Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de resfriamento da gigabyte GTX 1070 g1 gaming não ativa


Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Recentemente perdi uma placa-mãe e uma GTX 970 quando estava jogando um jogo pesado. Resolvi fazer um upgrade geral e montei um PC novo só que mantive a fonte, e por enquanto uso uma GTX 660Ti tendo em vista que a 970 morreu. Tudo funciona perfeitamente com a configuração e fonte atual, inclusive em jogos pesados e com sistema em full load.

 

Essa semana adquiri uma GTX 1070 G1 Gigabyte, e foi aí que me deparei com um problemão. A placa liga normalmente, é tudo reconhecido e consigo instalar os drivers tranquilamente e subir games com tudo no máximo, porém, o sistema de resfriamento da placa não dá sinal de vida nenhum, é como se essa parte da placa estivesse morta, nem mesmo o LED escrito "FAN STOP" que deveria ficar aceso se mantém ligado. Daí acaba subindo muito a temperatura, passa dos 90C, dá artefatos na tela e acaba obviamente travando o PC.

 

O LED da placa de vídeo que acusa instabilidade causada pela fonte não pisca, ou seja, então parece que minha fonte está funcionando perfeitamente. Porém, e um grande porém aqui, tendo em vista o histórico de ter perdido uma placa-mãe e uma 970 enquanto jogava com essa mesma fonte, vocês acham possível que esse comportamento estranho da GTX 1070 estar sendo causado pela fonte? Mesmo o LED que acusa instabilidade não piscando, dando a entender que está tudo bem com a fonte?

 

Estou completamente perdido nessa. Já gastei uma grana com o PC novo e agora mais essa...

 

Se alguém já passou por algo parecido e tiver encontrado a solução, ficaria grato se pudesse compartilhar a experiência e o que fez para arrumar. Palpites do que de fato poderia ser meu problema também são bem-vindos. Vocês acreditam ser essa fonte que uso??

 

Minha configuração:

 

Fonte: Corsair RM 650W Plus Gold

Placa-mãe: ASUS Z170M PLUS/BR

CPU: i7 6700 (Box Cooler)

RAM: Kingston Savage 8GB @ 2133 (1 módulo)

SSD Samsung Evo 850 500TB

DVDRW

Placas de vídeo: EVGA GTX 660Ti (Roda tudo tranquilamente) / Gigabyte GTX 1070 G1 (O sistema de resfriamento da placa parece morto, apesar do desempenho da placa ser excelente)

12x12 FANs de gabinete (x3)

 

Tudo em velocidade padrão, nada de overclock

 

Muito obrigado por lerem e opinarem.

Energia.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos,

 

Então, aparentemente está tudo conectado sim. Realmente não imaginei esse tipo de coisa das fontes da Corsair, visto que é uma marca tão popular e conceituada.

 

Porém, não estou muito surpreso agora que paro para pensar. Essa é a segunda fonte da Corsair que tenho, a primeira foi uma CX500 (ainda a tenho), e essa sim, o LED da GTX 1070 pisca acusando instabilidade (também tentei com essa), apesar de em teoria, aguentar essa placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corsair, no geral, não é uma marca ruim de fonte, pelo contrário, série CX é boa, principalmente as que têm revisão (cx500 v2). O que pode estar havendo é que talvez este "LED da GTX 1070 que acusa instabilidade" seja mais é fuleragem da GigaByte, já que uma fonte de 500W de qualidade (considerando a cx500) é a recomendação dos fabricantes, que costumam exagerar um pouco. Vale rodar programas de estresse de hardware com a CX500 pra saber se realmente falta alimentação pra configuração.

 

Uma dúvida, vi que usas uma Z170M, não estaria no over este i7 6700 certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está no over não. Está tudo em velocidade padrão de fábrica.

 

Só estou achando muito estranho a forma  como os coolers nunca rodam. Voltei com minha 660Ti para não forçar mais a 1070 e acabar estragando-a, mas pelo aplicativo GPU-Z, mostra que os FANs estariam a 100%, mas logo abaixo vem a informação com o RPM dos mesmos, e está no 0. Quando olho para a placa com o gabinete aberto, realmente os FANs estão todos parados, os 3, o que acaba causando o super aquecimento, daí artefatos e daí tela azul.

 

EDIT: Opa, só vi seu post depois que postei, Fox. Desculpe. Também não uso estabilizador ou nobreak de má qualidade. Utilizo somente um filtro de linha Clamper 700 PE 149.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Sim, não funciona... @Phantasmimic como eu disse, eu rodaria programas de estresse de hardware com a CX500 pra saber se realmente falta alimentação pra configuração com a GTX1070 - pra ver se o PC reinicia. Porém... tem que ver esse cooler aí... se a temp da vga passasse dos 70ºC e nada do cooler ligar, puxava o pc da tomada e mandava a vga pro rma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando rodei Total War: Warhammer com a CX500, obtive exatamente o mesmo erro.

 

Acham que seria melhor eu simplesmente entrar em contato com a loja e acionar a garantia? Recebi a placa ontem a tarde, não fazem nem 24h.

 

Só pensei ser minha fonte devido ao fato de ter perdido uma placa-mãe mais a 970 recentemente enquanto jogava usando essa RM 650. Mas parece que dei azar monstro e essa placa nova veio com defeito, pois sim, as temperaturas vão a quase 100C e nada de coolers rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phantasmimic dei uma olhada no site da VGA e achei isso:

ScreenShot_20161014123612.png

 

Tecnologia parecida com a das GTX 9xx, porém, parece que diferentemente das GTX 9xx que os FANS ligar automáticamente ao chegar a 65/70ºC, nas GTX 10xx dá pra configurar quando o fan ligará, setando uma temp limite, pelo menos pelo que eu entendi, já que também nunca tive nenhuma GTX 10xx.

Talvez possa configurar a temp pra ligar os FANs pelos software da GigaByte, como algum que tenha vindo no CD de drivers da vga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, cheguei a utilizar o software para inclusive tentar colocar os FANs girando 100% do tempo, e mesmo assim nada. Eu fiz o pedido de uma nova fonte da EVGA de 750W pois vou montar um segundo PC para minha mãe. Por hora, vou deixar a placa em standby e testar com a nova fonte quando ela chegar na semana que vem. Daí terei a certeza se é a placa ou a fonte. Quando testar eu posto o resultado aqui.

 

Se for a placa, vou trocar, comprei pela Kabum e eles dão um ano de garantia. Também já liguei lá e disseram que se for preciso, me dão uma nova, então quanto a isso estou mais tranquilo.

 

Muito obrigado pela ajuda, em breve deixarei que saibam como resolvi o problema. Eu realmente espero que seja a fonte, pois não estou a fim de mandar placa por correio para troca, mas veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma última atualização. Testei a fonte nova (uma de 750W da EVGA) e o problema persiste. Parece que é a placa mesmo. Sabia que deveria ter ido em uma placa EVGA, mas essa estava mais em conta... Como dizem, o barato sai caro. Vou mandar de volta pro RMA pra trocarem. Obrigado a todos que tentaram ajuda.

 

Podem encerrar esse tópico, por favor. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...