Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
João Henrique Garla

Aumentar refri. do meu gabinete

Recommended Posts

Primeiramente espero estar no Tópico certo e vou tentar ser o mais breve possivel.
Tenho um PC exatamente assim:

Operating System
    Windows 10 Pro 64-bit

CPU
    Intel Core i5 4690 @ 3.50GHz

RAM
    16,0GB DDR3

Motherboard
    Gigabyte  B85M-D3PH

Graphics
    4095MB NVIDIA GeForce GTX 970

Storage
    931GB Seagate ST1000DM003-1ER162 (SATA)
    223GB SanDisk SDSSDA240G (SSD)

Gabinete 
    Pegasus Blue
    GABINETE DETALHADO SITE PCYES

Fonte
    Fonte PCyes ATX 500W reais electro séries 80 plus bronze

Extra
    Water Cooler Corsair h55
    Fans do Gabinete (fabrica)
    Cooler Gamer 120x120mm Raidmax Led Azul HD-120L-BU

Com a volta das temperaturas elevadas na região onde eu moro, notei um grande aumento na temperatura (principalmente da CPU).
O que venho pedir pra vocês de uma forma resumida é: Quero aproveitar ao máximo o sistema de ventilação do meu gabinete.
Resumindo:
-Minha fonte é capaz de aguentar a capacidade máxima de fans que o gabinete possui? No caso 6 (total), 3 já estão em uso. 
-Qual seria a melhor forma de instalação? Se precisar, posso fazer Uploads de imagens detalhando mais ainda os cabos que estão sendo usados e os slots fans da placa que estão em uso também. 
-Como faço para descobrir a direção que o ar vai circular? Exaustor (dentro -> fora) ou ventilador (fora -> dentro). !!!MEUS COOLERS NÃO TEM AS SETAS!!!
-Estou usando o cooler "Raidmax Led Azul HD-120L-BU" no lugar do cooler original do dissipador do WaterCooler (que no caso, parou de funcionar e providenciei esse), vejo muitas pessoas usando 2 coolers no dissipador do WaterCooler. O que podem me dizer sobre isso? No caso, então, seriam mais 4 Fans adicionais.

Espero que eu tenha me expressado bem, qualquer duvida de interpretação pretendo responder o mais breve possível.
Obrigado desde já!

Editado por João Henrique Garla

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, João Henrique Garla disse:

notei um grande aumento na temperatura (principalmente da CPU).

Qual temperatura ele está alcançando?

1. Sim, aguenta.

2. Pode ligar tudo na fonte se quiser, os da frente e o de baixo puxando ar pra dentro e o de trás com os de cima jogando pra fora.

3. O ar entra pela parte da frente e sai na parte de trás do fan, é sempre assim que funciona, se quiser o contrario basta inverter o fan.

fan-frente-tras.jpg

4. Fazer Push & Pull não muda muita coisa, dá só uma melhoradinha bem tímida. Geralmente o pessoal faz mais pelo visual, fica mais robusto.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, Zucchini disse:

Qual temperatura ele está alcançando?

1. Sim, aguenta.

2. Pode ligar tudo na fonte se quiser, os da frente e o de baixo puxando ar pra dentro e o de trás com os de cima jogando pra fora.

3. O ar entra pela parte da frente e sai na parte de trás do fan, é sempre assim que funciona, se quiser o contrario basta inverter o fan.

fan-frente-tras.jpg

4. Fazer Push & Pull não muda muita coisa, dá só uma melhoradinha bem tímida. Geralmente o pessoal faz mais pelo visual, fica mais robusto.

Olá Zucchini, obrigado pela resposta, já esclareceu muito pra mim principalmente com a imagem.

Agora respondendo. Eu cheguei ver a CPU com 50 graus em idle. Não acho que seja uma temperatura normal para um WaterCooler. Agora, você tem certeza que posso conectar mais 3 fans nessa fonte? Eu tenho um cabo de energia da fonte inteiro sem nada plugado (ele se conecta no controlador "TOP FAN" se você verificar nas imagens do gabinete ira entender), posso colocar os 3 plugados ali? Tenho medo de dar algum tipo de curto. 

Existe alguma maneira de eu ligar só os fans do computador? Desplugando placa-mãe e todos os outros componentes, só deixando os fans para eu fazer um teste.

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, João Henrique Garla disse:

Olá Zucchini, obrigado pela resposta, já esclareceu muito pra mim principalmente com a imagem.

Agora respondendo. Eu cheguei ver a CPU com 50 graus em idle. Não acho que seja uma temperatura normal para um WaterCooler. Agora, você tem certeza que posso conectar mais 3 fans nessa fonte?

É, 50 graus em idlle é alto, o meu ta 35 agora, de fato não é normal. Sobre a quantidade de fans na fonte, você poderia por 20 ai que não teria problema.

13 minutos atrás, João Henrique Garla disse:

Existe alguma maneira de eu ligar só os fans do computador? Desplugando placa-mãe e todos os outros componentes, só deixando os fans para eu fazer um teste.

Sim, mas ai você teria que fazer um jumper na fonte pra poder ligar ela.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Zucchini disse:

É, 50 graus em idlle é alto, o meu ta 35 agora, de fato não é normal. Sobre a quantidade de fans na fonte, você poderia por 20 ai que não teria problema.

Certo, vou ver o que faço então. 

Estava dando uma pesquisada nesse site outervision e pela configuração que coloquei lá realmente a fonte aguentaria, mas por questão de segurança uma 700W seria o ideal, agora não sei o que fazer, investir em uma fonte mais alta, já que futuramente pretendo dar um upgrade nos componentes mesmo, ou ficar com essa e ver no que dá com os novos fans. 

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, João Henrique Garla disse:

mas por questão de segurança uma 700W seria o ideal

Que viagem cara, com todo respeito, mas você deve ter preenchido algo errado. Veja esses testes onde o consumo máximo de uma maquina com um I7 overclocado e essa placa não chegou nem a consumir 300w.

http://www.anandtech.com/show/8568/the-geforce-gtx-970-review-feat-evga/15

http://www.guru3d.com/articles-pages/gigabyte-geforce-gtx-970-oc-mini-itx-review,7.html

http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-gtx-980-970-maxwell,3941-11.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Zucchini disse:

Que viagem cara, com todo respeito, mas você deve ter preenchido algo errado. Veja esses testes onde o consumo máximo de uma maquina com um I7 overclocado e essa placa não chegou nem a consumir 300w.

http://www.anandtech.com/show/8568/the-geforce-gtx-970-review-feat-evga/15

http://www.guru3d.com/articles-pages/gigabyte-geforce-gtx-970-oc-mini-itx-review,7.html

http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-gtx-980-970-maxwell,3941-11.html

HAHAHAHA tudo bem cara, não entendo muito bem do consumo de energia e provavelmente estou falando asneira. Só fico meio preocupado de queimar algum componente e me ferrar $$$$ depois. Mas obrigado pela ajuda, você esclareceu minhas duvidas! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

@João Henrique Garla aqui você pode ver que a sua GTX 970 consome 313W no máximo o sistema inteiro (processador e tudo).

Eu coloquei a GTX 770 como comparativo porque eu tenho ela com um i7-3770K e trocentos fans (sete fans), controlador de fan, cpu cooler com push pull, um SSD, dois HDs (um deles Velociraptor), HD externo, impressora, câmera, TrackIR, joystick com throttle e pedais G940, etc, etc, etc, e jogando eu não passo de 350W com a minha GTX 770 a 70-80% de carga.

Você está usando 62% no máximo da sua fonte, que é a faixa ideal de eficiência, entre 50 e 70% de carga. Sem contar que uma fonte PCyes de 500W deve entregar fácil 600W. Elas são muito boas, tanto Corsair, PCyes, XFX, e todas elas são feitas para aguentar mais do que a etiqueta de wattagem. Pode desencanar.

Sobre o fan do water cooler, esse Raidmax só tem 1200rpm. Não é recomendado. Compre um Akasa Piranha de 1900rpm que vai ficar melhor. Ele é PWM, então você pluga no CPU-fan para ele ser controlado pelo PWM. Esse Akasa Piranha é bem mais forte do que o fan original do H55 e será mais silencioso. Você deve ganhar alguns graus com ele. Se quiser colocar dois, melhor ainda, mas é como o @Zucchini mencionou. O ganho é pequeno, ele só fica mais estável nas temperaturas.

Pode até ser o Akasa Viper, muito parecido, mas o Piranha é mais silencioso e mais discreto também. Fica bem bonito no sistena.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa já que você é um perito no assunto e este tópico está relacionado a isto também, para um fan utilizado no radiador o que é mais importante, o fluxo de ar ou pressão?

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Zucchini disse:

@Contiusa já que você é um perito no assunto e este tópico está relacionado a isto também, para um fan utilizado no radiador o que é mais importante, o fluxo de ar ou pressão?

Uma mistura dos dois, mas a pressão seria mais prioridade, especialmente radiador de water cooler. Melhor um de 50 de fluxo e 3.4 de pressão do que um de 70 de fluxo e 1.2 de pressão (como alguns Cougar ou Corsair).

Mas os bons coolers de radiador são bons dos dois quesitos. Esse Piranha tem 79 de fluxo e 3.04 de pressão, muito melhor do que a maioria dos fans de gabinete nos dois questios. Os Noctua também costumam bater os outros fans em tudo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa essa prioridade pela pressão do ar tambem é valida para o dissipador de calor nos air cooler de cpu?? E para o gabinete, seja para admissão ou para exaustão, qual seria a prioridade para escolha da ventoinha (fluxo ou pressão)? 

Por ultimo, o akasa piranha teria um concorrente com led para uso em radiador/dissipador?

desde ja, muito obrigado colega.

Compartilhar este post

Link para o post

@drcyberjr também, pois isso faz com que o ar transporte mais o calor. Por exemplo, o SP120 HP da Corsair tem 2350rpm (bastante coisa) e apenas 63 de fluxo, mas 3.1 de pressão. Ele é tão bom quanto o Noctua de 140 do NH-U14S que eu tinha. Não adianta colocar esses Cougar de 1200rpm e 74 de fluxo e 1.4 de pressão que não fica tão legal.

Sobre o fan de led, o mercado brasileiro é meio limitado, mas tem esses da PCyes:

http://www.pichau.com.br/hardware/ventoinhas-e-casemod/ventoinha-pcyes-fury-f5-120mm-2200-rpm-led-red-f5120ldvm-box

Por ser de 2200rpm e pelo formato das pás, acredito que ele tenha uma boa pressão estática. Tem azul também. Mas pergunte se o fan é PWM mesmo, pois um membro aqui do fórum comprou um desses fans da PCyes que dizer zer PWM no anúncio e ele recebeu um de 3 pinos. A PCyes é meio complicado de confirmar as coisas, pois eles não se ligam muito nisso. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa esse F5 da pcyes eu tenho 2. Eles tem controle pwm e 2 cabos extras limitadores de rotação (esses cabos extras nao aceitam controle pois são de 3 pinos). Um eu uso como fan no meu cpu cooler gammaxx 400 em um fx6300, substituindo o original. Nesse caso ha o controle de rotação pela mobo. Fiz testes com o amd overdriver + prime95 e, apos 20 min (rotação a 1500+-), a margem térmica ainda era de 30o (temp ambiente em 30o tbem). O segundo uso na exaustão do gabinete em forca máxima, mas faz um bom barulho. Queria substitui-los sem perder desempenho, apenas para diminuir o barulho (principalmente do exaustor), e manter o visual com leds vermelho.

prime95 20min.jpgP_20160713_093514.jpg

Editado por drcyberjr

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Obrigado. Agora mais uma duvida. Eu tiro o cooler do processador da entrada CPU fan e ponho esse Akasa Piranha? Conecto o cooler do processador em qualquer entrada da placa? E no caso de eu colocar dois Akasa Piranha no dissipador do Watercooler? Um iria na entrada CPU fan e outro direto no fonte? 

Daria certo colocar 2 coolers Akasa Piranha no dissipador do WaterCooler e mais dois espalhados no gabinete, sendo 1 na parte de cima (exaustor) e outro na parte de baixo?

Compartilhar este post

Link para o post
53 minutos atrás, drcyberjr disse:

@Contiusa esse F5 da pcyes eu tenho 2. Eles tem controle pwm e 2 cabos extras limitadores de rotação (esses cabos extras nao aceitam controle pois são de 3 pinos). Um eu uso como fan no meu cpu cooler gammaxx 400 em um fx6300, substituindo o original. Nesse caso ha o controle de rotação pela mobo. Fiz testes com o amd overdriver + prime95 e, apos 20 min (rotação a 1500+-), a margem térmica ainda era de 30o (temp ambiente em 30o tbem). O segundo uso na exaustão do gabinete em forca máxima, mas faz um bom barulho. Queria substitui-los sem perder desempenho, apenas para diminuir o barulho (principalmente do exaustor), e manter o visual com leds vermelho.

Ah, bom saber, mas acho que o rapaz tinha comprado o F4 e também veio de 3 pinos. Eu lembro que não consegui confirmar no site da PCyes. O rapaz acionou o RMP e pediu para trocar os fans.

Fan de 2200rpm no máximo vai fazer um barulho dos diabos :P Já que ele é de 4 pinos, não dá para colocar na placa-mãe?

adicionado 5 minutos depois
2 minutos atrás, João Henrique Garla disse:

@Contiusa Obrigado. Agora mais uma duvida. Eu tiro o cooler do processador da entrada CPU fan e ponho esse Akasa Piranha? Conecto o cooler do processador em qualquer entrada da placa? E no caso de eu colocar dois Akasa Piranha no dissipador do Watercooler? Um iria na entrada CPU fan e outro direto no fonte? 

Daria certo colocar 2 coolers Akasa Piranha no dissipador do WaterCooler e mais dois espalhados no gabinete, sendo 1 na parte de cima (exaustor) e outro na parte de baixo?

@João Henrique Garla não, você não tem um Corsair H55? Você pluga o bloco, aquela peça que fica em cima da CPU (a bomba do water cooler) em um SYS-fan qualquer. Os fans que você coloca no radiador você pluga no CPU-Fan. Se você comprar dois, tem que comprar um cabo splitter como os da Akasa que são muito bons. Ou seja, plugue os dois fans no cabo Y e plugue no CPU-fan.

Também é legal depois entrar no BIOS e desabilitar o controle PWM de onde o bloco está plugado. Você vê qual deles é e seleciona a opção "disable". Isso não desliga o conector, mas deixa ele rodando a 12v. Toda bomba de water cooler é bom deixar a 12v para ela durar mais e não fazer barulho.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa não dá, pois a mobo é uma famigerada asus m5a78l-m/usb3 que só aceita um fan com 4 pinos. Como quero manter o bom desempenho que tenho e diminuir o barulho, queria trocar esse f5 exaustor por outro mais silencioso e com led vermelho. Eu perderia desempenho com um Cougar Dual X ( http://cougargaming.com/pt/products/fans/cfd_red_led_fan/ )? Ou teria um melhor? obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

@drcyberjr comparado a um fan de 2200, qualquer fan de 1200 será silencioso, mas você vai perder em exaustão, até porque os gabinetes sempre têm uma grelha que eu não entendo no exaustor (não precisaria). 

Você pode comprar um splitter e plugar o Z5 do Gammaxx e o Z5 do exaustor no mesmo conector. Deixe o do Gammaxx na saída com os 4 pinos, e coloque o exaustor na saída com um pino faltando. Você ainda mantém um fan forte atrás e ele pode subir de rotação quando a CPU esquentar. Acho que vai ficar melhor do que colocar um exaustor de 1200rpm atrás.

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Contiusa disse:

@Contiusa Boa tarde, deixe me continuar seguindo de imagens, quero me certificar de que entendi. 

Seria essa a forma correta de instalação, levando em conta que o cabo "Y" iria na entrada "1" da placa (cpu fan) e os coolers Akasa Piranha na ponta dupla do cabo "Y" e instalados na peça de numero "3" (dissipador)?  E o cabo "2" do WaterCooler iria no engate "2" da placa (sys fan)? 

2.jpg

1.jpg

893611-MLB20583470494_022016-Y.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@João Henrique Garla sim, está correto. Mas como esse Sys-fan está lá embaixo, depois você tem que ir no BIOS e colocar o controle desse conector em "disable" ou "full spead". É a última opção para rodar no máximo. Se deixar no padrão, pode ser que a bomba rode abaixo da velocidade recomendada.

E precisa colocar os dois fans soprando para fora. Muita gente coloca um fan de frente para o outro, aí ele superaquece.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais