Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exercício de lançamento de um dado


Ksula110

Posts recomendados

Boa noite, sou iniciante em programação e estou tentando realizar o seguinte exercício:

 

"Criem um simples programa que simula o lançamento de um dado com base no número de faces que este contenha, conforme especificado pelo usuário."

 

Tentei realizar o programa mas não estou conseguindo que seja feita conforme solicitado. Se possível vocês poderiam me ajudar??? Segue abaixo o que eu ja fiz.

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>
#include <conio.h>
int main(void)
{
    int i;
    printf("\nQuantas faces deseja que o dado virtual possua?");
    scanf("%d", &i);
    srand((unsigned)time(NULL));
    for(i=0; i < 1; i++)
    {
        printf("A face sorteada foi: %d\n", rand()%);
         }
return 0;
}

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

int main(void){
    srand((unsigned)time(NULL)); // chamar ao principio de main, UMA só vez, sem importar quantas vezes você chame a rand em main ou outras funções.
    
    int min = 1; // O menor numero
    int max;

    
    do{
        printf("\nQuantas faces deseja que o dado virtual possua?");
        scanf("%d%*c", &max); // O maior numero
    
    
        printf("A face sorteada foi: %d\n\n", (rand () % (max-min+1) + min) ); // gera numeros entre min e max
    
    
        printf("Pulse uma tecla.");
        getchar();
    } while( 1 );
    
    return 0;
}

rand gera números de 0 a rand_max, por isso a necessidade de controlar o valor retornado por rand com alguns expressões. No caso rand () % (max-min+1) + min), a parte % (max-min+1), garante que o numero não sairá nem menor que min, nem maior que max. Busque um bom tutorial sobre rand por internet, leia mais de um pois o tema é algo complexo se quer dominar a função corretamente.
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...