Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão no fio neutro


fernandes m

Posts recomendados

Qual a tensão q passa pelo neutro quando um certo equipamento esta ligado? Pensava q seria a mesma do fio fase,mas tava fazendo essa mediçao em minha casa e não foi a mesma não. Liguei um equipamento peguei o multimetro e encostei uma das pontas de prova no fio fase e segurei na outra,marcou 115v,fiz o mesmo procedimento no fio neutro e só marcou 13v. Se a tensão vai por um fio e volta pelo outro então porque pelo neutro não deus os 115v também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente entre o neutro e terra tem uma pequena variação de tensão, o ideal seria 0 volts mesmo, mas nunca vi nenhuma casa tão perfeita assim (ainda mais que muitas das casas antigas n tem aterramento). Não sei se você segurou uma ponta do multímetro e colocou a outra na fase e depois no neutro ou se você colocou no terra uma ponta e na outra no fase e depois no neutro, mas respondendo a sua dúvida, acho que você mediu a ddp entre o neutro em relação a você e entre o fase em relaçao a você, mas, pelas suas medidas, creio que você ligou o equipamento e mediu a tensão em outra tomada. A corrente que entra é a mesma corrente que sai (você está certo),para entender melhor, então um exemplo: Em um circuito fechado em corrente contínua, vamos imaginar que uma bateria forneça 5v, então se ligarmos um led direto nessa bateria, os 5v estão em cima do led. Então para não queimar o led, colocamos um resistor de 120 ohms, e então 2v estão no resistor e 3v estarão no led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...