementasse, o transformador da fonte teria de conseguir fornecer corrente suficiente para recarregar os capacitores, e também alimentar o consumo do amplificador, o que implica em ter um transformador capaz de fornecer uma corrente muito grande !

 

Traduzindo isso : é como dimensionar uma fonte de 200W para um amplificador de apenas 100W.

 

O custo do amplificador seria bem maior, então sempre o fabricante faz um compromisso para manter o custo mais baixo.

 

Nesses casos, se você aumentar os capacitores, vai perceber a diferença nos graves.

 

Em casos de alta potência, é normal ver os capacitores esquentarem muito devido à carga e descarga de alta corrente que ocorre conforme a música, e é por isso que se recomenda usar nessas fontes capacitores certificados para altas temperaturas, geralmente os marcados com 105 no corpo.

 

Como eles custam mais caros que os comuns, quase nunca vemos eles nos amplificadores comerciais.

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Eu nunca vi esse tipo de 3x1, o que eu tive era com led, você quis dizer  com função de V.U., não é?@aphawk Com a explicação de vocês, ficou claro, que os capacitores não "aumentam" os graves, mas eles podem suprir potencia da fonte o suficiente pra reproduzi los. Eu tava com a ideia errada sobre isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlosst disse:

@Mestre88 Eu nunca vi esse tipo de 3x1, o que eu tive era com led, você quis dizer  com função de V.U.,não é? 

Nos aparelhos mais antigos eram usados lâmpadas para clarear o painel, quando se aumentava o volume no máximo o alto falante puxava a energia da fonte escurecendo as tais lâmpadas. 

Isso tem a ver com os transformadores sub dimensionados que o @cesardelta1 estava comentando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um media receiver, aqueles de carro, que amplifica a saida de audio do pc. Uso um equalizador gráfico de 15 bandas no pc. Creio que ele funciona como se fosse no estágio de pré amplificador. Além disso eu uso todos os controles de tonalidades do media receiver, como o loudness que eu coloco no máximo, além de acionar o bass boost e também o preset eu coloco em rock. O ajuste de tonalidade fica melhor no estágio de pré? Quero saber em relação a distorção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei aqui no forum na parte de eletronica, sobre amplificadores, não encontrei nenhum tópico, além do meu. Aqui foi o único fórum que encontrei sobre eletronica, e olha que não é o tema principal. Alguem aí conhece outro fórum especializado nisso? Não achei nenhum, e os que me inscrevi, não me aceitaram. Acho triste, pois tem milhares de pessoas aqui no Brasil que curtem eletronica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlosst ,

 

Uma grande referência para quem curte áudio é este site :

 

http://diyaudioprojects.com/

 

No Fórum de lá, encontrará todos os grandes nomes nesse assunto, e também grandes discussões técnicas e excelentes projetos.  Vai se enjoar de ver tantos projetos de amplificadores, prés, fontes, equalizadores.....

 

Sendo mais geral, existe este outro site que eu gosto muito  sobre quase tudo que é possível montar com Eletrônica:

 

http://www.instructables.com/tag/type-id/category-technology/

 

Explore bem, pois tem de tudo dentro dele..... eu já fiz várias montagens desse fantástico site !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...