Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcas de fontes "alternativas"


Posts recomendados

E aí pessoal, tudo bem?

Eu sei que 90% das pessoas vão me falar que eu devo pegar uma marca de fonte famosa (Corsair, EVGA, XFX etc), mas eu queria saber se alguem já utilizou uma fonte de alguma dessas marcas e me recomenda:

Akasa

PCYES

Seventeam

Mymax

Ou qualquer outra que vocês tenham em mente.

Eu vou pegar uma fonte de 600w pro meu PC (claramente pegarei uma com no mínimo um certificado 80+ bronze). Eu não tenho nenhum problema em pegar uma marca famosa que nem as que mencionei acima, porém queria dar uma chance para essas marcas mais underground, principalmente se for uma marca brasileira que tá querendo entrar no mercado. Não vejo motivo pra gastar uns 300 - 400 reais em uma fonte importada sendo que poderia gastar menos numa fonte menos famosa, mas se não tiver jeito eu pego uma EVGA mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, dessas quatro marcas citadas como "alternativas", apenas uma fabrica as suas próprias fontes: Seventeam. O restante apenas faz remarcação.

 

Então esse negócio de ser marca brasileira (PCYes e Mymax) nem faz tanta diferença assim, no final das contas, bom ou ruim, vem tudo da China ou de Taiwan mesmo.

 

Poste sua config aí, imagino que haja até melhores alternativas do que essas marcas citadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet placa-mãe: Z170A Krait Gaming 3X

CPU: i5 6600K (vou fazer oc nele no futuro)

GPU: Sapphire NITRO+ RX 480 8GB

RAM: Crucial 2x16GB DDR4

Fiquei tentado em pegar uma PCYES por causa deste teste: http://m.tecmundo.com.br/fonte/74899-pcyes-fabricante-brasileira-fontes-supera-evga-corsair-testes.htm

Fiquei tentado em pegar a Viper Power da Akasa também, por causa de uma recomendação do meu vendedor e pelo preço, mas desconfio que ele queira me empurrar ela...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo dizer que eu não acho uma boa ideia tomar os testes aí citados como parâmetros para recomendação de fontes, inclusive expus os motivos sobre isso aqui: 

 

Para uma configuração como a sua, uma alternativa interessante é a Cooler Master GX550 CM Storm (está por 263 na Pichau).

 

Tem também a Zalman GoldRock ZM-550XG, que está por 320 na Kabum...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente essas calculadoras fazem recomendação de potência, não de quanto o PC consome. Um PC desses aí não vai demandar mais do que 400 W da fonte, se reservarmos mais uns 50 W para o over da sua CPU, já deve estar de bom tamanho...

 

Edit: para você ter uma ideia (consumo do PC inteiro):

 

82412.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é q no caso do PC part picker esses 464w seriam estourando o limite que o meu PC consome, se eu usar um "normal" como o outer vision ele iria me recomendar uma fonte de 550w também. Mas se for mesmo só uns 50w a mais com oc no meu cpu eu n vejo problema em pegar um psu de 550 (é claro, não há como ter certeza o quanto ele consome até eu overclockar ele de fato). 

Bom, nesse caso acho que vou no da zalman mesmo, por ter um certificado 80+ gold, valeu pela dica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renan003 disse:

Hhmmm será que 550w segura um oc do meu cpu no futuro? Fiz uma simulação do meu setup e sem o oc ja é 464w...

http://pcpartpicker.com/user/Renan003/saved/bXgLkL

Certo que fizestes a simulação errada pois esse seu PC mal chega a demandar 300 Watts se muito..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, faller disse:

Certo que fizestes a simulação errada pois esse seu PC mal chega a demandar 300 Watts se muito..

Como eu disse lá em cima, esses 463w é estourando o limite que esse PC vai consumir. Seria se eu tivesse rodando um fallout 4 no ultra (que é algo que eu vou fazer) por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, as contas desse PCPartPicker dificilmente fazem sentido. Só o do processador, da placa de vídeo e dos coolers que podem ser consideradas corretas... O restante está com valores bem inflados, e é engraçado que ele não inclui o drive de DVD na conta.

 

O PC vai demandar mais do que o do gráfico do AnandTech, já que essa placa de vídeo usa clocks acima da referência, o que dá uma demanda de 75 W a mais. Ainda assim dá menos do que as contas do PCPartPicker.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renan003 disse:

Como eu disse lá em cima, esses 463w é estourando o limite que esse PC vai consumir. Seria se eu tivesse rodando um fallout 4 no ultra (que é algo que eu vou fazer) por exemplo.

Como já foi dito várias vezes, seu PC não consumirá nem 300w direito. Quem dirá 463w.

 

Não viaja. Nem I7 overclockado com GTX  TITAN consome 463w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, braconius disse:

Como já foi dito várias vezes, seu PC não consumirá nem 300w direito. Quem dirá 463w.

 

Não viaja. Nem I7 overclockado com GTX  TITAN consome 463w.

Estou calculando tudo em max load, pouco me importa se o PC nunca chegará à esse valor. Em max load: placa de vídeo - 225w; proceesador - 91w, eu não tirei esses números da minha cabeça, eu tirei do site dos fabricantes mesmo. Agora pega uma placa-mãe com a estrutura da Z170A, em max load ela vai ficar em torno de 60w (n passa de 80). Essa soma dará 376w. Alén disso, tem memória RAM (vou pegar 2x16Gb, porém mais pra frente vou pegar mais duas), leitor óptico, placa de rede, HD, SSD, o cooler do processador, os 3 fans dentro do gabinete etc. Eu repito, pode não chegar a 464w, porém e quando eu fizer oc no processador? Na placa de vídeo? Na memória RAM? Eu não meço o meu consumo de energia no "não vai chegar" (principalmente porque o meu PC é ligado às 9h e desligado às 0h), eu vou no site do fabricante, somo todos os consumos de energia máximos e deixo uma margem de 150w sobrando mais ou menos para não ter dor de cabeça no futuro. Só vou no PSU da Zalman pois possui um certificado 80+ gold e está barato, se não eu iria num de 600w 80+ bronze mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Renan003 disse:

Estou calculando tudo em max load, pouco me importa se o PC nunca chegará à esse valor. Em max load: placa de vídeo - 225w; proceesador - 91w, eu não tirei esses números da minha cabeça, eu tirei do site dos fabricantes mesmo. Agora pega uma placa-mãe com a estrutura da Z170A, em max load ela vai ficar em torno de 60w (n passa de 80). Essa soma dará 376w. Alén disso, tem memória RAM (vou pegar 2x16Gb, porém mais pra frente vou pegar mais duas), leitor óptico, placa de rede, HD, SSD, o cooler do processador, os 3 fans dentro do gabinete etc. Eu repito, pode não chegar a 464w, porém e quando eu fizer oc no processador? Na placa de vídeo? Na memória RAM? Eu não meço o meu consumo de energia no "não vai chegar" (principalmente porque o meu PC é ligado às 9h e desligado às 0h), eu vou no site do fabricante, somo todos os consumos de energia máximos e deixo uma margem de 150w sobrando mais ou menos para não ter dor de cabeça no futuro. Só vou no PSU da Zalman pois possui um certificado 80+ gold e está barato, se não eu iria num de 600w 80+ bronze mesmo.

Com esse pensamento vai longe... Parei de prestar atenção na parte do "meu pc é ligado as 9h e desligado as 0h".

 

Se quanto mais tempo seguido o computador ficasse ligado, mais ele consumisse, o Facebook, por exemplo, precisaria contratar uma hidrelétrica própria pra alimentá-lo... ;)

 

Zalman? kkkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Renan003 disse:

@braconius lógico que afeta, não afeta muito, mas tem que se levar em consideração que quanto mais tempo ligado um PC fica, maior o consumo de energia, ou você acha que o seu PC consome a mesma energia depois de 1h de uso e depois de 10h?

Não afeta nada. O que afeta o consumo é a carga que você coloca no PC e não o tempo que ele fica ligado.

 

Se você deixar seu PC 24h ligado lá, paradinho, ele vai consumir mais e mais a cada hora? 1 mês depois ele vai consumir mais? Novamente, se fosse assim, o servidor aqui do fórum, que funciona desde 2007, estaria consumindo milhares de watts...

 

Por favor, né? :mellow:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sr. Coxinha disse:

 

Zalman não é uma marca boa? Vejo vários modelos que dizem serem "boas". Estou sendo iludido? kkk

Eu, pessoalmente, não compraria. Já procurei review de alguns modelos e não encontrei. Por enquanto é apenas um pré-conceito, ainda mais considerando que existem fontes como Seasonic à venda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@braconius sugiro que o senhor faça uma pesquisa a respeito sobre o assunto. Ao longo do dia o consumo de energia de um PC vai variando sim. Por exemplo, se temos um PC que consome 400w em idle, se deixar ele dessa forma por umas 5 horas, ele pode chegar a uns 403w, 405w. Isso ocorre por diversos fatores, como alteração na temperatura ambiente(tanto que pode até diminuir o consumo se a temperatura cair), variação na rede elétrica, os próprios componentes não vão apresentar um comportamento uniforme (durante esse idle, um HD de 7200 rpm não vai ficar o tempo inteiro girando nessa velocidade constante por exemplo) etc, porém a tendência é sempre aumentar. Quando eu disse que quanto mais o PC fica ligado, mais o consumo aumenta, não quis dizer que ele vai aumentar constantemente o consumo de energia por hora passada, quis dizer que mais se deve levar em conta essa variação do consumo de energia. E a longo prazo? Daqui a 5 anos deixando o PC ligado 15h por dia não afetará os componentes? O meu PC atual consumia em torno de 200w em idle em 2013, hoje já tá la nos 220w (não mudei nenhum componente desde lá).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seasonic é referência de qualidade e idoneidade. Não adianta teimar, é a líder, é a maior fábrica, é a que tem mais tradição e etc e tal. É a minha marca predileta.

 

Mas tem outras opções válidas e para quem gosta de emoções e de se arriscar tem mais mais ainda. A Zalman é uma incógnita, tem umas bombas, tem umas fontes não criminosas e tem umas boas. Comprei e instalei umas 3 SFX 350w, todas foram aprovadas, infelizmente este modelo desapareceu, era uma boa opção para modestos mini itxs.

Tem uma fonte lendária da Zalman, a ZM360B-APS. Conheço algumas que trabalham até hoje satisfatoriamente, depois de mais de dez anos, excelente durabilidade. Não é um primor de fonte, mas para sua época foi campeã.

Essa Zalman Gold, com componentes japas parece ser bem feita. Na falta de uma Seasonic 520, até R$ 350,00,  acho que vale o risco.

 

adicionado 6 minutos depois

Opa, olha aí a Seasonic 520 dando sopa

 

https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Renan003 disse:

@braconius sugiro que o senhor faça uma pesquisa a respeito sobre o assunto. Ao longo do dia o consumo de energia de um PC vai variando sim. Por exemplo, se temos um PC que consome 400w em idle, se deixar ele dessa forma por umas 5 horas, ele pode chegar a uns 403w, 405w. Isso ocorre por diversos fatores, como alteração na temperatura ambiente(tanto que pode até diminuir o consumo se a temperatura cair), variação na rede elétrica, os próprios componentes não vão apresentar um comportamento uniforme (durante esse idle, um HD de 7200 rpm não vai ficar o tempo inteiro girando nessa velocidade constante por exemplo) etc, porém a tendência é sempre aumentar. Quando eu disse que quanto mais o PC fica ligado, mais o consumo aumenta, não quis dizer que ele vai aumentar constantemente o consumo de energia por hora passada, quis dizer que mais se deve levar em conta essa variação do consumo de energia. E a longo prazo? Daqui a 5 anos deixando o PC ligado 15h por dia não afetará os componentes? O meu PC atual consumia em torno de 300w em idle em 2013, hoje já tá la nos 320w (não mudei nenhum componente desde lá).

De onde você tirou essas ideias?

 

Claro que o consumo vai variar durante o dia, mas é devido à carga que você colocará nele e não devido ao tempo ligado...

 

A temperatura ambiente pode alterar o consumo devido à eficiência da fonte, e não por causa do tempo que o PC fica ligado. O computador pode estar ligado a apenas 1min, se a temperatura ambiente aumentar o consumo irá aumentar porque a fonte esquenta mais e a eficiência dela cai. Não tem nada a ver com o tempo que ela fica ligada...

 

Variação da rede elétrica pode queimar seu computador, não alterar o consumo dela...

 

Variação do RPM do HD, novamente, é carga do componente, e não tem qualquer ligação com o tempo que ela fica ligada.

 

Seu computador está consumindo 20w a mais é? E como você calculou isso? Na base do "achismo" como tudo mais que você escreveu?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...