Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair cx750 barulho de leitura - clicking noise


Posts recomendados

Boa noite! Minha configuração é da assinatura. A fonte e todos componentes do PC (exceto placa de vídeo e SSD) possuem 3 anos e meio.

Possuo uma fonte CX750, acabei de trocar a placa de vídeo para a GTX950 (A antiga HD7950 parou de dar sinal) e instalar um SSD Sandisk Plus (o antigo era um HD Seagate).

Problema: A fonte Corsair CX750 está fazendo um "barulho de leitura", não é tão alto mas perceptível. Não é constante que nem coil whine (alías a fonte também apresenta coil whine ao rodar jogos mais pesados - barulho constante e de "grilo", diferente do barulho mencionado anteriormente). Percebi esse barulho ao instalar o SSD, pois o "barulho de leitura" se disfarçava com o barulho normal do HD (pensei até que 100% do barulho era do HD, porém parte é da fonte como descobri agora!).

 

Uma possibilidade descartada é a fan. A fonte está sem garantia (há um ano atrás abri a fonte e troquei a fan por uma Viper Akasa, pois a antiga estava fazendo barulho).

Preciso me preocupar? Qual a média de vida útil de uma fonte? Há algum modo de ver se a fonte está funcionando perfeitamente? O máximo que fiz até agora foi ligar a fan da fonte no sys_fan (aumentou a rpm) e checar algumas voltagens no AIDA64!

Até agora nenhum problema com inicialização de PC, chuvisco na tela ou algum tipo de falha..

Obs.: Uso o filtro de Linha SMS Clean Energy (porém minha casa não possui aterramento).

 

Tentei detalhar o melhor possível, obrigado desde já!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
4 horas atrás, braconius disse:

Por ser o fan da fonte que está com defeito ou "batendo" na estrutura ou em algum fio.

 

Alias, pra que colocar uma fonte de 750w pra alimentar uma configuração que não consome nem 250w direito?

Como eu mencionei no tópico, já chequei a fan. O barulho não é um barulho de algo físico batendo em outra coisa, parece mais um "coil whine", barulho agudo. Comprei o computador montado, veio com a HD7950 e com a fonte CX750, não tinha como trocar a configuração.Sei que uma fonte de 430W aguentava bem a configuração com a GTX950, aliás estou pensando até em trocar a fonte por uma de 430W com medo dessa CX750 estar com algum problema! Obrigado!!

adicionado 3 minutos depois

Atualizando o tópico..
Aparentemente o clicking noise diminuiu e agora a fonte faz um barulho quando mexo o mouse. É um barulho constante desde que eu esteja mexendo o mouse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pen.Apple disse:

Como eu mencionei no tópico, já chequei a fan. O barulho não é um barulho de algo físico batendo em outra coisa, parece mais um "coil whine", barulho agudo. Comprei o computador montado, veio com a HD7950 e com a fonte CX750, não tinha como trocar a configuração.Sei que uma fonte de 430W aguentava bem a configuração com a GTX950, aliás estou pensando até em trocar a fonte por uma de 430W com medo dessa CX750 estar com algum problema! Obrigado!!

adicionado 3 minutos depois

Atualizando o tópico..
Aparentemente o clicking noise diminuiu e agora a fonte faz um barulho quando mexo o mouse. É um barulho constante desde que eu esteja mexendo o mouse. 

Não existe nenhuma chance de o movimento do mouse causar barulho na fonte... Não faz nenhum sentido pra mim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, braconius disse:

Não existe nenhuma chance de o movimento do mouse causar barulho na fonte... Não faz nenhum sentido pra mim...

Procurei na net e não achei nenhum caso igual. O mais parecido que encontrei foi o rolamento do mouse causar um barulho na fonte. Disseram que tem algo a ver com interferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Pen.Apple disse:

Procurei na net e não achei nenhum caso igual. O mais parecido que encontrei foi o rolamento do mouse causar um barulho na fonte. Disseram que tem algo a ver com interferência.

Muito antigamente, nos meus primórdios na informática, lembro de ter visto algo como um mouse causando interferência em caixa de som. Não seria esse o caso? Mouse causar interferência em fonte, novamente, não faz nenhum sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, braconius disse:

Muito antigamente, nos meus primórdios na informática, lembro de ter visto algo como um mouse causando interferência em caixa de som. Não seria esse o caso? Mouse causar interferência em fonte, novamente, não faz nenhum sentido.

Talvez interferência na mobo? De qualquer maneiro o barulho vem de dentro do gabinete. Vou abrir e tentar localizar de onde vem o barulho! Mas com certeza não vem da caixa de som e do monitor!
Supus que era da fonte pois ela já estava fazendo um barulho semelhante, aquele "clicking noise" que eu comentei!
Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Pen.Apple disse:

Talvez interferência na mobo? De qualquer maneiro o barulho vem de dentro do gabinete. Vou abrir e tentar localizar de onde vem o barulho! Mas com certeza não vem da caixa de som e do monitor!
Supus que era da fonte pois ela já estava fazendo um barulho semelhante, aquele "clicking noise" que eu comentei!
Obrigado!

Depois que confirmar de onde vem o barulho realmente, volte a postar! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2016 às 16:31, braconius disse:

Depois que confirmar de onde vem o barulho realmente, volte a postar! :thumbsup:

Boa noite! O barulho vem realmente da fonte!
Gravei um aúdio, tentei deixar as fans o menos barulhento possível. Deem uma olhada ! https://soundcloud.com/gustavo-kiyoshi-takeda/teste

https://soundcloud.com/gustavo-kiyoshi-takeda/teste2

(essa segunda gravação fiz 20minutos depois, acho que está mais evidente a diferença)

Primeiramente gravei 10segundos sem mexer o mouse (ruído de leitura ou clicking como tinha falado)

Depois mexi o mouse por 10 segundos (as oscilações do ruído aumentam).
E para diferenciar os ruídos, fiquei alternando entre mexer o mouse por 5 segundos e não mexer o mouse por 5 segundos.

 

Obs.: Realmente parece um barulho de HDD, mas não é.. só possuo SSD na máquina (aliás troquei o HDD por um SSD pensando que o barulho fosse do HDD..hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Pen.Apple disse:

Boa noite! O barulho vem realmente da fonte!
Gravei um aúdio, tentei deixar as fans o menos barulhento possível. Deem uma olhada ! https://soundcloud.com/gustavo-kiyoshi-takeda/teste

https://soundcloud.com/gustavo-kiyoshi-takeda/teste2

(essa segunda gravação fiz 20minutos depois, acho que está mais evidente a diferença)

Primeiramente gravei 10segundos sem mexer o mouse (ruído de leitura ou clicking como tinha falado)

Depois mexi o mouse por 10 segundos (as oscilações do ruído aumentam).
E para diferenciar os ruídos, fiquei alternando entre mexer o mouse por 5 segundos e não mexer o mouse por 5 segundos.

 

Obs.: Realmente parece um barulho de HDD, mas não é.. só possuo SSD na máquina (aliás troquei o HDD por um SSD pensando que o barulho fosse do HDD..hehe)

Daqui não consigo ouvir os áudios. Aguarde mais opiniões!

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, braconius disse:

Daqui não consigo ouvir os áudios. Aguarde mais opiniões!

 

Boa sorte.

 

7 horas atrás, Internet disse:

Essa gravação de áudio está um desastre, não dá para ouvir nada.

 

Como você chegou a essa conclusão? Eu experimentaria deixar a fonte em cima de alguma bancada, caso possível, para testar. Porque a hipótese do ruído vir da placa-mãe é perfeitamente plausível.

Vocês não conseguem ouvir esse barulho de "estática" no fundo?

Minha fonte fica na parte inferior do gabinete e dá pra ouvir que o barulho certamente vem da fonte e não da placa-mãe. Nunca desmontei um PC do zero. Para retirara fonte dessa maneira teria que retirar a placa-mãe também? Ou dá pra tirar a fonte sem retirar os outros componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...