Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como colocar led neste circuito.


Posts recomendados

olá pessoal...

gente como coloco Led nesse circuito, quero que o Led acenda quando as lâmpadas forem alimentadas pelas chaves,( 1 Led por chave) e desliguem quando o relé ligar as lâmpadas, a dificuldade aparece ai pois a saída das chaves é comum,

sei que tem um circuito que indica quando o fusível queima, mas não sei como colocar no circuito ( na verdade nem sei se dá).

a1a11.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Isadora Ferraz  a ideia do Led é indicar quando a chave vai estar acionada,para que seja desligada para dai então ser acionado através do relé.

as lâmpadas usei como carga como exemplo para o circuito.

Coloque, no lugar de cada lâmpada, um conjunto led+resistor+capacitor+diodo, daqueles para acender led em 220 Volts..

led-220v.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

peço desculpas pois acho q não me fiz entender. eu preciso colocar o Led junto a chave pra me indicar quando a carga( lâmpada) estiver ligado.

ex: quando estiver em casa eu uso o interruptor pra ligar/desligar as lâmpadas etc. quando fora de casa uso o internet shield pra comutar o relé e acionar as lâmpadas.

o Led seria pra indicar que o interruptor esta ligado e preciso desligar pra poder acionar pelo relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@faller

peço desculpas pois acho q não me fiz entender. eu preciso colocar o Led junto a chave pra me indicar quando a carga( lâmpada) estiver ligado.

ex: quando estiver em casa eu uso o interruptor pra ligar/desligar as lâmpadas etc. quando fora de casa uso o internet shield pra comutar o relé e acionar as lâmpadas.

o Led seria pra indicar que o interruptor esta ligado e preciso desligar pra poder acionar pelo relé.

Ou eu não entendi nada ou o conjunto de led + seu penduricalho para acender em 220 VAC poderia fazer isso sem nenhum problema. É só montar esses leds um ao lado de cada interruptor e pegar um neutro ali de perto mesmo ou trazer de lá do fundo de junto as lâmpadas, afinal é um só condutor e tudo me faz entender se tratar do neutro de 220 Volts.

Quando as lâmpadas estiverem acesas, lá no fundo, os leds ao lado de cada interruptor também estariam. Sinal que deve trocar, virar o interruptor antes de sair de casa..

 

Me mostre aonde estou errando. Deve ser algo que só você sabe.. Esqueceste de dizer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, cpexpert disse:

eu nao entendi pelo esquema da pra entender que voce esta usando interruptores tree-way, porque assim tanto faz a possica deles que caso voce ligou pelo interruptor voce desligara pelo rele, se desligou pelo interruptor, ligara pelo rele.

Isso, mas com uma característica: Pelos interruptores se age em cada carga (lâmpada no caso) e pelo relé com um só acionamento se muda de ligado para desligado ou vice-versa, todas as cargas ao mesmo tempo.

Ou seja, acionando pelo relé, tudo que estava ligado desliga e tudo que estava desligado se liga,

Mas isso independe dos leds, é característica do circuito maluco do Jaime..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça ao contrário e use o circuito proposto pelo @faller.

Quando todos os Led's estiverem aceso, todas as lâmpadas estarão apagadas e aí você pode ligar seu relé para que todas se acendam ao mesmo tempo.

Um fio do led a lâmpada e o outro a um dos pinos do relé/interruptor. Led aceso, lâmpada apagada simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, faller disse:

Isso, mas com uma característica: Pelos interruptores se age em cada carga (lâmpada no caso) e pelo relé com um só acionamento se muda de ligado para desligado ou vice-versa, todas as cargas ao mesmo tempo.

Ou seja, acionando pelo relé, tudo que estava ligado desliga e tudo que estava desligado se liga,

Mas isso independe dos leds, é característica do circuito maluco do Jaime..

isso mesmo que quero , só q queria que os leds acendese só com as chave ligada, quando acionado pelo relé queria q ficasem desligados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Aproveitando o tópico (pra não abrir outro) como se faz um circuito indicador de falta de terra, como tem em filtros de linha de maior qualidade. O google não me ajudou desta vez.

Tenho visto por ai indicadores de aterramento OK ou presente, que na verdade é um led entre o fio fase e o aterramento, que deverá acender-se se o terra estiver presente e se o fio fase estiver no lugar correto da tomada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejo que pra essa sua invesao dar certo penso em voce usar um segundo rele em paralelo com esse ai, e usar um sensor de luz ou tensão para acender o led que sera alimentado separadamente por esse segundo rele.

pois se o rele principal estiver desligado o segundo tambem estara assim deixando passar alimentaçao para os leds acenderem se o interruptor estiver acionado via ldr ou algo parecido.

se os interruptores estiver desligado o led estara desligado, e ao ligar as lampadas pelo rele 1 ligara tudo, e o segundo rele cortara a alimentaçao dos leds, assim se mesmo acionar o interruptor o led nao acendera se o rele 1 estiver acionado, mais se deixar o interruptor ligado o led estara apagado, e ao desliga as lampadas pelo rele 1, a lampada desse interruptor ligado ficara acesa e ai sim o led acendera.

 

essa e a maneira segura que pensei e que nao dara retorno de tensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cpexpert pensei em algo parecido, usar um fase direto nas chaves, e usar o contato do rele principal para um alimentar um segundo relé que liberaria o neutro que vai para os leds.

O que me preocupa é o espaço q disponho, pois ai vai mais um relé,  uma fonte , etc, 

Ainda estou estudando (entender) o esquema que o @faller me passou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em resumo... Você quer fazer um circuito que nem sabe se vai dar certo, para comandar a distância mas só vai operar a contento se deixares alguns interruptores previamente desligados, em casa...

Não lhe parece meio estranho poder controlar a distância algo que nem sabes se vai ligar ou não, se estiver ligado desliga e se tiver desligado liga.. É o tipo de solução meia boca cuja melhor saída é desativar para não complicar ou prender fogo na casa, a distância..

 

Quem sabe colocas do melhor modo possível o que realmente desejas fazer para que possamos pensar em uma solução decente e segura... Quanto aquele circuito que coloquei é o típico circuito que substitui uma lâmpada sinalizadora por um led. É só alimentar que ele acende.. Usa a reatância capacitiva, Xc, para diminuir a dissipação sobre o elemento redutor de tensão mudando a fase da corrente ao invés de dissipar a mesma sobre o resistor limitador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller funcionar funciona...

Pois ja tinha montado e funcionava, 

Agora resolvi melhorar um pouco...minha unica duvida no seu esquema q me passou é se os led vão ligar quando acionados pelo relé,  porque ai os leds estarão sempre acesso e vai confundir , seria mesmo q não tivesse led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@faller funcionar funciona...

Pois ja tinha montado e funcionava, 

Agora resolvi melhorar um pouco...minha unica duvida no seu esquema q me passou é se os led vão ligar quando acionados pelo relé,  porque ai os leds estarão sempre acesso e vai confundir , seria mesmo q não tivesse led.

Os led's farão exatamente o que as lâmpadas fazem, copiarão o estado da carga. Carga ligada => Led ligado, quer por relé desligado + interruptor ligado, quer por interruptor desligado e relé acionado...

 

O que os leds farão vai depender de onde os liga e nunca da topologia do circuito deles.. Ai no circuito previ os leds ligados exatamente aonde estão as lâmpadas ou seja na exata posição aonde estão ligadas as lâmpadas, embora fisicamente eles estejam justapostos aos interruptores..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo tinha postado a ideia de usar outro rele em paralelo com o primeiro para corta o neutro como voce mencionou, mais ao pensar um pouco mais ao se corta o neutro e ao ligar duas carga voce fara retorna corrente e assim poderá ocorrer de acender o led e, por isso que editei o post por achar que nao funcionara direito e poder ficar perigoso.

 

acho melhor voce melhora o programa no arduino para usar entradas para monitora se a lampada esta ligada ou nao e usar outras saida para ligar e desligar cada lampada individual.

assim ficara seguro,economizara energia, e tera um controle melhor.

Pensa ao estar chegando em casa anoite voce verifica a situaçao das saidas, liga as lampadas necessarias, liga o ar-condiciona, liga a tv etc.

tudo isso aumentando algumas linhas no arduino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Jaime, se eu entendi o que você quer, coloque o circuito que o @faller lhe passou antes de um dos terminais da chave ao invés de depois dela que vai funcionar, o led só vai acender quando a chave estiver na posição que você escolheu como sendo acionamento "manual". Ou é isso ou eu também não entendi nada e já to muito doido... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...