Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tabelas de Placas 3D: Clocks, pipes, shaders,


Rostev

Posts recomendados

  • Membro VIP

TABELAS DE PLACAS GRÁFICAS

Tenho visto muitas pessoas indecisas sobre dados das placas de video disponibilizadas no mercado.

Essas informações, que deveriam ser bem repassadas pelos fabricantes, nem sempre são fáceis de conseguir, mesmo sendo elas de suma importância na aquisição de uma boa placa.

Com essas informações em mãos, muitas pessoas não comprariam "gato por lebre", pois sabemos que os ávidos vendedores se preocupam mesmo é com a venda, e muitas vezes o consumidor acaba decepcionado com o produto que adquiriu.

Reuni abaixo algumas informações sobre essas placas de vídeo, e resolvi montar em uma modesta página, sob forma de tabelas, para que possam ajudar aqueles que tem dúvidas sobre a placa que está prestes a adquirir ou até mesmo sobre a que já possui:

----------------------------------------------------------------------------------------------------

::::::::::::::::::::::::::::::::::: PLACAS 3D OFICIAIS :::::::::::::::::::::::::::::::::::

tabelabanner6kl.jpg

::::::::::::::::::::::::: CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR :::::::::::::::::::::::::

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção: Pode ocorrer da sua placa ter clocks diferentes (memória e GPU), pois esta tabela é baseada em placas oficiais e muitas vezes os fabricantes aumentam ou diminuem esses clocks de acordo com sua conveniência.

Essa tabela é baseada nos modelos padrões dos fabricantes das GPUs, como nVidia, ATi, 3DFX, XGI, Xabre/SiS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico bem informativo, parabéns...

Uma colaboração minha. A FX5700LE que esta na lista é 128Mb. Existe a FX5700LE 256Mb já tive uma em mãos e os clocks são 250/400. Se quiser adicionar... os demais dados são iguais a da 128Mb.

Outra seria a FX5600GL com clocks 325/600 128Mb 3,3ns NV31.

Mais uma vez excelente tópico.

[]´s

Razi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por _RAZIEL_@03 ago 2004, 00:29

Uma colaboração minha. A FX5700LE ...........

Outra seria a FX5600GL com clocks .........

Mais uma vez excelente tópico.

[]´s

Razi

É isso aí Razi...

Essa é a ideia da coisa...

Amanhã eu estarei atualizando esses dados, com as placas que eu também já percebi faltarem a listagem. Pode ter certeza :D

Valeu mesmo pela participação!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seria legal fazer um seção das xabres e volario, bom podiamos também criar um arquivo antigo dando valor as falecidas mais porém historicas voodoos, bom seila foi so uma opiniao, outra coiza interesante desse site seria criar um local de drivers atuais de video:) poderia ser pelo menos os links :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima ideia Rosted. Só vejo um problema na criação de uma tabela que é o seguinte: não sei qual é a sua ideia quanto as versões que não respeitam os valores padrões. Notei que você já considerou algumas dessas, como por exemplo as 9600Pro 400/400 e 400/500.

Se pegarmos a FX5600 vai ter um monte de variações a começar pela 325/333 XFX 256MB que foi testada no Clube do Hardware. Na MX-440 então nem se fala. E assim vai....

Resumindo, você pretende incluir todas estas "variações" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tópico destacado! Tem algumas que notei que tá faltando... A Prolink tem uma FX 5200 (golden) 128mb de 275/500 MHz, por exemplo. Existe dezenas de modelos que não utilizam o formato original da nVidia. Você ainda sim vai tentar todos?

Veja só quantas variações estão faltando nessa tabela ainda...

http://www.digit-life.com/articles2/over2003/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Placas inseridas:

- FX5700LE 256Mb e FX5600GL (ajuda do Raziel).

- FX5200 250/500 (ajuda de DVBreakout)

- FX5600 325/333Mhz (ajuda de Ctenaglia)

Postado Originalmente por DVBreakout+--><div class='quotetop'>QUOTE(DVBreakout)</div>
TIpo,diferencia as VGAs com suporte a DX9.1 e também te modelos da FX5200 com clocks 250/500!

Bom, eu honestamente nem sabia das placas com DX9.1...

para mim era DX9 e pronto... Se você conhecer algum lugar que mostre quais delas se encaixam, me ajudaria muito a arrumar isso. De qualquer forma vou pesquisar.

Postado Originalmente por LucasAMD@

seria legal fazer um seção das xabres e volario, bom podiamos também criar um arquivo antigo dando valor as falecidas mais porém historicas voodoos, bom seila foi so uma opiniao, outra coiza interesante desse site seria criar um local de drivers atuais de video:) poderia ser pelo menos os links

Sobre outros fabricantes sem ser a nvidia e ati, pode ficar tranquilo que faremos.

Só que antes de mais nada quero deixar afiado as placas desses fabricantes, que representam a grande parte de placas adquiridas. Depois partimos para os demais fabricantes.

Sobre as placas mais antigas, depois podemos inserir também, mas a ideia do post é colaborar com infomações realmente úteis sobre placas de mercado.

Acredito que colocar TNTs e rages (por exemplo), deixaria o post mais completo, mas visando a praticidade, são placas fora do contexto atual.

De qualquer forma, podemos bolar isso depois sim!!! Valeu.

Cteneglia

Ótima ideia Rosted. Só vejo um problema na criação de uma tabela que é o seguinte: não sei qual é a sua ideia quanto as versões que não respeitam os valores padrões. Notei que você já considerou algumas dessas, como por exemplo as 9600Pro 400/400 e 400/500.

Se pegarmos a FX5600 vai ter um monte de variações a começar pela 325/333 XFX 256MB que foi testada no Clube do Hardware. Na MX-440 então nem se fala. E assim vai....

Resumindo, você pretende incluir todas estas "variações" ?

Obrigado pelo elogio Ctenaglia...

Entendi o problema, mas a minha ideia era realmente fazer um post completo, ou melhor, nesse universo de placas existentes, completo ele nunca vai ser, mas pelo menos vamos tentar deixá-lo o mais próximo disso...

O que você acha???

Considera que deveríamos citar só as placas básicas?

A placa que você citou já foi adicionada...

Postado Originalmente por Toninho_Sv

Só umas coisas:

A geforce GTS-V é 175/286...se não me engano.

E a TI, ULTRA são NV 15... não sabia da existencia do NV 16...(Pelo menos a TI reconhecia como NV 15 na máquina do meu primo)

Geforce 3 = dx 8.0 não 8.1

falou...

Em tempo: 6800= DX9.0c

Toninho, sobre a GTS-V, não é isso que esse site diz, mas de repente existe outro modelo e não foi postado aqui: http://www.area3d.net/overview.php

Se você me confirmar essa informação, podemos estar alterando. :joia:

Pode ver nesse site também que ele colocam as GF2 Ti como tendo chip gráfico NV-16

Sobre o DX das GF3, realmente você está certo... Elas são DX8 e já está arrumado, bem como os DX9.0c das FX6800. Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Spider_Rap+03 ago 2004, 02:55-->
Com calma a tabela vai se completando.

Não sei se seria interessante, mas acho que a versão do OpenGL também devia aparecer.

A ideia é justamente essa

Agora, as informações do OpenGL é que são uma verdadeira complicação...

Eu tinha pensado nisso, mas quase não dão ênfase a isso...

Se alguém me der uma ideia de como colher essas informações, adiciono com o maior prazer.

Como eu disse, essas tabelas vão ser feitas por todos nós...

Tanto que eu não queria criar links e sim postar os dados diretos aqui, mas devido a problemas de formatação, as informações ficaram péssimas se colocadas diretas aqui.

Postado Originalmente por red viper@

Tópico destacado! Tem algumas que notei que tá faltando... A Prolink tem uma FX 5200 (golden) 128mb de 275/500 MHz, por exemplo. Existe dezenas de modelos que não utilizam o formato original da nVidia. Você ainda sim vai tentar todos?

Veja só quantas variações estão faltando nessa tabela ainda...

http://www.digit-life.com/articles2/over2003/ 

Obrigado mesmo pela pinagem...

Vou tentar todas as placas sim... Ví esse link e quase tive um enfarto... :wacko:

Falta muita coisa, mas vou adicionando as faltantes ainda hoje.

Você não tem ideia de como isso ajudou!!!

Como eu disse, completa essas tabelas nunca serão, mas no que depender de todos nós, o mais próximo disso tentaremos fazer. Não é mesmo?

Ichigeki

Rosted, a Radeon 9500 Pro é 128 bits, as 256 bits são as Radeon 9500 não-Pro.

Também existe um outro modelo de Radeon 8500, com o nome de Radeon 8500 DV, que tem clocks menores (230/380).

Tá complicado isso!!!

O que eu vi é que não existe 9500 séries de 256bits...

Elas são de 128bits, só que o modelo Pro renderiza 8x1 e o pure 4x1.

Pelo menos diz isso nos sites que eu li, e esse é um deles:

http://www.hardocp.com/article.html?art=Mzk2

Vamos confirmar isso para que não haja erros... Vou correr atrás... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@03 ago 2004, 10:08

Entendi o problema, mas a minha ideia era realmente fazer um post completo, ou melhor, nesse universo de placas existentes, completo ele nunca vai ser, mas pelo menos vamos tentar deixá-lo o mais próximo disso...

O que você acha???

Considera que deveríamos citar só as placas básicas?

A placa que você citou já foi adicionada...

Sinceramente não sei. Se colocarmos todas as placas a lista ficará enorme, principalmente nos modelos mais antigos e/ou descontinuados, onde a coisa fica mais ou menos liberada para os fabricantes brincarem a vontade com os clocks e o bus . Tive uma ideia que talvez ajude, veja o que você acha:

Fazer duas tabelas :

1) Uma com somente com os valores padrões

2) A outra abrangendo as variações que podem ser encontradas.

Nesta segunda tabela, não haveria necessidade de incluir todos os dados. Bastaria somente :

Modelo / Clocks / Barramento / Memória / Observação

Usando um exemplo real, poderíamos incluir :

9100 / 250/400 / 64-bits / 64MB / Genérica - Paraguai

Esta 9100 foi reportada por um colega do GDH (ver tópico) que encontrou-a recentemente no Paraguai - veio numa caixinha branca sem marca. Desta forma, o pessoal já fica esperto sabendo que existe este modelo aí no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Ctenaglia@03 ago 2004, 10:50

Sinceramente não sei. Se colocarmos todas as placas a lista ficará enorme, principalmente nos modelos mais antigos e/ou descontinuados, onde a coisa fica mais ou menos liberada para os fabricantes brincarem a vontade com os clocks e o bus .  Tive uma ideia que talvez ajude, veja o que você acha:

Fazer duas tabelas :

1) Uma com somente com os valores padrões

2) A outra abrangendo as variações que podem ser encontradas.

Nesta segunda tabela, não haveria necessidade de incluir todos os dados. Bastaria somente :

Modelo / Clocks / Barramento / Memória / Observação

Usando um exemplo real, poderíamos incluir :

9100 / 250/400 / 64-bits / 64MB / Genérica - Paraguai

Esta 9100 foi reportada por um colega do GDH (ver tópico) que encontrou-a recentemente no Paraguai - veio numa caixinha branca sem marca. Desta forma, o pessoal já fica esperto sabendo que existe este modelo aí no mercado.

Excelente ideia!!!

Começarei a mexer com isso agora...

Vou tirar os modelos derivados dessas tabelas acima e começar a fazer outra genérica...

Acho que isso até mesmo facilitará o serviço...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já está no ar a tabela com os clocks defaults...

Em breve estarei postando as tabelas de variações.

Acho que assim vai ficar bem organizado e bem informativo.

Vocês verão que ainda está faltando as radeons 9250, pois não tive tempo de correr atrás dos dados ainda...

As MX4000 o Ctenaglia já passou e já estão inseridas.

Ichigeki - a radeon 8500 DV agora está corretamente listada, conforme você havia citado. Obrigado!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Open GL apesar de quase ninguém dar enfase, tem jogos que já estão pedindo OpenGL 1.4 para rodar e os fabricantes sempre colocam só a versão do DX 9 destacada, quase nunca destacam a versão do Open GL, por isso achei interessante colocar.

Bom, a tabela já deu uma melhorada, e se esse for o Rosted que eu conheço, daqui 1 semana essa tabela vai estar melhor ainda :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Spider_Rap@03 ago 2004, 17:08

O Open GL apesar de quase ninguém dar enfase, tem jogos que já estão pedindo OpenGL 1.4 para rodar e os fabricantes sempre colocam só a versão do DX 9 destacada, quase nunca destacam a versão do Open GL, por isso achei interessante colocar.

Pior que é verdade...

Foi um sofrimento e muita "googlada" para encontrar o suporte ao OpenGL que as placas possuem...

Pode até mesmo incorrer em estar algo errado, pois não encontrei um site sequer na internet que mostrasse em forma de tabela essa informação.

De qualquer forma foi uma ótima ideia Spider, e como já puderam perceber, já faz parte das informações da nossa tabela...

Postado Originalmente por disse

Bom, a tabela já deu uma melhorada, e se esse for o Rosted que eu conheço, daqui 1 semana essa tabela vai estar melhor ainda  :-BEER

Ehehehehehehe...

Obrigado pela confiança...

Estou estudando colocar outras informações nela.

Logo verão coisas novas!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por wine@04 ago 2004, 02:44

Ai rosted...

Já tive uma GeForce MX 400 da Asus q era: 128bits sdr e os clocks eram 200/200.

Não se era uma edição especial e tal, mas eram esses os clock da plaquinha. Qualquer coisa tamo aí...

Abraços...

Tem certeza que era SDR???

Com esse clock de 200Mhz nas memórias eu jamais vi uma placa com esse tipo de memória... O máximo que vi é 166Mhz...

De qualquer forma, essa seria uma placa derivada, e poderá entrar na outra listagem. Só preciso que você confirme essa memória, que a princípio, está estranha para mim. Dá uma googlada aí e veja se acha algum link que descreva esse modelo.

Obrigado pela participação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho aqui uma G-Force 4 MX 440 T8x da MSI q é Default 250/400 mas q aguenta over d 360/560 ou + (o limite no need underground foi este, mas em outros jogos aguenta um pouco mais)

Recomendo muito ela, e é d 64bits, tipo q ela com tudo desligado (AA, V-Sync, Anisotropic, etc...) dá pau em muuuuita placa e em todas as fxs-5200, o fps é absurdo d alto quando tá tudo desligado, agora se ligar o desempenho cai draaaaaaaasticamente, é otima para quem gosta d desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por wine@05 ago 2004, 00:29

Pode ter certeza q é isso sim. Eu vendi a minha faz 1 mês +-. Igual a essas:

http://www.evendi.de/static-preisvergleich...4MB_TV-Out.html

http://pl.asus.com/products/vga/vga_overview_nvidia.htm

nessa page da asus tem ela lá... é a 4º de baixo para cima.

Será q agora você acredita?! :rolleyes:  :D

Abraços...

Wine, eu só vou acreditar porque o Ctenaglia encontrou um link da sua placa que realmente mostrava o clock de 200Mhz nas memórias (4,5ns). - LINK'>http://www.rivastation.com/review/mx400_cards/mx_400cards_03_e.htm]LINK AQUI. Veja bem, não que eu duvide de você e acredite nele, só que ele realmente apresentou a prova com a característica que vocë havia passado.

Nota-se facilmente que o link da asus que você me passou, mostra a referida placa com memórias de 6ns de acesso (quarto modelo de baixo para cima, conforme mencionado).

6ns são memórias de 166Mhz reais, ou seja, 333Mhz DDR.

De qualquer forma a sua placa é uma variação, por não ser um modelo oficial lançado. Tenho que agradecê-lo por mostrar, pois ela logo integrará as tabelas de placas variadas.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...