Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios não boota e GPU offboard não é reconhecida pelo sistema


junp31

Posts recomendados

Oi galera, tô criando esse tópico porque hoje notei um problema estranho no PC. Minhas configs são, resumindo:

 

CPU - Core i5 3570k

MOBO - ASRock Z77 Extreme 4

GPU - MSI GTX 670

RAM - 4GB, Kingston

 

O que aconteceu foi o seguinte: ontem fizeram uma pequena mudança em casa, e o meu PC foi pro andar de baixo. Não fui eu que o movi, então não sei com quanto de cuidado isso foi feito. Mas pelo que pude notar dentro do gabinete, nada saiu do lugar, apenas há alguma poeira acumulada, que sempre esteve lá.

 

À noite, comprei Endless Legend pela Steam, um jogo que, em tese, rodaria tranquilo na máquina, mas não rodou. Comecei nas settings high, mas tava com um FPS risível, não cheguei a medir mas não devia passar dos 15 direito. Diminui um pouco, consegui mais um pouco de performance, mas ainda péssima. Diminui um pouco mais, e o jogo ficou quase jogável, mas não tanto quanto eu gostaria ou esperaria das minhas configurações.

 

Procurei o que fazer pra resolver, e uma das dicas envolvia entrar no painel de controle da nVidia e habilitar algumas coisas, como forçar o jogo a usar a placa de vídeo off, e não onboard. Aí que me deparo com o seguinte erro:

 

painel.jpg

 

Achei muito estranho, porque nunca havia acontecido isso comigo antes. A GPU está no lugar de sempre, conectada e tudo. Então fiz a primeira coisa que me passou pela cabeça: entrei no painel de controle pra verificar se a GTX 670 constava como adaptador de vídeo. E consta. Logo abaixo da placa de vídeo onboard da Intel. Então não é problema de detecção do sistema, certo?

 

Mesmo assim, procurei no site da nVidia o último driver pra minha placa. Baixei normal, fui instalar e... disse que eu não tinha hardware de vídeo compatível, ou algo assim. Não lembro e não tirei screenshot do momento, mas era algo nessa linha.

 

Reiniciei pra ver se era algum problema aleatório do Windows, e tentei entrar na BIOS pra ver se tinha deixado a GPU como secundária ou algo assim. Foi então que aconteceu um outro erro (vídeo demonstrativo abaixo). O PC liga, o Windows também, mas não aparece a tela pra entrar do BIOS nem a tela de carregamento do sistema. O Windows simplesmente "aparece" na tela uns 5 segundos depois que ligo o PC, e entra direto na tela de login. Tento entrar na tela da BIOS antes disso, mas o monitor alega não ter sinal de vídeo.

 

 

Isso me leva a três possíveis respostas: ou a GPU queimou (mas aí eu poderia entrar na BIOS, né?), ou a MOBO queimou (mas aí não teria vídeo onboard), ou os dois. Mas não sei.

 

Ainda, tentei instalar os drivers mais novos pelo próprio painel de controle do Windows, reiniciei depois da instalação e continua a mesma coisa. O painel de controle da nVidia acusa não haver placa nVidia no sistema.

 

Também tentei colocar o monitor do meu irmão no meu computador, pois achei em algum link da internet que talvez fosse isso, erro do monitor. Nada de resolver. Pelo contrário: agora o PC dele, com uma Radeon HD 7750, ficou com o mesmo problema. O painel de controle da Radeon não funciona.

 

Tentei atualizar todos os drivers possíveis e nada.

 

Alguma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...