Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 3570k + asus p8z77-v lx2 overclock. apenas observações.


Posts recomendados

Boa tarde, gostaria de saber se é possível saber se eu estou bem rodando em @4,5 Ghz no meu processador, ou corro algum risco, ex:. tensão muito alta, temp. alta.

O motivo do overclock é que eu adquiri uma GPU nova GTX 1070 e notei que alguns jogos ela esta perdendo desempenho, o processador provavelmente esta segurando ela um pouco.

Eu ativei o HeavyLoad por um determinado tempo e tirei uma SS com o HWMonitor aberto para que vocês que tenham conhecimento poder dar uma opinião.

Agradeço desde já qualquer ajuda. Abraço!

over.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Lorscheiter as temperaturas também estão meio estranhas. Era para os dois núcleos do meio estarem de 4 a 6ºC mais quentes. Eles estão quase todos iguais, o que pode indicar a pasta mal aplicada ou o dissipador com pouco contato.

 

Não é recomendado fazer overclock automático. Só para comparar, baixe o OCCT e faça o teste abaixo, na aba CPU e com as opções marcadas. Veja como fica e poste aqui o HWmonitor e o CPU-Z.

 

 

OCCT2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Lorscheiter ih, então está feia a coisa :eek: Inicie o teste de novo e veja como fica o Vcore. Mas não precisa demorar. Coisa de alguns segundos para ver se o Vcore varia. Só para saber se vai passar dos 1.320v que estava no outro teste que você fez.

 

O OCCT é forte mesmo, mas o seu H60 não deve estar bem instalado. Ou então o Vcore está acima de 1.4v. Ou ele tem folga no backplate.

 

Mas veja como fica o Vcore no teste do OCCT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Lorscheiter mais ainda está alto. 1.36v é muita coisa. Só não deixe passar disso, pois o recomendado é 1.35v. Alguns overclockers chegam a 1.4v, mas fazendo over manual de 4.8GHz para cima.

 

Do jeito que está, você talvez consiga chegar a 4.6Ghz com 1.3v em um overclock manual.

 

Sobre a instalação, o radiador precisa estar com as mangueiras para baixo. Como está no seu? Dá para tirar uma foto? Se anima a tirar uma foto de como a pasta está espalhada na CPU e no dissipador do bloco? Precisaria levantar o bloco. Pela maneira que a pasta espalhou dá para ver se ele está com folga no backplate.

 

Está usando qual pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa 

O teste terminou, vou colocar a foto do resultado e mais 2 fotos da pasta térmica.

Quanto a posição do bloco, as mangues ficam para o lado direito, e o logo da corsair fica certo, se colocar as mangueiras para baixo a logo fica torta, quanto ao cooler ele fica no topo do gabinete pois foi o único lugar que coube, tenho um gabinete Thermaltake V2 Amd edition.

OC3.jpg

foto.JPG

foto 2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Lorscheiter a pasta está muito bem espalhada. Não é problema de instalação. Se o radiador está montado em cima, não tem muito problema.

 

Restam as seguintes perguntas:

 

Qual é a marca exata da pasta térmica que você está usando? É velha, nova?

O fan está conectado aonde? CPU-fan? SYS-fan?

O bloco está conectado aonde? CPU-fan? SYS-fan?

 

Como nota, você está rodando o OCCT por 1h13min. Eu faço 13min. Tire o 1h. Pode até fazer 3min para ver o Vcore e uma leitura básica das temperaturas. 

 

E depois é melhor você fazer um overclock manual para baixar esse Vcore. O overclock automático deixa o Vcore muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

A marca da pasta térmica é IMPLASTEC comprei ontem, unica que encontrei na minha cidade, moro no interior só se eu encomendar uma pela internet, alguma dica?

O fan esta conectado no CPU FAN e o bloco esta conectado PWR FAN. Vou anexar uma foto do modelo da placa-mãe.

Quanto ao OCCT acredito que vem com 1h em preset eu que não vi direito sua SS.

Nunca fiz OC Manual, tenho que estudar bem como se faz antes pra não acabar fazendo *****.

p8z77-v lx2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Lorscheiter é, essa implastec está acabando com o seu overclcok :P Quando eu vi a foto eu pensei nela, pois ela espalha igual ao teste que eu fiz (desafio Implastec). Pelo teste você vê que a diferença em overclock chega a quase 8ºC, isso com 1.32v de Vcore. Você está usando 1.36v. Já que está fazendo overclock, seria legal comprar uma boa pasta.

 

A Fusion X1 é a melhor, a DeepCool é a pior, mas todas elas servem.

Extreme Fusion X1
Xigmatek PTI-G4512

DeepCool Z5

 

O water cooler está instalado direito. Eu só desabilitava o controle PWM desse conector PWR-FAN no BIOS. Um dos conectores da minha placa-mãe deixa a bomba a 2/3, mesmo ela sendo 3 pinos. Eu tenho que desabilitar o PWM para ela rodar a 12v. Vá no BIOS, em PC Health, procure o esse PWM-FAN e escolha a opção "disable". Isso não vai desligar o conector, mas desabilitar o PWM. Assim ele vai rodar sempre a 12v. É mais seguro, pois as bombas de water cooler quebram com o tempo se não estiverem a 12v.

 

E o overclock manual é bem mais seguro e as temperaturas vão abaixar, pois você pode fazer um over de 4.5 / 4.6GHz com o Vcore na casa dos 1.30v / 1.32v, que é bem aceitável. Acima disso começa a ser loteria.

 

Só precisa setar o clock, o LLC e o Vcore e habilitar, desabilitar algumas funções. Se fosse placa-mãe Gigabyte eu passava o meu setup, mas placa da Asus é muito cheio de firula.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Vou fazer a substituição da pasta térmica assim que eu conseguir comprar uma melhor.

Quanto a opção PWM eu não encontrei nada parecido na minha bios, mas eu reparei que na aba "Monitor" ela mostra  "12V Voltage   +11.888" algo assim, acho que já esta no máximo. Tem essa foto que achei na internet da aba que estou falando, tentei tirar uma print no meu PC mas não to conseguindo, e na minha bios o CPU Fan Profile eu coloquei no Turbo para aumentar a ventilação, o que não ajudou muito, só esta fazendo mais barulho.

monitor-3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Lorscheiter mas esse aí só está mostrando o CPU fan. Você precisa encontrar o do PWR-Fan. Nessa foto, onde está escrito "Standard" você coloca em "Disable" no PWR-fan. Essa é a parada. Nesse aí da foto você não mexe em nada, ou deixa no turbo, como você colocou. Não deve ter melhorado porque o gargalo é da Implastec, que deve estar no limite com esse overclcok. Eu nem fazia mais teste de estresse com a CPU com Implastec. Essa pasta é perigosa para overclock.

 

Essa "voltage" que você leu é a tensão do rail 12v da fonte, não tem a ver com o conector PWR-fan.

 

Asus é bem complicado. Esse print aí deve ser a interface básica. Deve ter uma avançada, não sei.

 

Mas eu acho que o único problema seu é a Implastec e o Vcore alto. Trocando de pasta e fazendo um overclock manual, você vai abaixar de 10 a 15ºC essas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...