Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
KwonJiyong

Essa temperatura é normal? Core i5 4590 alcançando 70ºC com Corsair H60

Recommended Posts

Galera recentemente fiz a compra de um watercooler (H60) porém como fui em quem instalei, to com medo de ter feito alguma besteira... A baixo é uma print da temperatura do PC parado, sem nada aberto... Apenas o google chrome... Quando eu jogo, a temperatura chega a 70º, isso é normal pra um computador refrigerado a WC?

9a6955c0f74f47eeb10fc9d7439445ae.png

Também vou deixar uma foto de como ele está instalado dentro do gabinete, caso saibam de alguma coisa me avisem por favor! Obrigado!

14625622_1111854685566993_895762616_o.jpg

14625656_1111855022233626_762225872_o.jpg

14686675_1111854705566991_2095614336_n.jpg

14725156_1111854672233661_924560093_o.jpg

Editado por Foxwalt
Especificar título.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@hoNN

O H60 é famoso por ter uma folga exagerada no backplate.. Olhe o meio do primeiro post desse tópico.

Dá uma olhada na instalação dele, pois pode ser isso..

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN O cooler está soprando para o lado certo? Nessa posição, o ideal é que ele puxar o ar de fora para o radiador, pois se ele estiver puxando o ar de dentro do gabinete, estará "resfriando" com ar quente. 

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, Alex Temnyk disse:

Nessa posição, o ideal é que ele puxar o ar de fora para o radiador, pois se ele estiver puxando o ar de dentro do gabinete, estará "resfriando" com ar quente. 

Mas tá certo.. Ao contrário, o ar quente do radiador fica preso no gabinete...

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, RS Faria disse:

@hoNN

O H60 é famoso por ter uma folga exagerada no backplate.. Olhe o meio do primeiro post desse tópico.

Dá uma olhada na instalação dele, pois pode ser isso..

É o caso é parecido com o meu, mas bem que ele podia ter postado como fez pra arrumar...

Editado por hoNN
Correção ortográfica
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN então, você podia inverter a posição do radiador e colocar as mangueiras para baixo. Pode ter ar no bloco. Mesmo que não tenha, se deixar assim uma hora pode dar ar / bolha no bloco. Inverter que eu falo e deixar como na foto abaixo - com as mangueiras na parte de baixo.

O bloco está plugado em um SYS-Fan e o fan está plugado no CPU-fan?

Sobre a gambiarra, eu fiquei na dúvida de postar ou não como se faz porque se a pessoa fizer sem necessidade pode danificar o soquete ou a armação do water cooler. 

Você tem que desinstalar o water cooler e ver se tem folga. Especialmente ver se a pasta térmica espalhou direito ou não. Se ficar como no teste que eu fiz, com a marca redonda, aí dá para ver que está com folga. Mas se a pasta espalhar e fizer aquela marca de carimbo com a CPU (como eu postei as fotos nos testes), não precisa de fazer a gambiarra.

Desinstale o bloco e tire uma foto da CPU e do bloco para a gente ver como está a pasta.

Mas antes de desinstalar o bloco, inverta a posição do radiador e confira se o bloco está no SYS-fan e o fan no CPU-fan. Também precisa ir no BIOS, em PC Health e deixar o SYS-fan do bloco no máximo. Geralmente é "turbo" ou "disable". É a última opção, a mais forte.

Se estiver tudo direito e continuar assim, você desinstalar o bloco e a pasta não estiver espalhada direito, indicando que não tem pressão na instalação, você precisa arrumar arruelas de plástico para deixar mais firme. Aí eu te explico.

H60_install.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa O problema é o seguinte, não sei se da pra perceber pela foto mas se eu inverto o radiador, não consigo colocar minha vga... Acho que é porque minha placa é menor que as normais,

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN ah, é porque a sua placa-mãe é pequena e a VGA fica no primeiro slot PCI. Ela faz barulho de que tem bolha no bloco?

Caso contrário, só resta desinstalar o bloco para ver como está a pasta - se espalhou direito, se tem folga.

De der, poste uma foto para a gente de como a pasta espalhou dos dois lados (CPU, bloco).

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Tava dando uma olhada, sou muito desprovido de conhecimento em relação a Hardware etc...

No momento to usando o slot "1" pra por minha VGA, mas posso ultilizar o "2"?

Tenho uma Asus Z97-M Plus BR e numa revisão aqui do CDH ta escrito "A ASUS Z97M-PLUS/BR vem com um slot PCI Express 3.0 x16, um slot PCI Express 2.0 x16 (que funciona na velocidade x4) e dois slots PCI."

imageview.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN se a bomba não estiver fazendo barulho, pode deixar assim mesmo. Mas não é o ideal.

Dependendo da placa de vídeo vai dar gargalo nesse PCI-e X4. Uma GTX 680 roda a 88%. É só fazer as contas (se a sua placa for mais fraca do que uma GTX 680) em sites como o AnanTech e PassMark. Não use CPU Boss.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Voltei dos mortos... No dia que fui tirar a foto do WC pra ver se a pasta termica tinha espalhado completamente ou não, eu tirei a foto e desmontei o WC pra colocar o cooler box novamente, até dar um  jeito no watercooler... Mas ai fiz a ********** de encaixar o processador errado e perdi a mobo... Agora to com uma Gigabyte b85m-d3ph.

Como eu disse lá no outro tópico, consegui arrumar mas mesmo assim vou deixar as prints aqui pra ajudar quem estiver com o mesmo problema...

Como resolvi: Utilizando o tópico de um amigo daqui da CDW, desmontei o WC e chacoalhei ele na tentativa de desentupir ou resolver qualquer outra coisa com a mangueira... Tópico do amigo @Leoni Murilo (http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1194144-watercooler-corsair-h60-barulho-e-mal-funcionamento-como-resolvi/#comment-6563825)

Print do teste feito no Core Damage:14954399_1131195506966244_1867202386_o.png

Como o WC está montado no PC caso alguém tenha curiosidade:

14957976_1131200100299118_154677216_o.jpg

E como o WC ficava no processador (a falha no canto superior esquerdo eu consegui arrumar, ta cobrindo 100% da CPU):

14976222_1131201766965618_1105966148_o.jpg

14975870_1131201653632296_1020055194_o.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN eu respodi lá, mas eu já tinha avisado a você que o seu water cooler está montado errado. Você corre o risco sério de o ar voltar, até porque estava com ar, não é isso? Física não tem jeito, a bolha vai subir.

As mangueiras precisam ficar para baixo. Se não couber, você tem que frequentemente checar para ver se não está com ar (o que é meio chato).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Como tive que gastar pra repor uma placa-mãe nova, vou dar um tempinho pra juntar um dinheiro e pegar um gabinete novo... Ou inventar uma gambiarra, fazendo novos furos na parte de traz do gabinete uhahuahua

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Valeu mesmo pela atenção, tava até pensando em vender o H60 e pegar o Lucifer V2 que é o #1 do teu tópico, mas agora que consegui resolver nem passa pela cabeça! Sinceramente valeu pela atenção e todo apoio! :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Bom dia Contiusa, desculpa reviver o tópico, mas to com uma dúvida em saber se essa temperatura é normal...

Fiz uns furos no gabinete e consegui deixar o H60 na posição ideal (radiador com a parte das mangueiras pra baixo), não entupiu as mangueiras novamente (o que já é um grande avanço), mas só to aqui pra saber se as temperaturas estão nos padrões...

Idle:

1.png

Full load (Usando o Core Damage):

2.png

Desde já, obrigado pela atenção! :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN qual é o seu processador? Está meio alto isso aí, mas não sei como é esse Core Damage. Tente rodar o AIDA64 apenas com CPU e FPU marcado. 10 minutos, não precisa passar disso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Tenho um i5 4590, vou fazer o teste e já mando as prints...

adicionado 21 minutos depois

@Contiusa Testes realizados, prints:

3.png

4.png

Edit: Agora que vi que tirei a print errada do HW Monitor, se não der pra tirar a conclusão pela segunda print eu re-faço o teste pra pegar a print correta.

Editado por hoNN

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN é, não está uma maravilha, mas você não deve chegar nisso aí no uso diário. Se o Vcore estiver batendo em 1.212V, está alto. Seu processador não deve precisar mais do que 1.1V. Se quiser, pesquise como setar o Vcore e teste manter em 1.0V ou 1.1V.

O core #1 está atípico, mais quente do que os do meio, mas vai dar trabalho checar se é da pasta, instalação ou do chip. Talvez seja do chip (tenho visto muito isso).

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Olha a temperatura do PC comigo usando ele normalmente (Chrome, alguns programas e etc)...

1.png

E assim é a temperatura com o CS aberto... Sinceramente, to quase desistindo do H60.

2.png

Compartilhar este post

Link para o post

@hoNN pois é, esse H60 é problemático (a Corsair tem um controle de qualidade muito ruim). Ele pode estar com folga no backplate, mas a questão que precisa saber ao certo, pois você pode colocar as arruelas e afundar a CPU.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais