Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor linguagem de programação para iniciantes: c ou java?


Posts recomendados

  • Moderador

@RCommando62 Seja Bem vindo em nosso Fórum do Clube do Hardware.

 

Não existe uma "melhor" linguagem para se aprender. Tudo depende exclusivamente da sua curva de aprendizado, afinidade por linguagem e etc.

 

C, Java, PHP, São todas muito parecidas em sintaxe(apenas alterando nomes de palavras chaves)

Também depende do seu objetivo. SE você quer ser um desenvolvedor desktop, podes escolher Java, C/C++, até mesmo PHP(php-gtk)

 

Se o objetivo é ser deselvolvedor WEB, podes estudar, PHP, Java, Ruby....

SE o foco é aplicativos mobile androidm Estude o Java e SDK android. 

 

Para jogos, seja web, mobile ou desktop,  existem linguagens específicas.. mas tudo depende da engine que for utilizar. Por exemplo com Unity, é interessante estudar C# ou Javascript. depois disso a engine unity oferece recursos de exportar para mobile, ios, android, linux e windows.

 

Dei mais ou menos uma visão geral de onde podes aplicar tais linguagens.

Como você já fez a lógica de programação, certamente já deves ter estudado Pseudocódigos, portugol, visualG ou pascal.

 

Escolha com base no seu foco porque não há uma linguagem "melhor" para se aprender. 

A pessoa que diz  a linguagem X é melhor do que a linguagem Y para aprender, está completamente errada!

 

Vou te dar o meu caso como exemplo.

Comecei com visualG e pascal na linguagem de programação. Depois escolhi PHP, pois tenho mais afinidade com ela..  e também porque queria ser um desenvolvedor web. Minha curva de aprendizado em php foi maior do que java por exemplo.

Mas isso não quer dizer que eu não aprenderia o java, porque acabei aprendendo do mesmo jeito :P 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2016 às 18:52, DiF disse:

Vou te dar o meu caso como exemplo.

Comecei com visualG e pascal na linguagem de programação. Depois escolhi PHP, pois tenho mais afinidade com ela..  e também porque queria ser um desenvolvedor web. Minha curva de aprendizado em php foi maior do que java por exemplo.

Mas isso não quer dizer que eu não aprenderia o java, porque acabei aprendendo do mesmo jeito :P 

@DiF No caso você aprendendo PHP e depois java, você hoje é desenvolvedor Web ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, vai de pessoa pra pessoa, mas existe um motivo pra gente aprender C como a primeira linguagem na faculdade. Ela é uma linguagem bem burocrática, e um pouco(bastante) difícil, pois manipular variáveis você precisa entender o que está fazendo. 

Eu recomendo ALTAMENTE que você aprenda C, mas antes de tudo aprende portugol ou lógica de programação. Depois você se especializa no que você cria afinidade;

Java - Web, Desktop, Mobile

C# - Web, Mobile, Windows

PHP - Melhor na web (minha opiniao)

Dai existem outras que eu gosto muito, como Python ou Ruby. Alem disso temos linguagens de marcação como HTML e CSS em conjunto com a linguagem javascript pra fazer sites.


Enfim...Aprenda lógica, depois C e depois vá para algo que você acha mais divertido.:tw_grin:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...