Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador fx-8350 esquentando muito em stock


Posts recomendados

Primeiramente bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada a todos.

Eu estou com um problema q não sei se e grave ou e assim normalmente em todos processadores AMD FX mas o meu esta super aquecendo mesmo com um Corsair H55 com Push-n-Pull.

Meu processador esta trabalhando em stock e no windows sem nada aberto a temperatura já ultrapassa 50 graus, quando abro algum jogo mesmo leve como Dota ou ate mesmo um vídeo no Youtube em qualidade maior ele chega a 70 graus facilmente e depois disso estabiliza e não ultrapassa, mas em dias quentes o computador chega a dar umas travadas e quando vou ver a temperatura e porque esta na casa do 75 graus.

Eu usava ele com o cooler box e já vinha esquentando, então resolvi compra um Corsair H55, também não adiantou, vi alguns posts e algumas pessoas falavam q poderia ser a pasta térmica q já vinha de fabrica no hydro, comprei uma artic silver five e nao adiantou nada, a temp com o box para com o hydro caiu torno de cinco graus.

Detalhe q minha placa de vídeo em jogos mais leves só fica com as fans desligada.

 

Segue alguns prints do meu pc com somente o windows aberto e o processador em stock e a sua temperatura.

Se alguém poder me ajudar fico muito agradecido porque não consigo saber qual o problema.

 

Configurações do meu pc

placa-mãe ASRock Fatal1ty 990FX Killer

Processador FX-8350 4.0GHz Stock

HydroCooler Corsair H55 Push-n-Pull

Memoria Ram G.Skill Ripjaws 2x4Gb 1866Mhz

Placa de vídeo Gigabyte GTX-950 Xtreme Gaming

SSD 120Gb Kingston V300

HD 1Tb WD Seagate

Gabinete X-Trike V9

Refrigeração com 3 fans de entrada de ar frio 2 frontal e 1 lateral e 1 fan de saída de ar quente na traseira.

 

Obrigado a todos.

temp.png

temp2.png

temp3.png

temp4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@VictorHazori Verifique se foi corretamente instalado o watercooler.  As vezes mal colocado, as placas de cobre não encostam no processador.. há um aumento de calor... 

Verifique as pastas térmicas..

 

OUtra coisa, a lateral NUNCA deve ser usada como exaustor. Mas sim como injetor de ar frio. 

Ou seja, os injetores sempre serão no painel frontal, lateral e painel inferior(base)  e os exaustores painel traseiro e painel superior(topo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Eu verifiquei varias vezes e reinstalei varias vezes o WaterCooler e realmente não e ele, esta tudo instalado corretamente e ele continua esquentando, comprei uma pasta térmica melhor do q a de fabrica mas ainda assim não adiantou.

E sobre a lateral como exaustor eu falei errado, ela esta injetando ar frio e só tem uma saída de ar quente na traseira. Eu falei errado desculpe

Já tentei fazer de tudo e não resolvi o problema, estou ate pensando que possa ser algum problema no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VictorHazori você está fazendo o push pull direito? Um erro muito comum é a pessoa instalar um fan de frente para o outro. Eles precisam estar em linha.

 

E você está fazendo o push pull com dois fans iguais? O do H55 eu sei que é 3 pinos. E o outro? Especificações idênticas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É realmente tem coisa errada aí... de fato os FX esquentam muito e foram até feitos para aguentar temperaturas mais elevadas do que a intel. MAS, no seu caso... pode as vezes nem ser o processador ou o cooler dele em si.. pode ser as outras peças em volta que podem estar esquentando a placa-mãe. Verifique a temperatura do resto,  seja memória, chipsets, placa de vídeo...  

 

Até arrisco a dizer que pode ser defeito do watercooler também... pois dentro dele há um liquido semelhante aos ar condicionados, pode estar ou tenha vazado... etc... verifique tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu sistema de push n pull esta praticamente identico ao dessas duas imagens @Contiusa

1467295544_486_Review-Corsair-H55-water-cooler.jpg

Push-Pull.jpg

adicionado 1 minuto depois

Alguém sabe como funciona essa margem térmica no AMD OverDrive, de acordo q faco o teste de estabilidade ela esta diminuindo.

adicionado 2 minutos depois

@DiF Você acha q tem alguma chance do processador poder esta com defeito de fabricação ? Ou e muito improvável ?

adicionado 4 minutos depois

@DiF Acho improvável seu o watercooler porque antes de usar ele eu usava o cooler box e esquentava mais do que com ele, ele ajudou bastante a deixar o computador mais frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@VictorHazori

3 minutos atrás, VictorHazori disse:

Você acha q tem alguma chance do processador poder esta com defeito de fabricação ? Ou e muito improvável ?

Na minha opinião é muito improvável. Pois se fosse defeito dele o pc nem funcionaria normalmente.

Para eu, tem mais cara de problemas de resfriamento do cooler OU pode ser algo mais sério como o fluxo der ar interno. 

 

Normalmente com um watercooler, sempre tende a diminuir a temperatura, na verdade ele é altamente recomendado ainda mais com FX. Por isso não descarto o defeito ser dele mesmo.  Está na garantia? Se sim, acione. 

 

Por exemplo, não possui um watercooler, mas uso um air cooler  com um FX 8120. este processador é um pouco mais fraco que o seu, mas é uma fornalha se não usar um cooler bom.. o meu é um Tx3 evo e ele resfria muito bem, cheguei até fazer um overclock em 4.1 sendo que o stock dele é 3.1.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VictorHazori mas ele tem que soprar para fora, não para dentro do gabinete (como está na foto). Ou você está jogando todo o ar quente em um ambiente fechado. Você precisa inverter a posição.

 

Qual é a marca dos fans?

 

Instale o AMD Overdrive que o Faria indicou. É o único aplicativo correto. Os outros são bugados e não indicam a temperatura correta (longa história). Tem que ficar ligado, pois o FX-8350 só pode chegar a 61ºC (especificação AMD). Eles são mais sensíveis e não lidam bem com calor. Mas sem saber a temperatura correta (AMD Overdrive), não adianta se preocupar.

 

O AMD Overdive só indica a margem térmica. Se estiver abaixo do limite, tudo bem. Se passar do limite, se preocupe. Depois você pode fazer uma conversão para o HWmonitor, mas veja primeiro com o AMD Overdrive.

 

O bloco do H55 está ligado aonde? Isso é fundamental.

 

Os fans do H55 estão ligados aonde?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Estão soprando para fora os dois coolers, os dois são Corsair. Eu instalei o AMD OverDrive e fiz o teste de clock automático sem aumentar a tensão e o CPU chegou a 4.4Ghz com 75 no máximo 78 graus, e quando ele estava a 4.0Ghz no teste ele estava na mesma marca de temperatura, mesmo subindo o clock a temperatura não aumentou.

O AMD OverDrive indica margem térmica e ela abaixa o valor de acordo q eu faco o teste de estabilidade no computador, aquela margem térmica e o valor da temperatura ou tenho q subtrair de algum outro valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VictorHazori Mas não dá para fazer overclock automático desse jeito, sem saber a temperatura correta. Carregue o Load Optmized Defaults para o FX-8350 rodar em stock com o Turbo Core de 4.2Ghz. O BIOS dessa Fatality deve ter o Turbo Core ativado padrão. 

 

Depois rode um teste de estresse e veja quanto marca a margem térmica do AMD Overdrive. Indique por favor quantos graus tem a margem térmica.

 

O bloco do H55 está conectado aonde? Isso é importante.

 

Qual modelo de fan da Corsair? Existem vários modelos. Não pode ser o fan que veio com o H55 porque só vem um. Se você disse que são dois iguais, qual é o modelo desses fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Esta tudo em stock amigo, eu fiz o teste para ver se a temperatura ia subir muito mais o intrigante e que nao subiu.

Em IDLE esta marcando em torno de 37 graus na margem térmica no AMD OverDrive.

O WaterCooler esta com a bomba ligado na entrada CPU_FAN1 da placa-mãe e o primeiro cooler esta ligado na CPU_FAN2 e o segundo cooler esta ligado no CHASSI_FAN1.

O modelo e o mesmo q vem junto com o H55, comprei ele de um amigo q a mangueira cortou do WaterCooler dele q era H55 tambem.

adicionado 18 minutos depois

Deixei o teste de estabilidade rodando meia hora e a temperatura maxima foi 80 graus no CPUTIN e 55 graus nos cores.

Todo teste feito com o CPU em stock

test.png

teste.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VictorHazori então, cara, está sobrando 13ºC com a CPU a 100%. Não está nenhuma maravilha, mas ainda tem uma margem. Qual teste de estresse você está fazendo? Mas esquece as temperaturas do HWmonitor. Está tudo errado.

 

Eu rodei o meu FX-6300 no OCCT e a margem foi de 35ºC com cinco minutos de teste. Talvez chegue a 30ºC, não sei. O FX-8350 deve esquentar mais, enfim, acho que o ideal seria manter na casa dos 20ºC. 

 

Aplicou a pasta térmica com uma gota no centro? 

A bomba indica qual rotação no HWmonitor?

 

Sobre a conversão para o HWmonitor e o AIDA64 você precisa fazer o seguinte:

 

Baixe o AIDA64 e vá na aba placa-mãe / CPUID e anote o valor do tCTLMax.

Esse tCTLMax é o limite mostrado no AMD Overdrive para a sua CPU. Esse valor do limite não é fixo e não corresponde ao Tcase do processador. Varia de placa-mãe, então você precisa do AIDA64 para encontrá-lo.

Sabendo esse valor, que é o limite do AMD Overdrive, se torna simples.

Vamos dizer, hipoteticamente, que o seu tCTLMax é 80ºC. Você vê lá e o AMD Overdrive indica (por exemplo) 15ºC até o limite, a CPU está a 65ºC, correto?

Sabendo disso, abra o programa que você usa para ver a temperatura e veja a diferença de um para o outro. Se você sabe que a sua CPU está a 65ºC e o programa (HWmonitor por exemplo) indica 75ºC ou 55ºC, você sabe que ela está 10ºC descalibrada para cima ou para baixo. Essa "descalibração" é constante. Então a partir daí você sabe que o programa indica uma temperatura X acima ou abaixo.

Um dos valores do TMPIN também vai indicar a temperatura correta da CPU, mas você só pode identificar qual dos três TMPINs depois de fazer a conversão.

 

Detalhe: isso é uma conversão meio marota. Não é garantido de dar certo. Veja como sai no seu caso. O ideal ´mesmo é esquecer do HWmonitor e do AIDA64 e só usar o AMD Overdrive, pois ele é proprietário da AMD e vai ler a margem correta. Se você realmente gosta de fazer testes e medir temperatura, isso e aquilo, compre um Intel (é a melhor solução). :lol: O AMD Overdrive é uma espécie de aplicativo de mobile. Coisa de leigo para saber "está quente", "está frio". Meio infantil, mas os fabricantes costumam dar um tiro no pé sem nem a gente pedir. Fazer o que...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo prático abaixo que fiz. As temperaturas na área de trabalho a direita são do AIDA. A temperatura ambiente no momento do teste era de 30º. A primeira imagem stock e a segunda full load.

 

Lembrando que a temperatura máxima dele segundo as especificações é de 61º, segundo a AMD.  http://multi.also.lt/Pages/brochures/AMD/AMD_FX_CPU.PDF 

 

E se essa é realmente a temperatura limite, então a temperatura do AIDA está sendo mostrada corretamente em full load. O problema é em stock que tem uma margem de erro de +- uns 5º~7º. Talvez a temperatura limite não seja exatamente 61º. Talvez um pouco mais +5~10º..não sei.

 

Em stock:

temperatura_stock.jpg

 

E em full load 4minutos de stress:

temperatura_load.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryudo mas não é isso, não. O valor limite que o AMD Overdrive mostra não é o limite do processador. Cada placa-mãe vai ter um valor diferente. Se fosse assim, não existiria esse bug das temperaturas nos processadores AMD.

 

Você tem que encontrar o valor tCTLMax que o AIDA64 mostra. Se for 61ºC, coincidência pura, mas só seria no seu caso. O meu FX-6300 tem Tmax de 71ºC, mas o meu  tCTLMax é 80ºC. Ou seja, a margem do AMD Overdrive é calculando por 80ºC. Se eu calcular por 71ºC, não faz o menor sentido, e eu tenho temperaturas abaixo do ambiente (coisa de louco).

 

Ainda não vi ninguém que batesse o tCTLMax com a temperatura máxima do processador. Mesmo que aconteça no seu caso, você não pode sair por aí dizendo isso para os outros, de que o limite do AMD Overdrive é a tmax do processador que estará errado na maioria dos casos.

 

Não é simples, não. Quer dizer, simples é, mas primeiro tem que entender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@Ryudo mas não é isso, não. O valor limite que o AMD Overdrive mostra não é o limite do processador. Cada placa-mãe vai ter um valor diferente. Se fosse assim, não existiria esse bug das temperaturas nos processadores AMD.

 

Você tem que encontrar o valor tCTLMax que o AIDA64 mostra. Se for 61ºC, coincidência pura, mas só seria no seu caso. O meu FX-6300 tem Tmax de 71ºC, mas o meu  tCTLMax é 80ºC. Ou seja, a margem do AMD Overdrive é calculando por 80ºC. Se eu calcular por 71ºC, não faz o menor sentido, e eu tenho temperaturas abaixo do ambiente (coisa de louco).

 

Ainda não vi ninguém que batesse o tCTLMax com a temperatura máxima do processador. Mesmo que aconteça no seu caso, você não pode sair por aí dizendo isso para os outros, de que o limite do AMD Overdrive é a tmax do processador que estará errado na maioria dos casos.

 

Não é simples, não. Quer dizer, simples é, mas primeiro tem que entender.

 

So sorry...Entendi, ele aguenta bem mais do que o especificado então, e o cálculo é feito com base nesses 80º do socket né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Ryudo disse:

 

So sorry...Entendi, ele aguenta bem mais do que o especificado então, e o cálculo é feito com base nesses 80º do socket né?

 

Mas esse valor varia de placa-mãe. Pode ser 80, pode ser 70, 60, o valor que for. Por isso que tem que encontrar primeiro o tCTLMax. Você pode ver no AIDA64 o velor do seu tCTLMax. Que também não é garantido. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Mas esse valor varia de placa-mãe. Pode ser 80, pode ser 70, 60, o valor que for. Por isso que tem que encontrar primeiro o tCTLMax. Você pode ver no AIDA64 o velor do seu tCTLMax. Que também não é garantido. 

 

Sim, é 80º mesmo, eu já tinha encontrado quando respondi acima.   thanks.

Esse negócio de margem térmica é meio confuso. Acho a ideia  boa, o problema é a execução.

Capturar.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Ryudo disse:

 

Sim, é 80º mesmo, eu já tinha encontrado quando respondi acima.   thanks.

Esse negócio de margem térmica é meio confuso. Acho a ideia  boa, o problema é a execução.

Capturar.jpg

 

 

É, pior que não faz o menor sentido usar esse valor. No meu faz (e em vários outros micros). Vai entender, nem vou mais recomendar essa conversão. Se a pessoa quiser medir temperaturas, fazer testes, o melhor caminho é comprar um Intel :P 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryudo achei este tópico:

 

Citação

Finally there's AMD OverDrive. A great bit of software for displaying almost everything. You can also use it to software-overclock, although I wouldn't advise it. Keep in mind though that its in-built Stress Test feature is pretty darn weak compared to Prime95 (I gained 8-10c in the same time period by comparison). I've also found that its voltages are off, for the CPU at least. It displays stock voltages regardless of what you have it set to in the BIOS for an overclock. Use CPU-Z and/or HWMonitor for the real value. 

As someone mentioned above it has a 'Thermal Margin' display, which is basically the die-temp shown in the other programs but with a decimal, making things a little bit more accurate. It's also reversed in that it shows how far away you are from the limit, not actual figures. (Hence the term "Margin"). 
Take 8c off too. Even though AMD state that it's "Perfectly safe to operate within the thermal margin", it shows how far you are away from 70c, not the 62c recommended limit for this processor. At 70c it will begin throttling. 

 

Ele está dizendo que o limite do AMD Overdrive para o FX-8350 é 70ºC, e não os 61ºC limite. Eu estou pesquisando isso, porque ninguém parece realmente saber o que acontece com esses sensores. A impressão é de que o limite do AMD Overdrive não é o limite recomendado da CPU (61), mas o limite para ele começar a fazer o throttling. Ou seja, eles dão uma margem além dos 61 para começar o throttling. No caso do FX-8350, segundo esse cara, é 70ºC. 

 

Aí já faria mais sentido. A sua CPU estaria a 50ºC em load, o que é uma temperatura bem legal para um octacore. Aqui tem o link do post original.

 

Mas isso não é oficial, então eu ainda estou pesquisando (essa bagunça) :) Quero ver como vão ser os AMD Zen...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2016 às 21:48, Contiusa disse:

@Ryudo achei este tópico:

 

 

Ele está dizendo que o limite do AMD Overdrive para o FX-8350 é 70ºC, e não os 61ºC limite. Eu estou pesquisando isso, porque ninguém parece realmente saber o que acontece com esses sensores. A impressão é de que o limite do AMD Overdrive não é o limite recomendado da CPU (61), mas o limite para ele começar a fazer o throttling. Ou seja, eles dão uma margem além dos 61 para começar o throttling. No caso do FX-8350, segundo esse cara, é 70ºC. 

 

Aí já faria mais sentido. A sua CPU estaria a 50ºC em load, o que é uma temperatura bem legal para um octacore. Aqui tem o link do post original.

 

Mas isso não é oficial, então eu ainda estou pesquisando (essa bagunça) :) Quero ver como vão ser os AMD Zen...

 

Realmente faz mais sentido que seja 70º. Porque tem FX sem cooler customizado por ai praticamente fritando e funcionando sem travar nem nada. E 61º parece ser um limite muito baixo pra CPU..não sei. Eu também pesquisei bastante, e normalmente a maioria fica dividida entre esses valores, 61º  e 70º. 

 

Esses dias mesmo fui medir a temperatura de um FX 6300, e os números eram os seguintes, AIDA (cerca de 48~50º), Overdrive (margem térmica de 40~50º), e a temperatura máxima da mobo é 80º também. O cooler é um scythe katana 3. Tava bem quente, e o katana 3 não é nenhum super cooler. Vai entender... :confused: 

 

To curioso pra ver esses Zen como vão ser também.:exorcize:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...