Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marco Aurelio Jr

Sugestões para refrigeração em 6700k com over leve

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

 

Estou montando um PC com o i7 6700k na placa ASUS Z170M-PLUS/BR, pretendo fazer overclock em um futuro próximo, e gostaria de saber uma opção com um bom custo-benefício e que caiba em meu gabinete (Atualmente o Vinik VX Cyclone White Edition, e futuramente o NZXT S340). Quais seriam boas soluções para refrigeração? Estava pensando entre o H100i V2 ou o Noctua D15. Existem opções com melhor custo-benefício que essas? Ou poderia partir para uma solução mais em conta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marco Aurelio Jr over leve como? 4.2 / 4.4GHz? Pode comprar um H60 ou Maelstrom 120. Até um Thermaltake L32. Pelo review dá para ver que os três são capazes de um over leve, especialmente porque você raramente vai chegar aos 100% do i7. Mas o L32 não cabe em nenhum dos gabinetes que você citou.

 

Se quiser ter uma folga, um H80i seria melhor. Não acho uma boa comprar water cooler com radiador de 240 para fazer over leve, pois eles são caros e vão fazer mais barulho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Thomas Nanini  Ainda estou montando meu PC, mas estou pensando numa GTX 1060 ou 1070, e no caso de achar uma boa oferta, uma Quadro K2200. Penso em fazer overclock no futuro, já que irei utilizar programas de modelagem 3d e renderização que utilizam só CPU e também para aumentar a velocidade do processador para compensar os futuros lançamentos sem precisar comprar outro processador.

adicionado 5 minutos depois

@Contiusa Pensei em no máximo 4.5 ou 4.6 GHz, já que meu objetivo como mencionado no post acima é potencializar a renderização e modelagem no processador e manter o desempenho semelhante a próxima geração, mas sem sacrificar a vida útil da peça. Por isso pensei em um over de uns 10% em um futuro próximo. Moro em uma cidade MUITO quente (Manaus-AM) e por isso tenho uma especial preocupação com a refrigeração desta máquina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marco Aurelio Jr mas 4.6Ghz é muita coisa hoje em dia. Tem chip que sequer passa de 4.4Ghz. O turbo dele é 4.2Ghz, mas em load ele não deve passar de 4GHz.

 

Melhor então comprar o H80i. O NH-D15 é muito caro e, pela experiência que eu tive com o NH-U14S, não acredito que ele passe o H80i. Pode até passar, mas eu não colocaria a minha grana nisso. A única vantagem do NH-D15 é não ter problema de defeito. Mas precisa colocar memória baixa e não pode ser placa-mãe com a VGA no primeiro slot PCI-E. Tem que ser aquelas placas-mãe com um slot PCI-E X1 antes (aqueles pequenos).

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa  A diferença de preço entre o H80i V2 e o H100i V2 é de 46 reais na Terabyte Shop. Valeria a pena pegar o H100i V2 então? O meu atual gabinete tem 58 X 277 X 120 mm de espaço na parte superior para um radiador, mas o radiador do H100i V2 mede 276 x 125 x 30mm. Será que conseguiria adaptar corretamente mesmo o espaço sendo 0,5mm menor? Existe a necessidade de trocar os fans por Akasa Piranha, como vi em outros tópicos?

 

Muito obrigado pela ajuda e paciência em tirar minhas milhares de dúvidas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marco Aurelio Jr se vai caber eu não sei, porque essas coisas são complicadas e os fabricantes de gabinete não costumam colocar lista de compatibilidade. Até porque quem faz overclock e compra um H100 / H80 já compra um gabinete apropriado para water coolers. Você tem que ver aí se dá para apertar ou cortar alguma parte metal, etc, fazer uma modificação.

 

Se você fala do NZXT, aí é só pesquisar por  NZXT S340 e H100i que vai aparecer algum kit montado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Muito obrigado pelas respostas! Então medirei meu gabinete e vejo se dá para fazer a adaptação ou procuro um modelo apropriado para minhas necessidades. Minhas últimas dúvidas são:

 

1) Se trocar os fans do H100i por um Akasa Piranha, vou ter ganho de performance ou apenas diminuição de ruído?

2) Que pasta térmica você me indica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marco Aurelio Jr os fans do H100i V2 são bem fortes (2435rpm). O Akasa Piranha (1900rpm) será mais silencioso, mas vai perder uns 2ºC de desempenho. Se for comprar o H100i, instale primeiro e veja se o barulho é aceitável. Caso contrário, aí você pode trocar. Como o H100i tem o Corsair Link, você pode colocar o Piranha com uma curva mais agressiva para compensar a rotação menor.

 

Mas você pode dar sorte de pegar fans de melhor qualidade no H100i V2.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×