Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diodão do microondas é componente crítico?


Blumer Celta

Posts recomendados

Tenho um microondas daqueles bem grandes (w.westinghouse) deve estar na casa dos 28 anos de idade...

até hoje funciona de boa com poucos reparos (até hoje só tive que trocar o diodo grande, e uma vez refiz as soldas da placa).

 

A cada 5 anos, ele queima este diodo (diodo grande de alta tensão)... normalmente eu pego um destes de algum outro microondas de sucata e reponho... e ele funciona de boa por mais um tempão...

acontece que agora acabaram meus micros de sucata (estes de 200 reais que tem hoje em dia)... e vou ter que comprar peças de reserva para quando queimar novamente.

 

então fiz uma pesquisa no mercadolivre, e vi que custam em torno de 5 reais (resolvi comprar vários para deixar de reserva visto que pretendo usar o micro até o fim de minha vida, pois ele ainda está inteirão...

 

o vendedor do ML questionou se o diodo que eu precisava era do quadrado ou do redondo... (no meu micro já coloquei quadrados e redondos... nunca liguei para numeração, formato ou qualquer outra coisa... simplesmente tiro de um e coloco no outro e funciona de boa)

 

Minha pergunta: existe alguma diferença séria entre eles e até agora eu tive sorte ou posso colocar qualquer um mesmo?

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@BloodCeltics Lopes Eu também não ouvi falar nada sobre os vários formatos desses diodos! Se eles suportarem tensões da ordem de 4KV ou mais, a corrente é bem baixa, em torno de 250mA...

Pergunte ao vendedor, qual as características do diodo que ele vende, se estiver dentro do que falei, vai servir para mais de 80% dos aparelhos de hoje! (Hoje os mais procurados são os de menor potência e menores em tamanho)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...