Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrente mínima em led


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tem algo errado em buscá-la?

 

Primeiramente, para um LED azul genérico sem datasheet, eu calculei:

R = (5 −2,8)÷(20÷1000) = 110 Ω

Então coloquei pra rodar e achei 3,2 V sobre o LED. Agora fiquei com vontade de fazer:

R = (5 −3,2)÷(10÷1000) = 180 Ω

O "perigo" é apenas ele deixar de acender quando a tensão de alimentação do circuito baixar? Ou há outro porém?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E porque haveria de baixar???

 

Se existir uma boa razão para baixar tome a menor tensão aceita nessa baixada em que o led ainda terá de operar e calcule o resistor para passar, com essa tensão, 10 mA que é uma corrente tolerável para que se perceba o led ainda. Só isso, nada mais do que isso. Claro, se a tensão pode subir também, além dos 5 Volts, calcule qual seria a corrente no led nessa máxima tensão e com o resistor calculado, e cheque se ela ultrapassa os 30 mA. Só se preocupe se ela ultrapassar.

 

Se sua situação ficar preta então resolva isso dai com uma fonte de corrente, de digamos 20 mA. Ai a tensão pode variar de 5 a sei lá, 30 Volts e vais ter sempre a corrente desejada pelo led. Mas beira a perfumaria..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller , show! Muito obrigado.

 

Realmente encontrei um ótimo artigo que me aconselha a procurar a corrente mínima. Mas vocês fez melhor com suas ponderações no dois sentidos.

 

Enfim, no que fiz respeito ao LED e seu resistor, usarei uma bateria e um trimpot para achar os limites o limite inferior. Dos vários tipos de LED. Quando tiver tempo pra isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Enfim, no que fiz respeito ao LED e seu resistor, usarei uma bateria e um trimpot para achar os limites o limite inferior. Dos vários tipos de LED. Quando tiver tempo pra isso...

Uma excelente maneira de torar o trimpot que via de regra não vai tolerar as correntes envolvidas no acendimento de led....:oops:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito obrigado. Você tem um jeito especial de avisar :tw_grimace:, mas que bom que tem!

"Quem avisa, amigo é." :tw_glasses:

Eu estava completamente esquecido da potência, apesar de que eu estava pensando em ser bem criterioso na instalação e no acionamento do trimpot. Mas que absurdo... :tw_dizzy:

Valeu, @faller! :tw_grin:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...